11/01/2024 às 13h35min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h00min

Para driblar a inadimplência, faxina financeira e consumo consciente são fundamentais

Excluir gastos supérfluos e aproveitar descontos são boas escolhas

Assessoria de Imprensa
https://www.cdlbh.com.br/imprensa/para-driblar-a-inadimplencia-faxina-financeira-e-consumo-consciente-sao-fundamentais/
Divulgação
 

Os moradores da capital mineira começaram 2024 com três importantes tarefas: faxina financeira, consumo consciente e redução da inadimplência. Janeiro é marcado pelas tradicionais liquidações do comércio, com descontos que chegam a até 70% e levam muitas pessoas às lojas. Contudo, é preciso cuidado para não extrapolar o orçamento e comprar mais do que a renda consegue pagar. Existem também as contas inadiáveis como material escolar, IPTU e IPVA. Com tantos compromissos financeiros, é comum que as famílias fiquem inadimplentes ainda no primeiro mês do ano. 

 

E por falar em inadimplência, é fundamental que os belo-horizontinos liguem o sinal de alerta, pois, segundo uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de consumidores com contas em atraso cresceu 3,21% em dezembro de 2023, em comparação com o mesmo mês de 2022. Também houve um avanço de 8,86% do número de dívidas por CPF, sendo o pagamento em atraso do cartão de crédito o mais expressivo. 

 

“Muitos consumidores encerraram 2023 no cadastro de negativados e ainda não quitaram o débito. Se não tiverem consciência e responsabilidade financeira, podem ampliar o valor devido e restringirem seu poder de compra e acesso ao crédito”, alerta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

 

Segundo o levantamento da CDL/BH, as mulheres fecharam o ano com mais débitos por CPF que os homens, sendo que elas representam 47,54% da base de registros do SPC Brasil, e eles, 44,29%. 

 

“Ao longo de 2023, os rendimentos das mulheres foram inferiores aos dos homens, com uma diferença média de 34%”, destaca Marcelo de Souza e Silva. O dirigente destaca ainda que, ainda que a inadimplência seja menor entre o gênero masculino, o valor devido é maior.  Os homens devem, em média, R$ 5,248,13; as mulheres, 

R$ 4.867,77. 

 

Em relação à faixa etária, a população entre 50 e 64 anos finalizou o último ano como o grupo com maior número de contas em atraso, representando 23,2% do total.

 

 

 

 

 

Para evitar dívidas e inadimplência, algumas atitudes são importantes. 

 

“O planejamento financeiro é fundamental para fugir ou, pelo menos, amenizar esta situação e evitar a inadimplência. Essa atenção vale, especialmente, para a população entre 65 e 90 anos que, em sua maioria, é a principal responsável pelas contas da casa”, alerta Marcelo de Souza e Silva. 

 

A economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, sugere algumas dicas para que os belo-horizontinos cumpram as tarefas financeiras:

 

Saiba quais são as contas

 

“O primeiro passo do planejamento é listar as contas e definir a prioridade de pagamento. Calcular as multas e os juros de cada uma delas ajuda a decidir quais serão pagas primeiro”, afirma a economista. 

 

Aproveite os descontos

 

“Os órgãos públicos geralmente concedem descontos para pagamentos à vista. Em Belo Horizonte, a prefeitura oferece 6% de desconto para quem quitar o IPTU até o dia 31 de janeiro. Já para o IPVA, o Programa Bom Pagador oferece 3% de redução do valor para os contribuintes que estão regulares há, pelo menos, dois anos. As escolas particulares, em sua maioria, também disponibilizam bolsas de estudos e valores especiais para a atração de novos alunos ou retenção dos antigos. Todos esses descontos têm impacto positivo na renda”, explica Ana Paula Bastos. 

 

Parcelamento

 

“Em casos onde não há o desconto para pagamento à vista, o parcelamento sem juros pode valer a pena. Pois, além de diluir o valor e reduzir o peso de uma compra grande, sobra um valor no orçamento que pode ser direcionado para outras aquisições ou quitação de contas”, indica a economista da CDL/BH. 

 

Faxina financeira

 

“Aproveitar o início do ano para fazer uma limpeza nas finanças é uma ótima dica para quem precisa se organizar. Exclua os excessos de consumo, adeque suas compras à sua realidade e, se possível, faça uma reserva financeira com o valor que sobrar após a faxina”, destaca Ana Paula.

 

Aproveite as liquidações com cautela 

 

“Para o comerciante, é o momento ideal de girar o estoque, fazer caixa e se preparar para a próxima temporada. Já para o consumidor, especialmente aquele que não conseguiu realizar suas compras na Black Friday e no Natal, é a chance de adquirir produtos com desconto. Essas promoções beneficiam a atividade econômica e incrementam o comércio”, explica Marcelo de Souza e Silva. 

Para que a temporada de promoções e compras seja benéfica, alguns cuidados devem ser tomados. A economista da CDL/BH destaca algumas precauções:

 

Cuidado com a parcelas

 

“Muitas vezes o consumidor atenta-se somente ao valor da parcela, mas não analisa o real impacto em seu orçamento. Por isso, é importante entender o quanto essa parcela compromete a renda e estabeleça um limite, pois quanto maior o número de pagamentos, maior o tempo de orçamento comprometido”, orienta. 

 

Condições de pagamento

 

“O ideal é que o consumidor, sempre que possível, opte pelo pagamento à vista. Mas caso não consiga,  é muito importante ficar atento aos juros do parcelamento, o quanto eles irão aumentar o valor final do produto e tentar negociar com o lojista, condições que sejam benéficas para os dois lados”, aconselha Ana Paula Bastos. 

 

Monitore os preços

 

“É muito importante que o consumidor acompanhe o histórico de preços do produto que deseja comprar, pois, assim ele saberá se, de fato, o desconto vale a pena. Além disso, é fundamental evitar compras por impulso que, em curto e médio prazo, irão comprometer o orçamento e, até mesmo, levar à inadimplência”, finaliza a economista.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp