11/01/2024 às 14h40min - Atualizada em 12/01/2024 às 16h00min

Investing.com sobre a Inflação nos EUA: preço atual dos cortes de juros está divergente com os dados econômicos

*Por Thomas Monteiro

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com
A inflação de dezembro nos EUA veio maior do que o esperado. Isso significa que os mercados terão que enfrentar um problema em breve: a batalha do Federal Reserve (banco central dos EUA) está longe de terminar e, portanto, o preço atual dos cortes nas taxas está se tornando cada vez mais divergente em relação às reais condições econômicas. 

Esse cenário é ainda mais acentuado pelo último relatório de folha de pagamento não-agrícola (payroll), que mostrou um mercado de trabalho que continua surpreendentemente resiliente - parcialmente impulsionado pela injeção de capital especulativo na economia, resultado da postura do Fed.

Quando adicionamos os relatórios acima mencionados aos indicadores econômicos remanescentes, duas principais conclusões imediatas devem ser levadas em consideração pelos investidores: (1) continua claro que a economia pode sustentar um período mais prolongado de altas taxas de juros e (2) é óbvio que o capital especulativo ainda está gerando pressões inflacionárias, principalmente no mercado de trabalho, e, portanto, controlar as expectativas do mercado continua sendo crítico.
Portanto, mesmo que o Fed tenha adotado uma postura surpreendentemente dovish em sua última reunião, algo terá que ceder nos próximos meses.

Nossa opinião é que os mercados globais terão que controlar a atual euforia de cortes nas taxa de juros, talvez observando uma mudança na política do Fed apenas no segundo semestre. De fato, o rendimento das Treasuries de 10 anos já começou a precificar essa conjunção de fatores, recuperando o nível de 4%.

O curinga no baralho, no entanto, é a próxima eleição presidencial nos EUA e a quantidade de pressão a ser exercida sobre o Fed para manter a economia avançando.
De qualquer forma, a linha de fundo é que os riscos são maiores hoje do que eram ontem, e isso deve significar algo para a alocação inteligente de portfólio.

Sobre Thomas Monteiro:
Thomas Monteiro é o editor principal da seção de Opinião e Análise do Investing.com. Nascido em Chapel Hill, Carolina do Norte, Monteiro trabalhou em diferentes mercados nos Estados Unidos, Europa e América Latina.
Ele tem Ph.D. em Sociologia e MBA em economia, tendo aulas com Robert Schiller e Perry Mehrling. Suas principais áreas de interesse são a comportamental e macroeconomia. Monteiro também é um investidor de longo prazo e um trader de curto prazo quando as condições são favoráveis.
Perfil: https://br.investing.com/members/contributors/235020313

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp