09/01/2024 às 13h33min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h06min

Femusc 2024 leva música erudita ao asilo, presídio e hospitais de Jaraguá do Sul

Cidade de Santa Catarina terá apresentações sociais de 60 concertos durante maior festival-escola da América Latina.

A&Z Comunicação
Foto: Diego Redel
O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) 2024 terá apresentações  em hospitais públicos, asilo, presídio, fábricas e shopping da cidade de Jaraguá do Sul, no Norte do estado.
 
Presente em todas as edições do festival, o objetivo das apresentações sociais é romper barreiras de acesso do público ao erudito, fazendo com que a música clássica chegue até as pessoas no local em que elas estão. 
 
Neste ano, o número de apresentações denominadas com caráter social foi ampliado e passam a ocorrer diariamente, totalizando 60 concertos, o equivalente a 60% do número de exibições de todo o festival.
 
“É uma forma de levar a música erudita a um número maior de pessoas. O nosso objetivo é multiplicar a população que teve acesso ao evento, já que as exibições no centro cultural são limitadas”, afirmou Fenísio Júnior, diretor-executivo do Femusc.
 
Os espetáculos ocorrem no shopping Partage Jaraguá do Sul, nos hospitais São José e Jaraguá, na casa de repouso de idosos Lar das Flores, Presídio Regional e fábricas da região.
 
Os concertos sociais terão seus corpos musicais formados por alunos dos 13 países que participam do festival e que irão tocar em locais improvisados como corredores de hospitais e pátios de fábricas, criando um clima mais informal para atrair o público. 
 
“O Femusc é um festival profissional que provoca o músico a tocar em meio ao público. E essa programação social gera um sentimento tão grande e apaixonante, que deixa os músicos e públicos emocionados”, conta Fenísio.
 
A 19ª edição do Femusc ocorre entre os dias 10 a 20 de janeiro. A estimativa do evento é atrair um público de mais de 30 mil pessoas.
 
Patrocínio
 
Em 2024, para além da Lei do Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e patrocinadores que viabilizam o Femusc desde às primeiras edições, como o WEG, Zanotti, Duas Rodas,  o festival renova parceria pelo terceiro ano o Komprão Koch Atacadista e estreia no festival Diamente Geração de Energia. O FEMUSC passa a contar também com o apoio do Itaú. “Um parceiro que enxergou o que significa para o estado e para o país esse caldo cultural que acontece aqui há 19 anos”, disse Fenisio Júnior, diretor-geral do festival.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp