09/01/2024 às 11h20min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h00min

Soft skills: o caminho para se tornar um líder melhor em 2024

Especialista aponta as habilidades que os profissionais devem aprimorar para gerir bem equipes no próximo ano

Isabela Nunes de Almeida
(Foto: Reprodução/Pixabay)

São Paulo, janeiro de 2024 — As soft skills, termo em inglês muito usado no setor de recursos humanos para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas, são cada vez mais decisores na contratação de profissionais para cargos de liderança. É o que explica Fernanda Baldívia, Head de Permanent Recruitment, vertical do Grupo Adecco, líder de RH no Brasil.


Segundo a especialista, já possuir tais habilidades não quer dizer que estas não possam ser desenvolvidas durante a vida profissional. É o que ocorre com a transmissão de ideias, que quanto mais clara e concisa, maior a eficiência conquistada.


“Líderes devem ser capazes de se comunicar efetivamente com sua equipe, clientes e stakeholders. Sobretudo com seu time, a fim de construir relações de confiança e promover a motivação”, diz. Entre outras habilidades a serem aprimoradas está o poder de se adaptar rapidamente às mudanças e superar adversidades. “A resiliência permite lidar com o estresse e a pressão de maneira saudável”, aponta.


Além disso, Fernanda comenta que a análise e a gestão do tempo são habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho. “Analisar situações complexas para tomar decisões é essencial na liderança, uma vez que permite a resolução de problemas de maneira eficaz e a tomada de decisões estratégicas. A capacidade de priorizar tarefas e gerenciar o tempo é necessária para a produtividade e o sucesso da equipe”, afirma.


Seja em 2024, seja nos anos vindouros, a Head de Permanent Recruitment enfatiza que sentir-se muito confortável em qualquer que seja o cargo jamais gera excelência. “Os desafios são constantes, portanto, mesmo que a liderança tenha o conhecimento técnico e suas soft skills tenham sido provadas em diversas ocasiões, o aprendizado é constante para inspirar, motivar e orientar a equipe”, finaliza.


Sobre o Grupo Adecco


Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco possui 5,5 mil escritórios em 60 países, proporcionando empregos a 700 mil pessoas e oferecendo serviços a mais de 100 mil empresas. Na América Latina, a empresa opera com 3 mil colaboradores em suas filiais presentes oito países e conta com sete milhões de cadastros em sua base de dados. O Grupo conta com quatro marcas presentes no Brasil: Adecco, Pontoon Solutions e LHH. O Grupo faz parte da lista 500 da Fortune Global e está cotado na bolsa de Zurique. O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.

Informações à imprensa


Isabela Nunes: [email protected] - (15) 99776-7998


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp