04/01/2024 às 12h30min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h00min

Empreendedora de sucesso nos EUA ensina como contratar certo em 2024

Verônica Oliveira é CEO de duas empresas no ramo alimentício em Massachusetts

Thaís Aline
Fio Condutor
A empresária Verônica Oliveira compartilha sua expertise em identificar os candidatos ideais para impulsionar o sucesso empresarial. CEO da Tapioca da Baiana e do restaurante BR Takeout em Framingham- Massachusetts, Verônica conta com 17 funcionários diretos, 50 indiretos e um faturamento milionário.

Contratar a pessoa certa vai além do currículo. Na visão de Verônica Oliveira, observar profundamente o posicionamento e a atitude dos candidatos é crucial. A pergunta-chave durante as entrevistas: "Por que você quer trabalhar aqui?" Respostas centradas em salário revelam mentalidades que podem não alinhar-se com a cultura de trabalho da empresa.

A Arte de Contratar Certo: Além do Currículo; o que Realmente Importa?

Posicionamento: Verônica destaca que observa mais quem o candidato é do que o que ele fez. Disposição e valores pesam mais na balança do sucesso profissional.

A Pergunta-Chave: Por que Você Quer Trabalhar Aqui?

Sinais de Alerta: Respostas superficiais revelam motivações rasas. Verônica enfatiza a importância de compreender as verdadeiras motivações do candidato.

Ferramentas de Avaliação: Descubra o Verdadeiro Perfil do Candidato

O Encaixe Perfeito: Cada perfil tem seu lugar ideal na empresa, e ferramentas de avaliação são essenciais para identificar esse encaixe.

Conforto na Conversa: Deixe o Candidato à Vontade para se Revelar

Entendimento Profundo: Conhecer bem os funcionários e novas contratações é crucial para evitar confusões de papéis, perda de talentos e impactos negativos na empresa.

Início do Sucesso: Tudo Começa com a Contratação Certa

Verônica encerra reforçando que o sucesso da empresa depende das pessoas que a compõem, e a arte de contratar certo é o pilar fundamental para esse êxito.
 
 
Sobre Verônica Oliveira 
Veronica Oliveira iniciou sua empresa com apenas US$30 dólares, custo dos ingredientes das primeiras tapiocas recheadas, que ela fez para vender aos amigos e conhecidos. Era para ser apenas duas semanas, mas ela nunca mais parou e se tornou um negócio sólido até os dias de hoje.
A baiana que chegou nos Estados Unidos em 2009, com o sonho de prosperar, trabalhou durante 4 anos limpando casas, escritórios e bancos, para se manter no país. Porém, o que ela gostava mesmo era de cozinhar, então, surgiu a ideia de fazer tapioca recheada para amigos e clientes, após as faxinas, para aumentar a renda da família. Em 2015, Verônica comprou um restaurante, o BR Takeout, com foco na comida mineira e nordestina, na cidade de Framingham- Massachusetts.
 
Verônica aprendeu a fazer a iguaria com sua mãe e sua avó no sertão da Bahia e anos depois apostou na goma por ser um alimento versátil, que combina com diversos recheios. Hoje ela é proprietária de uma fábrica de tapioca vegana, sem glúten, sem açúcar, sem conservantes e sem sódio, comercializada em vários pontos de vendas em Massachusetts e com entrega para todo os Estados Unidos. Oliveira emprega 16 funcionários diretos e 50 funcionários indiretos. Além de dirigir duas empresas, ela também dá mentoria para mulheres que desejam empreender e começar do zero, assim como ela.
 
Instagram Verônica Oliveira:
 
 
Instagram Tapioca da Baiana:
 

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