28/12/2023 às 22h58min - Atualizada em 03/01/2024 às 00h09min

Confira os destinos mais procurados para eventos e férias em 2024

Docente do curso técnico em Guia de Turismo do Senac EAD destaca que planejamento contribuiu para conseguir bons preços e destinos inesquecíveis

Aline Oliveira
Senac EAD
Hudson Garcia (Bonito - MS)
As viagens a lazer ou de participação em eventos estarão em alta no 1º trimestre de 2024, e ao que tudo indica, os números continuarão positivos para o setor. Com esse entendimento, o trade precisa estar preparado em termos de infraestrutura, qualificação dos funcionários e terceirizados, estoque e gestão automatizada das reservas.

Uma pesquisa divulgada no início de dezembro pela Airbnb aponta que os turistas de outros países e continentes estão interessados em conhecer os litorais nordestino e carioca. Em contrapartida, os destinos focados em eventos continuam a ser as cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
Para quem deseja descansar e aproveitar momentos de descontração com a família, é importante planejar a viagem e o destino com antecedência, explica o docente do curso técnico em Guia de Turismo do Senac EAD, Evandro Santos da Costa.

“A regra do momento é planejar com antecedência, pois, desse modo é possível economizar muito mais em serviços de transporte, hospedagem e passagens. Quanto mais próximo da viagem, menores as opções de promoções, locais e hospedagens com qualidade no atendimento”, esclarece.

Por isso, o especialista reforça que três meses é o período mínimo para organizar a viagem ideal. Outro ponto importante que precisa ser avaliado é quantas pessoas irão viajar, pois uma família com criança pequena e idosos precisa de uma hospedagem com infraestrutura adequada para o lazer dos pequenos.

“É essencial avaliar a diferença entre viajar somente com adultos, ou com crianças e idosos. A pesquisa é necessária, pois é preciso ter informações sobre a distância dos locais visitados, intervalos entre as refeições e o desgaste físico exigido nos passeios”, acrescenta.

Mitos sobre locação de hospedagens

Para quem prefere alugar imóveis por temporada, a pesquisa também é fundamental, alerta o educador do Senac EAD. Outro ponto relevante é acessar várias plataformas, pois, opções como o AirBnb não são sinônimo de economia, já que se a demanda for alta, o valor aumenta na plataforma.

“Minha dica é deixar para conhecer os destinos turísticos mais famosos durante a baixa temporada, fora do período de férias escolares e final de ano. Sei que nem todas as pessoas conseguem fazer isso, mas se economizar é a prioridade, não há como fugir disso. Na alta temporada, a certeza é que os turistas gastarão muito mais”.

Evandro indica ainda, procurar destinos turísticos alternativos, ou seja, lugares que não são visitados no início do ano. Uma boa dica é conversar com amigos e familiares para saber as localidades que visitaram e como foi a experiência. Desse modo, é possível encontrar rotas interessantes, fora do convencional e que atenda às necessidades financeiras e de descanso.
Destinos que estão entre os preferidos dos turistas

O docente do curso técnico em Guia de Turismo do Senac aproveitou para compartilhar algumas dicas com têm agradado os turistas, oferecendo o melhor em belezas naturais e eventos, confira:

-  Turismo de eventos:
Os eventos movimentam muitas viagens ao longo do ano, sejam ele para shows e festivais, como eventos culturais. Um dos favoritos é a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, que reúne milhares de pessoas para os festejos em homenagem aos imigrantes alemães da região. Essa é para o pessoal que aprecia muita música e cerveja.

Para quem é adepto de eventos mais tranquilo, a opção é o Festival de Inverno na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. O evento reúne milhares de pessoas em uma ampla programação cultural. Além de aproveitar a oportunidade para conhecer as belezas naturais do Pantanal.

- Turismo ecológico:

Para os amantes de natureza, duas dicas, que inclusive estão entre as tendências de viagem para 2024 são as cidades de Parati/RJ, por suas belas praias, passeios de barco, gastronomia e história. Do mesmo modo, a cidade de Foz do Iguaçu/PR, com um dos patrimônios naturais da humanidade, as Cataras de Iguaçu, e outros atrativos famosos, como a Usina Hidroelétrica de Itaipu e o Parque das Aves.

- Turismo com contexto histórico:

Um dos clássicos brasileiros, mas que segue entre as principais tendências para o turismo em 2024 é a cidade de Ouro Preto/MG, cidade rica em arquitetura, obras de arte e templos religiosos do ciclo do ouro na economia brasileira do século 19. Outro lugar que não cansa de estar entre o topo das buscas de viagens é a cidade de Salvador/BA, inclusive, uma excelente forma de unir história e cultura, com os atrativos naturais e as lindas praias baianas.

Dicas para planejar uma viagem com conforto e bons preços
Por último, o docente do Senac EAD aponta algumas dicas para quem deseja viajar e ter a melhor experiência possível, seja só ou com a família:

1 - Compare os preços: antes de contratar um serviço, avalie outras empresas que ofereçam serviços semelhantes. Uma dica importante é testar dias diferentes, pois alguns locais possuem tabelas de preços para dias da semana, e outra tabela de preços para os finais de semana.

2 - Dê preferência por lugares avaliados: para evitar transtorno e surpresas na hora de contratar um serviço, é importante dar uma olhada nas avaliações dos locais, plataformas como Booking, Google e TripAdvisor são as mais famosas, mas vale também colocar o nome da empresa no Reclame Aqui para essas consultas.

3 - Tenhas os contratos de serviços registrados: para evitar cobranças indevidas, é importante ter registrado os valores acordados, data de utilização do serviço e as condições de pagamentos, seja em uma conversa de WhatsApp, um e-mail ou um voucher de reserva.

4 - Os preços é que definem o destino da viagem: aqui, diferente de você optar para onde viajará, pode ainda, analisar as promoções que existem nas diferentes plataformas e deixar que o preço defina para onde sua família viajará nas próximas férias. Talvez seja interessante cadastrar o e-mail pessoal nos newsletters das plataformas de venda de pacotes, para receber as dicas e promoções de viagens.

5 - Economizar em alguns serviços: dependendo da situação financeira da família, muitas vezes pode ser preferível economizar em um serviço de hospedagem mais modesto, ou até mesmo escolher uma hospedagem estilo “flat”, com cozinha no apartamento, para ajudar a economizar com a alimentação. Além disso, escolher passeios gratuitos podem ajudar a ter experiências incríveis de viagem sem gastar muito.

Portanto, agora você está preparado para planejar sua viagem e obter as melhores experiências possíveis, independente do destino. O Senac EAD tem tradição em cursos de qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de turismo e hospitalidade. Desse modo, para os empresários, as dicas também podem ajudar a captar mais clientes e preparar a equipe com os cursos disponíveis.

Acesse o portal da instituição e confira como melhorar ainda mais os serviços de hospedagem. Para quem deseja iniciar na carreira, aproveite para analisar os detalhes do curso e se programar para as próximas turmas.

Sobre o Senac EAD 
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp