27/12/2023 às 18h35min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h09min

Viagem de férias no exterior 2024: veja 5 dicas para economizar na compra de moedas estrangeiras

Especialista da Ourominas alerta sobre preços elevados e oferece dicas para quem planeja curtir as férias e gastar menos

Assessoria Comunicação Conectada
Mauriciano Cavalcante, diretor de câmbio da Ourominas
>Imagem de xb100 no Freepik

A chegada das férias é um dos momentos mais aguardados, pois é o período de descanso para quem trabalha e deseja repor as energias, ou até mesmo para quem quer fazer a tão sonhada viagem para outro país.

Uma das etapas essenciais no processo de viagem envolve planejamento e organização de tópicos que vão desde escolher a melhor data até pensar na compra de moedas estrangeiras.

Destino internacional na mira dos brasileiros

Em agosto, após realizar pesquisa com dados do Google, o site de viagens Guia Viajar Melhor analisou o comportamento de viajantes brasileiros entre 2022 e 2023, revelando que os destinos internacionais tiveram aumento nas buscas nos últimos meses.

De acordo com informações do Banco Central, apenas em abril deste ano, os brasileiros gastaram US$1,235 bilhão em viagens em outros países, mostrando que a procura está cada vez mais alta no país.

Buscar pelas melhores opções pode evitar gastos elevados

Mas, para quem pretende viajar para o exterior tem que se atentar durante a aquisição do dólar, euro, libra, ou qualquer outra moeda, já que isso reflete no orçamento, podendo se tornar uma pedra no sapato na viagem dos sonhos ou até causar futuros arrependimentos.

“Muitas vezes, o entusiasmo durante a compra de moedas estrangeiras em uma única vez faz com que as pessoas se arrependam da aquisição depois de notarem o quanto perderam dinheiro”, diz Mauriciano Cavalcante, diretor de câmbio da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país.

Segundo Cavalcante, é importante que seja feita uma pesquisa cuidadosa, sempre acompanhando as taxas e os preços. “O ideal é se atentar durante a análise e buscar os melhores preços em empresas de câmbio confiáveis para evitar surpresas e valores altos no final”, ressalta o diretor de câmbio.

Confira a seguir 5 dicas para economizar na hora de comprar moedas estrangeiras:

  1. Faça a compra da moeda local antes de sair do Brasil, porque sai mais caro fazer a conversão fora do país, principalmente em aeroportos.
  2. Evite comprar moedas estrangeiras próximo à data da viagem. Realize a compra aos poucos, de acordo com o seu capital, de olho na cotação média menor. Ao comprar tudo de uma vez, você pode pagar taxas mais altas.
  3. Tenha sempre um cartão pré-pago, pois além dele ser mais seguro, serve para o caso de você gastar mais do que levou em espécie. Ele também é mais seguro em caso de perda, furto ou roubo, sendo possível bloqueá-lo.
  4. Opte por moedas locais. Ex.: caso tenha uma viagem marcada para o México, leve 50% de peso mexicano; Colômbia, compre 50% em peso colombiano. No Canadá, compre 100% do dólar canadense; Europa, (exceto Londres - que é possível adquirir a libra, pound), compre 100% de euro e nos demais países (Japão, Austrália, Suíça, África do Sul), leve 100% da moeda local, pois nessas regiões o Real tem o câmbio valorizado.
  5. Evite usar o cartão de crédito, pois ele tem o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) muito alto (5,38%) e a cotação da moeda será do dia da compra. Ah, lembre-se, o IOF cai para 1,1% para quem compra moeda estrangeira em espécie.

 

Sobre Mauriciano Cavalcante

Mauriciano Cavalcante é diretor de câmbio da Ourominas, uma das maiores empresas de compra e venda de ouro no Brasil. Bacharel em Negócios Internacionais e Comércio Exterior, o especialista comenta sobre a cotação do ouro e câmbio de moedas. Mauriciano também aborda sobre tendências do mercado nacional e internacional e sua correlação com o mercado cambial.

Sobre a Ourominas

A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.

Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).

Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).

Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp