28/12/2023 às 09h54min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h03min

Projeto em Brumadinho (MG) ensina confecções artesanais com uso do plástico a alunos da rede pública

Iniciativa, com aporte da Coca-Cola FEMSA Brasil, apresenta técnicas de reciclagem aos estudantes de escolas públicas

Interface Comunicação
Foto: Divulgação
O plástico recolhido na coleta seletiva da cidade de Brumadinho (MG) ganhou nova destinação pelas mãos de alunos da rede pública, sob a orientação das educadoras do projeto "Plástico Fantástico", iniciativa do Instituto Cabra, sediado no povoado de Casa Branca. O projeto, vencedor da edição 2023 do edital "Ideias para um Mundo Melhor", da Coca-Cola FEMSA Brasil, capacitou 226 estudantes de escolas públicas, entre 12 e 16 anos, com foco na conscientização sobre descarte responsável, reaproveitamento de materiais e economia circular.

A experimentação com técnicas de costura e tramas de tapeçaria transformou o plástico em fio e deu origem a cinco peças diferentes: porta-celular, bolsa estilo capanga, bolsa de mão, quadrinho estilo bastidor de bordado e bandeirola. "A proposta era ir além do utilitário e explorar o fazer artístico e manual. Queríamos mostrar que cada um pode criar uma peça única para si mesmo", detalha a coordenadora do projeto, Thais Mol.

Ao final, os estudantes montaram uma exposição para ser exibida nas escolas. "Muitos expressaram o desejo de levar suas peças para casa, compartilhando orgulhosamente com suas famílias. O projeto não é apenas uma oficina; é um processo de ressignificação, um convite para repensar nosso relacionamento com o plástico e nosso impacto ambiental," destaca Thais. Ela comenta sobre a carência de informações sobre o tema da reciclagem. "Eles sabem muito pouco do processo. Nem nas escolas essa prática existe ainda", comenta.

Esse contexto local, marcado pelo início da coleta seletiva na região, reforça a relevância da iniciativa. "Estamos em um município que está começando essa coleta de forma muito tímida. É uma semente plantada. Alguns alunos disseram que passaram a fazer a separação do lixo em casa. A oficina se soma a esse momento," enfatiza Thais. Com o aporte recebido via edital, o instituto também conseguiu adquirir um maquinário que permitirá a continuidade de oficinas futuras.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp