28/12/2023 às 11h37min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h03min

Opção de passeio nas férias de verão, Museu do Ipiranga conta com 11 exposições de longa duração

Exposições trazem temas como a construção do edifício, a formação do país e objetos que representam o cotidiano da sociedade brasileira

Emilly Santos
divulgação Museu Paulista

 

Em uma construção edificada como Monumento à Independência, o Museu do Ipiranga é especializado em história e cultural material do povo brasileiro, e com suas 11 exposições de longa duração, é uma ótima opção de passeio nas férias de verão.

Construído entre 1885 e 1890, o edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822.

O Museu está localizado no Parque da Independência, área de 161.300 metros quadrados com jardim francês e bosque, onde estão também o Monumento à Independência e a Casa do Grito.

Entre as exposições de longa duração no interior do museu, estão temas como a construção do edifício, a formação do Brasil e imagens icônicas que representam cenas e personagens da história brasileira, além de objetos que representam o cotidiano da sociedade brasileira durante os séculos de sua história.

 

Exposições de longa duração em cartaz no Museu do Ipiranga

 

PARA ENTENDER O MUSEU

Nesta exposição, abordam-se dois temas principais: a construção do Edifício- Monumento e as transformações do acervo no decorrer de sua história.
Quando foi criado, o Museu tinha coleções variadas de botânica, zoologia, etnologia, mineralogia. Ao longo dos anos, esses acervos foram sendo transferidos para outras instituições. Parte da coleção de arte também foi cedida para a Pinacoteca do Estado de São Paulo. O objetivo dessas transformações era fazer do Ipiranga um museu especializado em história. Além de todas essas mudanças, você poderá conhecer ainda a maquete que mostra como o edifício foi originalmente concebido. E, por meio de uma experiência imersiva, vai descobrir ainda o que é cultura material e como os pesquisadores estudam as sociedades por meio de objetos e imagens.

 

UMA HISTÓRIA DO BRASIL

Para visitar esta exposição é necessário percorrer três espaços diferentes do Museu: Saguão, Escadaria e Salão Nobre. Esses ambientes foram decorados com esculturas e pinturas que apresentam uma versão da formação do Brasil. As obras representam bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa, além de personagens e eventos ligados à Independência. Também estão expostos os vasos com águas dos rios do Brasil e a pintura “Independência ou morte!”, de Pedro Américo.

Essa área do Museu é tombada por órgãos de preservação do patrimônio, o que significa que deve manter suas características originais. Por esse motivo, a sala permanece com a mesma apresentação da época na qual as últimas pinturas foram instaladas, na década de 1960. Mas isso não impede que seja discutida e interpretada a partir de novos olhares, que são apresentados nesta exposição.

 

PASSADOS IMAGINADOS

Nesta exposição, é possível conhecer pinturas que representam cenas e personagens do passado brasileiro. São imagens bastante conhecidas e é provável que você já tenha visto alguma delas em livros escolares ou outros objetos do dia a dia. Muito discutidas atualmente, essas representações foram feitas a partir de visões elitistas, que desvalorizavam a presença dos indígenas e negros no passado brasileiro.

Aqui você também encontrará uma maquete e pinturas que representam a cidade de São Paulo há cerca de 150 anos.

 

TERRITÓRIOS EM DISPUTA

Esta exposição trata da formação do território brasileiro e dos conflitos entre portugueses, indígenas, espanhóis, franceses e holandeses, durante o processo de colonização.

Aqui você encontra mapas, instrumentos utilizados para navegação e objetos de pedra que foram utilizados nesse processo de ocupação e divisão territorial.
Esses objetos e imagens deixam claras a invasão de territórios, a destruição de aldeias, as mortes e a escravização de populações indígenas.

Diversos vídeos ilustram a exposição, trazendo diferentes pontos de vista sobre a colonização.

 

MUNDOS DO TRABALHO

Apresenta a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil. Aqui, você encontrará imagens de registro do trabalho, instrumentos utilizados em construções públicas, como rodovias e ferrovias. Também são expostas ferramentas e outros objetos ligados ao trabalho no campo.
A exposição busca mostrar que todo trabalho envolve planejamento, técnica e criação, empregando esforços físicos e intelectuais.

 

CASAS E COISAS

Essa exposição trata do espaço doméstico como lugar de formação do nosso modo de ser.

Apresenta objetos de trabalho e decoração de diferentes residências paulistas nos últimos 150 anos, como louças, utensílios de cozinha e objetos de escritório. A partir deles, somos convidados a refletir sobre seus usos, ornamentos e materiais.

Ao observar como os objetos se relacionam entre si e com as pessoas que os utilizam, podemos entender como ajudaram na construção de identidades individuais e sociais baseadas em diferenças de gênero.

 

A CIDADE VISTA DE CIMA

Nesta exposição você encontrará fotografias aéreas do bairro do Ipiranga, que apresentam a região do entorno do Museu em diferentes momentos de sua história.
Essas imagens foram capturadas a partir de diferentes pontos, como o alto do Edifício-Monumento, aviões e drones.

Você também poderá visitar o mirante, um espaço destinado à observação dessa paisagem nos dias atuais.

 

CATALOGAR: MOEDAS E MEDALHAS

Apresenta a segunda etapa do ciclo curatorial: Catalogar. Você vai descobrir como os objetos são descritos e documentados a partir da tradicional coleção de moedas e medalhas, que tem formas muito estabelecidas de identificação e descrição de seus materiais e suas simbologias.

 

CONSERVAR: BRINQUEDOS

Mostra como se dá o trabalho de conservar uma coleção. São centenas de objetos de brincar de casinha ao lado de carrinhos, espaçonaves e foguetes. Aqui é possível mostrar o trabalho de conservação desde a avaliação na entrada do item na coleção, as atividades de higienização e restauração, os modos de embalar e a guarda nas reservas técnicas.

 

COMUNICAR: LOUÇAS

A última etapa do ciclo curatorial é a comunicação. A partir das nossas coleções de louça, será possível mostrar como se produz uma exposição, um processo bem diferente da prática de simplesmente expor os objetos. A exposição está relacionada à seleção, criação e interpretação, ou seja, um processo de conhecimento que está longe de ser neutro ou de atestar uma verdade.

 

COLETAR: IMAGENS E OBJETOS

Há quatro mostras dedicadas a apresentar o trabalho dos profissionais de diferentes áreas de atuação no Museu. Essas ações são chamadas de ciclo curatorial. Nesta exposição explora-se a primeira etapa do ciclo: Coletar. Amostras de nossas coleções são utilizadas para explicar as mudanças nas políticas de coleta de documentos, que levaram tanto a uma ampliação da cadeia de segmentos sociais representados quanto a uma variedade de materiais e técnicas.

 

SERVIÇO:

Funcionamento do Museu do Ipiranga

De terça a domingo, das 10 às 17h. A última entrada é às 16h.

Os ingressos podem ser adquiridos no site do museu.

 

O museu estará fechado nos dias 31/12, 1º e 2/1/2024.

O Parque da Independência e Jardim Francês estarão abertos no dia 31/12 das 5h às 17h e 1º/1 das 8h às 20h 

 

Contato para imprensa:

Ex-Libris Comunicação Integrada
Edgard Léda • [email protected] • 11 97254-1878

Marco Paulo Berringer • [email protected] • 11 99393-3088

 

Museu do Ipiranga – USP

O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Rua dos Patriotas, 100


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp