22/12/2023 às 11h20min - Atualizada em 22/12/2023 às 20h09min

4 opções de vinhos tintos para presentear neste Natal

Confira algumas dicas da Santa Rita Estates que são boas alternativas para a data

Érica Brito - Pipah Comunicação
Divulgação
Escolher um garrafa de vinho para presentear alguém é sempre uma boa pedida em qualquer ocasião, mas principalmente no Natal. Isso porque além de ser considerado um presente sofisticado, esta bebida também é bastante simbólica tendo uma forte conexão com algumas cresças e tradições.

Atualmente no mercado é possível encontrar rótulos para atender a todos os padrões e gostos. E  muitos vinhos além da qualidade da própria bebida, também isvestem no design das garrafas.

O Grupo Santa Rita Estates separou algumas dicas entre os destaques das suas vinícolas, que são boas opções para dar de presente:

Medalla Real Gran Reserva
Um dos nomes mais expressivos do portfólio da vinícola Santa Rita, o Medalla Real comemorou este ano 40 anos de existência sendo uma linha premiada e reconhecida por tornar o Chile uma referência mundial em vinhos.  

Durante as “Olímpiadas do Vinho de Paris”, em uma análise às cegas, o rótulo Medalla Real superou mais de 35 participantes, entre vinhos franceses, espanhóis e do Vale de Napa, na Califórnia, obtendo a medalha de ouro e sendo o primeiro vinho chileno a conquistar o título.

E entre as opções, uma boa pedida  é o Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvingnon, um vinho que possui uma profunda cor vermelha rubi, com frutas pretas e vermelhas como groselhas, amoras e ginjas com caixa de charuto, cedro suave e notas de especiarias. O paladar concentrado oferece taninos bem arredondados e maduros que dão origem à espinha proeminente que conduz o vinho a um final longo e persistente.
Detalhes Técnicos

Ano: 2018
Variedade: 95% Cabernet Sauvignon, 2% Merlot, 3% Syrah
Região: Vale Maipo
Álcool: 13,6% vol.
pH: 3,56
Acidez total: 5,12 g/l
Açúcar residual: 2,94 g/l

Carmen Gran Reserva Frida Kahlo
Uma outra dica de vinho que combina sabor e elegância é a linha Carmen Gran Reserva, da vinícola Carmen, a mais antiga do Chile e que combina uma longa tradição com a mais alta expertice para elaborar tintos e brancos.

E dentro do seu extenso portfólio, uma das opções de rótuloo é o Carmen Grand Reserva Frida Kahlo Camernere. O vinho é uma edição especial em homenagem a famosa pintora mexicana do século 20, Frida Kahlo. A sua bela garrafa com certeza é um dos grandes atrativos que o torna uma boa opção para presentear.

É um vinho com uma intensa cor púrpura, o nariz é rico e muito honesto com a variedade mostrando frutos maduros, especiarias doces e tabaco. Tem toques suaves de pimenta e colorau que adicionam complexidade. O paladar é generoso, com textura macia e taninos doces que são suaves e concentrados. O vinho tem persistência e ótimo comprimento.
Detalhes Técnicos

Ano: 2018
Variedade: 100% Carmenere
Região: Vale Alpata
Álcool: 14% vol.
pH: 3,71
Acidez total: 4,81 g/l
Açúcar residual: 3,3 g/l

Floresta
Uma opção de vinhos ultra premium da vinícola Santa Rita é a marca Floresta, uma linha que é sinônimo de inovação vitícola. Na produção de seus rótulos existe uma busca contínua por explorar novos terroirs, além disso há uma mínima intervenção enológica tentando manter o processo o máximo possível de uma forma natural.

Entre as opções temos o Floresta Cabernet Franc, que é um vinho tinto rubi profundo que no nariz apresenta delicada intensidade aromática com notas de frutas vermelhas, especiarias e ervas secas. O amadeirado aparece de forma muito suave, entregando uma camada de aromas como cedro e floresta molhado. É um vinho amplo e longo, com taninos firmes, macios e boa aderência proporcionando um vinho com final longo e fresco.
Detalhes Técnicos

Ano: 2020
Variedade: 100% Cabernet Franc
Região: Vale Colchagua
Álcool: 14% vol.
pH: 3,5
Acidez total: 5,34 g/l
Açúcar residual: 1,25 g/l

19 Crimes – Snoop Dogg
A quarta e última opção é um rótulo que chegou no Brasil recentemente, o vinho 19 Crimes.  Trata-se de uma parceria entre a Santa Rita Estates e outro grande nome do universo da enologia, a vinícola Treasury Wine Estates, terceira maior do mundo, que é dona da marca 19 crimes e trouxe ao Brasil um vinho licenciado pelo rapper norte-americano Snoop Dogg.

O rótulo já marca presença nos Estados Unidos e na Austrália e agora chegou no Brasil em duas versões, sendo uma delas o 19 Crimes – Snoop Dogg Cali Red, um blend composto de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carmenere. O vinho possui cor vermelha rubi, aromas frutados que lembram mirtilos, ameixas, cerejas e notas aportadas pela madeira como mocha e baunilha. Colhidas manualmente no início de abril, as uvas selecionadas para a bebida são maceradas durante cinco dias para obter máxima extração de cor.

Outra curiosidade que faz dessa opção um presente ainda mais atrativo é em relação ao rótulo. Usando um celular, ao apontar a câmera dele para a garrafa é possível ter acesso a uma “experiência de realidade aumentada”, é como se a garrafa ganhasse vida e o próprio Snoop Dogg falasse com você.
Detalhes Técnicos

Ano: 2021
Variedade: 70% Cabernet Franc, 25% Cabernet Sauvignon, 5% Carmenere
Região: Vale Central
Álcool: 13% vol.
pH: 3,75
Acidez total: 4,9 g/l
Açúcar residual: 6 g/l

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp