21/12/2023 às 20h39min - Atualizada em 22/12/2023 às 20h06min

Moacyr Franco se apresenta em festival que homangeia Minas Gerais

Evento gratuito celebra a mineiridade, a cultura e a diversidade do estado de Minas, acontece de 27 a 30 de dezembro no Estacionamento Estádio Fausto Alvim em Araxá

Amanda Guedes
AG Assessoria e Eventos
Divulgação
Araxá se prepara para receber o aguardado 2º Festival Minas & Gerais – Cultura Popular e Regional, a maior celebração vibrante da riqueza cultural do estado. O evento, que acontecerá de 27 a 30 de dezembro, no Estacionamento Estádio Fausto Alvim, com a presença de grandes artistas nacionais, locais e regionais, promete encantar os participantes com uma experiência imersiva na tradição, música, gastronomia e diversidade de Minas Gerais.

     A mineiridade será o destaque do Festival, que apresentará as tão famosas tradições do estado. Como o próprio nome diz, o encontro foi batizado de Festival Minas & Gerais, porque mostra a força do patrimônio cultural de Minas e também a facilidade com que suas referências, enraizadas nas 853 cidades que compõem o território mineiro, interagem com referências de outros estados fronteiriços, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, e que em muitos momentos se entrelaçam culturalmente.

     Com uma programação variada e de peso, o festival traz o ator, cantor e compositor Moacyr Franco para os palcos no dia 28 de dezembro. Aos 86 anos, o mineiro de Ituiutaba, continua fazendo seus shows pelo Brasil, participações especiais em séries na Rede Globo e ainda é jurado no programa Raul Gil, no SBT. As outras duas atrações nacionais do evento são a cantora Bruna Viola e o comediante Chico da Tiana, que colocarão em evidência as manifestações culturais autênticas do estado, como a vida cotidiana mineira, o estilo musical regional e a contação de causos. Além disso, demais atrações, como o congado, a folia de reis, a catira e as danças folclóricas farão parte da extensa programação, que também inclui exposições fotográficas, oficinas, peças teatrais e atividades destinadas ao público infantil conduzidas pelo Rasgacero, um grupo referência em cultura popular no país. A Vila Brincantes também entrará com um espaço lúdico, dedicado ao encantamento, alegria e diversão das crianças.

     "No ano passado, o festival foi no Parque de Exposições e foi um sucesso! Em 2023, tenho a certeza que será uma virada cultural diferente de tudo que nossos conterrâneos já viram. É o festival da nossa gente, com todos os ritmos, cores e sabores. É o evento da diversidade, inclusão e tradução do que são tantas cidades mineiras que se encontram de novo aqui, neste festival único em Araxá, celebrando a cultura das Minas Gerais", explica João Batista, da produtora Uirapurus Arte e Cultura, o idealizador do Festival.  A empresa Uirapurus é pioneira e referência em projetos culturais no estado, e em outras cidades brasileiras, com 30 anos de atividades ininterruptas.

    Destinado a toda sociedade de Araxá e arredores, com uma programação inclusiva, trazendo artistas de Minas, São Paulo, Goiás e outros lugares do país, o evento celebra a diversidade que a cultura mineira oferece em todos os aspectos! O festival contará também com uma atração à parte, que é o maravilhoso espaço gastronômico, repleto de sabores marcantes da culinária mineira com uma variedade de opções características da autenticidade e tradição da região.

     O Festival Minas & Gerais é realizado graças à Lei de Incentivo à Cultura, com apoio do Ministério da Cultura, CBMM, ZEMA e a promoção da Uirapurus Arte e Cultura. "O Festival nasceu com o propósito de preservar as tradições de Minas Gerais, e nosso objetivo futuro é expandi-lo para demais localidades nos próximos anos. E o melhor de tudo, com entrada franca. Escolhemos sempre um espaço popular para promover a acessibilidade acima de tudo!", vibra e conclui João.

Serviço:

2º Festival Minas & Gerais
Data: 27 a 30 de dezembro de 2023
Local: Estacionamento Estádio Fausto Alvim - Araxá/MG
Evento gratuito
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: @festivalminasegerais 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp