21/12/2023 às 10h12min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h09min

10 livros diferentes e criativos para dar de presente no Natal

Obras passam por temas diversos e são perfeitas para presentear nas festas de final de ano

Redação
Redação
Pexels


As dúvidas sobre os melhores presentes de Natal são comuns nessa época do ano, e uma das perguntas que mais pairam no ar é: o que dar de presente de Natal para quem já tem tudo? Os livros são sempre excelentes opções. Confira 10 dicas de livros diferentes e criativos para dar de presente no Natal!

1) Degrau quebrado: A jornada da autoliderança para mulheres em ascensão 



Toda mulher chega em um determinado momento da carreira em que é preciso superar o degrau quebrado: um momento marcado por obstáculos que desviam e impedem o crescimento profissional. Esta dificuldade de ascensão é uma das principais lacunas a ser vencida no plano de ascensão da sua carreira. Neste livro, Elisa Rosenthal, idealizadora e presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, apresenta os caminhos para o desenvolvimento da autoliderança e para maior clareza sobre o planejamento, o desenvolvimento e exercício da liderança feminina. Link.

2) Carreira sem Sofrer: como ter sucesso sem perder saúde e sem brigar com quem está perto de você



É possível ter uma carreira profissional próspera sem que, para isso, seja necessário sofrer e trabalhar de forma exaustiva? Ana Tomazelli, psicanalista e CEO do Ipefem (Instituto de Pesquisas & Estudos do Feminino e das Existências Múltiplas), responde a essa pergunta em seu novo livro, “Carreira sem Sofrer: como ter sucesso sem perder saúde e sem brigar com quem está perto de você”, lançado pela editora Brasport. Link.

3) Cartografia dos Afetos: Uma conversa sobre vivências, descobertas e os caminhos do autoamor



Inseguranças, família, auto-ódio, amor, relações inter-raciais, terapia, saúde mental... Desde 2019, Gabi Oliveira e Karina Vieira vêm tratando desses e de outros temas do campo das emoções no podcast Afetos, que nasceu com o intuito de criar uma comunidade de aproximação e compartilhamento de experiências.

Agora, as autoras se aprofundam em alguns dos tópicos mais tocantes e fundamentais de que já falaram para criar, neste Cartografia dos afetos, um verdadeiro mapa de sentimentos, vivências e reflexões. Partindo da perspectiva de jovens mulheres negras, mas abordando questões comuns à maioria das pessoas, Gabi e Karina não pretendem propor soluções ou dar respostas para dilemas cotidianos; elas querem levar os leitores a pensar e compreender os próprios sentimentos -- e, principalmente, encontrar o caminho da autoaceitação. Link.

4) 101 Mulheres Incríveis que Mudaram o Mundo



Um livro para todas as idades. Descubra a vida de 101 mulheres pioneiras e as coisas notáveis que elas conquistaram. Este livro está repleto de biografias curtas de cientistas, ativistas, líderes, atletas, artistas, exploradoras e muitas, muitas mais. Da famosa à esquecida, essas mulheres e suas histórias certamente inspirarão os jovens leitores e os encorajarão a sonhar grande. Link.

5) O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho



Neste livro, o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro responde a diversas questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados de profecias oníricas capazes de guiar povos inteiros. Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho. Link.

6) As letras dos Beatles: A história por trás das canções



Hunter Davies conviveu com os Beatles no apogeu da banda e escreveu a primeira e única biografia autorizada do grupo. Desde então, pesquisou e encontrou mais de cem letras de músicas escritas à mão, que são reproduzidas aqui de maneira inédita. O quarteto compunha a qualquer hora, em qualquer lugar: as músicas podiam começar no verso de um envelope, num guardanapo ou num papel de carta de hotel. Estes escritos, entre eles vários rascunhos e versões revisadas, propiciam uma visão única e íntima do marcante processo criativo dos maiores compositores de música popular de todos os tempos: o que eles pensavam, como mudavam de ideia e de que maneira realizavam suas composições, hoje conhecidas em todo o mundo. Link.

7) Futuro ancestral



A ideia de futuro por vezes nos assombra com cenários apocalípticos. Por outras, ela se apresenta como possibilidade de redenção, como se todos os problemas do presente pudessem ser magicamente resolvidos depois. Em ambos os casos, as ilusões nos afastam do que está ao nosso redor. Nesta nova coleção de textos, produzidos entre 2020 e 2021, Ailton Krenak nos provoca com a radicalidade de seu pensamento insurgente, que demove o senso comum e invoca o maravilhamento. Diz ele: “Os rios, esses seres que sempre habitaram os mundos em diferentes formas, são quem me sugerem que, se há futuro a ser cogitado, esse futuro é ancestral, porque já estava aqui.” Link

8) A biblioteca dos sonhos secretos: Uma história sobre a magia dos livros e seu poder de conectar pessoas



Em cinco histórias independentes que se entrelaçam de maneira sutil, você conhecerá pessoas que estão em momentos diferentes da vida, lidando com situações como a frustração no trabalho, a falta de oportunidades, o medo do fracasso e a vontade de começar de novo. A Sra. Komachi tem o dom de saber exatamente de qual livro cada visitante precisa para mudar de perspectiva e voltar a alimentar seus sonhos. Às vezes, as mudanças mais transformadoras não são as mais grandiosas: são aquelas que nos fazem ver a vida – e suas infinitas possibilidades – de uma maneira inteiramente nova. Link.

9) A maldição do verdadeiro amor



Livro que virou uma verdadeira febre no TikTok. Ao se aventurar pelo Magnifico Norte, Evangeline Raposa continuava em busca de seu final feliz. Após acordar sem se recordar do passado, ela se vê casada com Apollo e o lendário castelo do príncipe é, aparentemente, sua nova morada. Porém, para viver esse suposto conto de fadas, Evangeline precisou pagar um preço devastador sem nem ao menos fazer ideia disso. Ela desconhece tudo aquilo que perdeu, e se depender de seu marido… a jovem nunca descobrirá. Ele está tão determinado a garantir a ignorância de sua esposa que pretende dar um fim à vida de Jacks – o Príncipe de Copas. Link.

10) O avesso da pele



Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.

Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”. O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. Link.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp