21/12/2023 às 11h37min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h08min

Temporada 2023 do Circo Brasil alcança 250 crianças de regiões periféricas de Ribeirão Preto

Verbo Nostro
Verbo Nostro
Fotos de Raíza Ferreira e Pedro Son
Focado no estímulo às habilidades artísticas, criativas, físicas e socioemocionais de crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, econômica e outras, o projeto Circo Brasil encerra seu décimo ano de atividade comemorando o expressivo público envolvido e o desenvolvimento alcançado pelos participantes ao longo de nove meses de trabalho prático, além de outros dois de pré e pós-produção.

Atividade do Circo Brasil na Associação Alvorada - Foto de Pedro Son

Aplicado neste ano junto às instituições sociais Associação Alvorada, no Jardim do Trevo, e Casa das Mangueiras, no Alto do Ipiranga - ambas em Ribeirão Preto -, no interior paulista, o Circo Brasil trabalhou com 250 crianças e adolescentes com idade entre sete e 18 anos, contemplando um diverso cardápio de ensino e aprendizagem de técnicas circenses, contextualizadas como ferramentas pedagógicas de educação complementar. “Buscamos oferecer oportunidade de desenvolvimento integral às crianças e contribuir com a construção de competências que as tornem indivíduos ativos na prática do conhecer, conviver, fazer e ser, para serem agentes de mudança de suas próprias vidas e dos contextos que fazem parte”, explica o artista Fábio Brasileiro, educador circense e um dos idealizadores do Circo Brasil.

Atividade do Circo Brasil na Associação Alvorada - Foto de Pedro Son

Usar a popular arte do circo como ponte para promoção de desenvolvimento humano, inclusão social e transformação comunitária foi o caminho escolhido pelo projeto para cumprir um papel social significativo junto às comunidades atendidas, investindo na melhoria da qualidade de vida de quem participa das aulas. O formato contempla encontros semanais com duração entre uma e duas horas. Neles, as crianças e adolescentes aprendem e desenvolvem técnicas de malabarismo, equilibrismo, acrobacia aérea e de solo, palhaçaria e preparação física por meio de brincadeiras direcionadas. Fábio Brasileiro lembra que o encerramento de cada etapa é marcado pela apresentação dos alunos para familiares e comunidade. “É uma maneira de valorizar o esforço, o empenho e a dedicação deles durante as aulas”, pontua o educador.

Criado em 2013 dentro da ONG Programa Mãos Estendidas, que atendia a uma comunidade carente em Ribeirão Preto, o projeto Circo Brasil acumula diversas conquistas, desde mudanças do comportamento agressivo das crianças, com redução acentuada de relatos de violência e indisciplina entre elas, até ter sido contemplado com ingresso na Rede Circo do Mundo Brasil, entidade ligada ao renomado Cirque du Soleil, do Canadá, que reúne trabalhos de circo social destacados em diferentes países.

Atividade do Circo Brasil na Casa das Mangueras - Foto de Raíza Ferreira

A iniciativa também recebeu três prêmios através do ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo, que possibilitou o investimento em novos materiais, aparelhos, figurinos e contratação de profissionais especialistas de várias modalidades circenses para as oficinas. Além de Ribeirão Preto, o projeto atua em algumas cidades da Região, sempre em parceria com ONGs (Organizações não Governamentais), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social.

Ao longo de dez anos, o Circo Brasil atendeu cerca de quatro mil crianças e adolescentes e é reconhecido como uma das principais organizações de circo social do interior paulista. Atualmente, o trabalho é desenvolvido através do projeto Circolando, que leva oficinas a diversos locais do Estado de São Paulo de forma itinerante. “O circo tem um encantamento que poucas pessoas conseguem definir e acredito que isso está na essência da história da arte circense. A inclusão, que tanto falamos hoje, é vivida desde sempre no circo porque essa é a arte da pluralidade”, define Fábio Brasileiro.

Na avaliação da artista Daniella Brasileiro (co - fundadora do Programa), a jornada de 2023 do Circo Brasil em Ribeirão Preto teve na evolução dos alunos seu ponto mais emocionante. “Todo o grupo progrediu muito bem e pudemos ver alunos que, no início tinham medo de altura, chegar ao final do ano construindo sua própria sequência de acrobacias aéreas”. Daniela conta que a participação de profissionais como Mateus Romano, na oficina de equilibrismo, e Carlos Sugawara, nas aulas de acrobacias, foram diferenciais na evolução de cada menina e menino participante. “Um ano muito bom”, celebra Daniela que divide a condução do projeto com os também artistas e educadores Fábio Brasileiro e João Marcílio.

“O propósito do projeto Circo Brasil é impactar vidas e transformar contextos sociais através da arte circense. Por meio do circo podemos elevar a autoestima, trabalhar o senso de coletividade, a comunicação, a relação interpessoal e a capacidade de lidar com situações de risco. Esse é nosso grande desafio”, finaliza Fábio Brasileiro.

Programa Circo Brasil
https://www.instagram.com/programacircobrasil/
Criador(a) de conteúdo digital
Projeto idealizado por @brasileirof
Educadores de Circo Social @daniellakrauss @marciliojoao
Ponto de Cultura | Integrante da @redecircodomundo
youtu.be/18M1mfb2_ww
Fotos de Raíza Ferreira e Pedro Son

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp