21/12/2023 às 09h43min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h07min

Nova Estratégia e Focal3 estreiam com vitória em campanhas eleitorais de clubes de futebol

Agência de marketing político conduziu a campanha que levou Marcelo Teixeira de volta à presidência do Santos Futebol Clube

Carlos Gil
https://www.focal3.com.br/
Divulgação
A Nova Estratégia, agência de marketing político liderada por André Gomes, fez sua estreia em campanhas eleitorais de clubes de futebol na candidatura do empresário e reitor Marcelo Teixeira à presidência do Santos Futebol Clube.
 

A eleição ocorreu no dia 9/12. Teixeira foi eleito presidente com 4.762 votos, ou seja, 54% dos votos válidos - no Santos, os sócios-torcedores estão aptos a votar presencialmente na Vila Belmiro ou on-line, em um dos formatos mais democráticos do futebol brasileiro.
 

Como o atual presidente Andrés Rueda não concorreu à reeleição, o foco dos demais quatro candidatos foi direcionado à Teixeira, que já havia sido presidente do clube por 12 anos em gestões nas décadas de 90 e 2000. Segundo André Gomes, era natural que os holofotes estivessem em Teixeira. “Um dos pilares do seu arquétipo, o de vencedor, é algo que naturalmente cabe à Teixeira pelos títulos conquistados em suas gestões. O desafio era equilibrar o passado vitorioso, a apresentação das propostas para os próximos três anos de gestão e rebater as fakenews disseminadas pelos adversários”, explica o publicitário.
 

A estratégia definida foi a de responder todas as acusações com transparência e objetividade utilizando peças em vídeo e focar todos os esforços na construção de uma agenda positiva robusta, o que o diferenciaria dos concorrentes. “O futebol é uma avalanche de emoções. Neste contexto, numa campanha, existe a tendência de dar mais atenção ao conflito com haters. Por isso tínhamos um plano, bem racional, de responder de forma assertiva e pontual a todas as fakenews e dar mais espaço ao que o candidato propunha e às importantes articulações que ele já estava colocando em prática”, detalha Gomes.
 

A campanha foi estruturada sob o conceito “O Santos Grande de Novo”, de onde partiram todas as peças de comunicação. “É evidente que o Santos nunca deixou de ser gigante. Porém, optamos por criar um conceito que fosse ao mesmo tempo provocativo, trazendo realismo para o atual momento, e otimista, vislumbrando um futuro promissor”, explica Gomes. A urgência deste posicionamento foi reforçada após a queda do Santos à série B do Campeonato Brasileiro, confirmada no dia 6.
 

Transparência na comunicação
As peças de comunicação buscaram mostrar o passado do dirigente à frente do clube, derrubar fakenews e, principalmente, mostrar as iniciativas que já estavam em execução, como conversas com empresários, autoridades e potenciais parceiros do clube e apoios. Tendo como base o perfil pessoal do candidato no Instagram, que já contava mais de 30 mil seguidores, e o site da campanha, os posts, stories, vídeos e planos de gestão eram disseminados e posteriormente replicados por apoiadores nas mídias sociais.
 

Na comunicação com a mídia editorial, foi definida a postura de atender a todos que a agenda permitisse, independentemente de serem apoiadores ou não do candidato, e também de gerar proativamente agenda positiva, indo além das demandas reativas aos pedidos da imprensa. Liderada pela Focal3 Comunicação, em cerca de 30 dias a equipe gerenciou mais de 70 entrevistas e declarações, duas coletivas de imprensa, um encontro com digital influencers e a participação em um debate de candidatos.
 

“Ser proativo no contato com a imprensa permitiu que Marcelo Teixeira levasse seu plano de gestão para um público maior, incluindo o eleitor de fora de Santos, o que era essencial considerando que a maior parte votaria on-line”, reforça Jô Ristow, CEO da Focal3. A agência também foi responsável por parte do conteúdo estratégico da campanha, como roteiro de vídeos, posts táticos e matriz de informações.
 

Marcelo Teixeira assume o cargo de presidente do Santos Futebol Clube em janeiro, para um mandato de três anos, com o desafio inicial de trazer o clube de volta à série A do futebol brasileiro.


Mais informações para a imprensa
Carlos Gil - carlosgilfocal3܂com܂br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp