20/12/2023 às 12h34min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h06min

Nutricionista explica quais os alimentos ajudam a manter a pele bronzeada 

A professora do curso de Nutrição da Unisa, Clara Rodrigues, relacionou frutas, legumes e verduras que além de nutritivos e saudáveis colaboram com a saúde da pele e o bronzeado 

Unisa
Divulgação

São Paulo, dezembro de 2023 - Quando se trata de estética corporal, os cuidados são essenciais na sociedade atual. A nutrição desempenha um papel fundamental, não apenas para uma dieta saudável e redução de medidas, mas também para a saúde da pele, o maior órgão do corpo e primeira barreira de proteção contra exposição inadequada ao sol, poluição e substâncias tóxicas ao longo da vida. 

Ela também sofre com os efeitos da baixa ingestão de água, consumo de nutrientes e naturalmente com o passar dos anos com o envelhecimento da pele. Uma alimentação inadequada e a ingestão de alimentos ou compostos alimentares que são responsáveis pela geração de toxinas e radicais livres trazem um dano direto a aparência e saúde da pele. A afirmação é da professora, mestre e nutricionista do curso de Nutrição da Universidade Santo Amaro (Unisa), Clara Rodrigues. 

“Para manter a saúde e aparência da pele é recomendado investir em alimentos que são ricos em betacaroteno e vitamina A, que contribuem para a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele”, indica Clara. Esses alimentos têm propriedades antioxidantes, protegendo contra os danos celulares causados pela radiação solar e, assim, prevenindo o envelhecimento da pele resultante da exposição ao sol. 

A nutricionista ainda recomenda a ingestão de frutas e legumes que possuam a cor laranja, como cenoura, abóbora, manga e mamão. “Além desses, há outros nutrientes que atuam como antioxidantes, complementando a ação da vitamina A, entre eles, a vitamina C, presente na laranja, tangerina, abacaxi, acerola, goiaba e caju; a vitamina E, encontrada na gema de ovo, sementes de gergelim, girassol, castanhas, amêndoas e azeite; e os flavonoides, encontrados no chá verde, tomate, cenoura, soja, morango, uva e cereja”, complementa a professora.  

Já betacaroteno é o carotenoide mais importante e abundante encontrado na natureza. É um pigmento com variações de cor entre o amarelo e o vermelho. Ele pode ser encontrado em abóbora, cenoura, laranja, acerola, manga, batata-doce, mamão, pêssego, milho, tomate e, em quantidades menores, nos vegetais folhosos verde-escuros como couve, brócolis, espinafre, rúcula, agrião, entre outros. Além do betacaroteno, é igualmente importante incluir na dieta alimentos ricos em licopeno e ômega 3, que também possuem propriedades antioxidantes e desempenham um papel essencial na proteção contra o estresse oxidativo no organismo humano.  

Para proteção da pele as contribuições e benefícios dependem, não somente do tipo do alimento, mas a quantidade, então, a recomendação é consumir duas porções dessas frutas por dia, frutas essas com propriedades cítricas, como a laranja, o limão, o morango e a acerola, são ótimas fontes de vitamina C. Fique atento, pois a suplementação oral com vitamina C aumenta efetivamente seus níveis na pele. No entanto, quando os níveis plasmáticos desta vitamina estão saturados, a concentração de vitamina C na pele não aumentam mais. 

As frutas cítricas que representam a vitamina C, têm a capacidade de estabilizar a estrutura do colágeno o que garante mais firmeza, sendo responsáveis ​​por fornecer suporte à pele, proporcionando elasticidade e resistência. Além disso, essas frutas atuam como protetores solares, protegendo a pele dos danos causados pelos raios UVA e UVB.  

Isso também contribui para prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.  Entretanto, os grãos e oleaginosas, como amêndoas, soja, feijão e nozes, contêm cobre e manganês, que auxiliam e fazem parte da produção de colágeno, sendo indicado uma porção desses alimentos por dia, porção essa, como, duas a três castanhas/dia ou uma concha de feijão.  

E, para complementar, os carotenoides provitamina A, e outros retinóides, são benéficos para a pele porque produzem ácido retinóico, que é importante para o corpo. Estes, otimizam vários processos incluindo a proliferação de queratinócitos, que são as células que compõem a pele. Além do mais, reduzem a inflamação ou oxidação, ou mesmo aumentam a penetração das substâncias administradas localmente. Consequentemente, os retinóides são usados ​​para diversos fins, incluindo a cicatrização de feridas, prevenção do envelhecimento da pele e tratamento contra acne, psoríase ou outras doenças da pele.  

Sobre a Universidade Santo Amaro (Unisa)   

Com 55 anos de atuação, a Universidade Santo Amaro – Unisa está entre as principais Instituições de ensino privado do país, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima, conceito cinco. Atualmente, a Unisa oferece mais de 190 cursos Presencias e A Distância (EAD), entre Graduação, Pós-Graduação — Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado — e Extensão. Ao todo, são mais de 40 mil alunos em 4 campi no estado de São Paulo e 450 Polos de Apoio EAD em todo o Brasil.  Com o propósito de transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável, a Unisa investe em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Anualmente, a Instituição realiza mais 500 mil atendimentos à comunidade.   


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp