20/12/2023 às 14h51min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h06min

Dezembro laranja: dicas para uma pele bronzeada

Dermatologista mostra como conseguir uma pele bronzeada e saudável no verão

Clara Barcellos
Foto: Divulgação / Adobe Stock.

Com a chegada do verão, tem início a corrida pelo bronzeamento perfeito. Na tentativa de chegar à cor ideal, muitas práticas são realizadas e podem ser danosas para a pele. A dermatologista Paula Rahal dá algumas dicas de como conseguir uma pele bronzeada e saudável. Confira:

 

-  Use sempre protetor solar. É o principal aliado para evitar o câncer de pele. Por isso, deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando o sol está escondido. E é preciso passar em todo o corpo, lembrando de áreas mais sensíveis como pés e orelhas. “Com o protetor, a pele bronzeia evitando as queimaduras solares que são responsáveis pelo aparecimento do câncer de pele”, diz a doutora.

 

- Hidrate-se. Use produtos adequados para o seu tipo de pele e tente maneirar nas bebidas alcóolicas, que faz com que se urine mais, o que contribui para a desidratação. “Por outro lado, alguns alimentos contribuem para uma pele hidratada, como peixes, sementes e nozes, pepino, laranja e abacate” afirma Paula.

 

- Alimentos aliados. A alimentação também pode contribuir para o bronzeamento. Alimentos ricos em betacaroteno ajudam a conquistar aquela tonalidade bronzeada da pele, quando unidos à exposição solar. Uma dieta rica em cenoura, abóbora, manga, espinafre, brócolis e batata doce, por exemplo, é uma boa pedida para o verão.

 

- Escolha os horários de ir para a praia ou piscina. Ainda que a exposição solar seja saudável, não deve ser feita a qualquer hora do dia. Para evitar queimaduras na pele e outras complicações, deve-se evitar o sol forte, entre 10h e 16h. “Aqui é importante lembrar que mesmo a pele negra, com a proteção natural da melanina, está sujeita a queimaduras, portanto os cuidados valem para todo mundo”, ressalta a doutora.

 

Para finalizar, a especialista ainda dá um alerta: “O melhor bronzeamento é aquele saudável, feito naturalmente e tomando todos os cuidados. As câmeras de bronzeamento artificial aumentam o risco de câncer de pele e, portanto, não são recomendadas”.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp