20/12/2023 às 10h29min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h03min

Projeto esportivo apoiado pela Fundação ArcelorMittal une irmãos e gera harmonia familiar em Carbonita (MG)

Futsal foi o elo entre o menino Carlos Henrique e sua nova família

Marcelo Dias Moreira
Fundação ArcelorMittal
Darlene Ávila, moradora de Carbonita (MG), localizada no Vale do Jequitinhonha, a 427 Km de Belo Horizonte, emocionou-se quando, há pouco tempo, Carlos Henrique Mota Leite, de 9 anos, que ela adotou no começo de 2023, passou a chamá-la de “mãe”. E a emoção veio em dose dupla: praticamente ao mesmo tempo, seu filho biológico, Davi Luiz Ávila Lopes, também com 9 anos, passou a tratar o padrasto, marido de Darlene, de “pai”. A vida da família ganhou harmonia. Foi um ato de amor que trouxe essa grande recompensa para a família.

A decisão de acolher Carlos, segundo Darlene, aconteceu porque ela e o marido ficaram comovidos com o histórico de sofrimento e abandono do menino, que mostrava as consequências dessa situação. Apesar de estar no 4º ano do Ensino Fundamental, Carlos não sabia ler nem escrever. Além disso tinha grande dificuldade de se relacionar com outras crianças. O esporte foi uma recomendação feita ao casal como forma de aproximar e integrar os irmãos. Eles foram matriculados na escolinha de futsal do projeto “Cidadãos do Amanhã”, realizado pela Fundação ArcelorMittal na cidade. Deu muito certo.

Os dois meninos adoram o esporte e a relação entre ambos floresceu rapidamente. Carlos tornou-se mais sociável e já é um dos destaques da equipe da escolinha. Davi, por sua vez, aprendeu a compartilhar e a ser mais calmo. “Um virou espelho para o outro”, afirma a mãe. “Eles viraram referência, parceiros e incentivadores um do outro.”

No projeto “Cidadãos do Amanhã”, Carlos se identificou com a posição de goleiro. Em um treino recente, ele conseguiu agarrar uma bola muito difícil de defender e todos os colegas foram abraçá-lo. “Ele ficou todo encolhidinho, muito feliz e, a partir daí, ele começou a se soltar mais durante as aulas”, comenta a treinadora Domênica Azevedo de Sousa. “Presenciar como ele se sentiu acolhido me marcou”, diz ela, que garante: Nosso maior golaço é quando conseguimos incluir alunos que não têm oportunidades a fazer parte da família que é o Projeto Esporte Cidadão.”

Darlene, emocionada com o desempenho dos filhos e com a nova realidade familiar, avalia a decisão pela adoção de Carlos. “Foi uma coisa do destino. A gente não é rico, mas tem tudo que ele precisa. Bateu na porta da gente e a gente acolheu. Falei com meu marido: toda vez que ficar difícil, vamos pensar no motivo que fez a gente tomar essa decisão.”

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Carlos Henrique e Davi Luiz é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1988.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp