19/12/2023 às 08h13min - Atualizada em 19/12/2023 às 20h06min

Empresa catarinense de chocolates conquista ouro e prata em premiação europeia

Toré Chocolates é a primeira marca de Florianópolis a ser premiada no Academy of Chocolate Awards

Jade Basilio Luckner
Divulgação Toré

A marca catarinense Toré Chocolates foi premiada com dois produtos no Academy of Chocolate Awards 2023,  realizado na última sexta-feira, 15, em Londres.  O chocolate Intenso 71% ganhou a medalha de ouro, e a medalha de prata ficou com o chocolate Ao Leite 45%. A empresa, que tem sede em Florianópolis, está no mercado desde 2020 e se enquadra na categoria Bean to Bar, que engloba os produtores agentes de todo o processo de produção, desde a torra das amêndoas até a barra final. A premiação concede ao ganhador o uso de selos oficiais de qualidade nas embalagens dos produtos.

A Toré realiza uma produção artesanal em microlotes e prioriza a fabricação sem conservantes, aditivos, saborizantes artificiais e gordura hidrogenada. A fundadora da Toré, Amanda Magalhães, acredita que o principal diferencial dos produtos é o processo minucioso de produção e a torra do cacau, realizada na fábrica,  que valoriza as notas diferentes presentes em cada fruto. 

O ingrediente principal dos chocolates da marca é o cacau brasileiro, cultivado com manejo sustentável do Vale Potumuju, na Bahia, para as barras ao leite e da comunidade ribeirinha do Rio Tocantins, no Pará, para as barra de chocolate intenso. O cacau utilizado nas barras ao leite é plantado no sistema chamado de cabruca, que usa a mata nativa como sombra e suporte para os cacaueiros. “Esse tipo de plantação ajuda na preservação da mata atlântica enquanto gera esse cacau de melhor qualidade”, explica a empresária catarinense.  

O cacau utilizado na produção da barra Intenso 71% é um fruto selvagem, nativo da floresta amazônica. Amanda conta que o fruto é colhido pela população ribeirinha, que faz todo o beneficiamento, fermentação e secagem. “É um cacau super selecionado,  por isso conseguimos chegar em aromas especiais no nosso chocolate, porque o cuidado deles nesse processo inicial também traz qualidade” descreve. 

A Toré Chocolates foi a única marca de Florianópolis a ser premiada, e a única marca brasileira a receber medalha de ouro na categoria intenso. "A conquista das medalhas de ouro e prata na Academy of Chocolate Awards pela Toré foi a realização de um sonho. Estamos constantemente atentos aos feedbacks, buscando aprimorar nosso chocolate. O comprometimento da marca com a qualidade na produção e a prática de ouvir nos conduziram a essa premiação tão importante."

Sobre a marca

A Toré Chocolates nasceu da paixão de infância da empresária Amanda Magalhães com o chocolate. Na infância, acompanhava sua mãe na preparação caseira de chocolate de transformação, sempre muito curiosa. Aprendeu a fazer os processos:  derretimento, recheio e temperagem e levava suas produções para a escola para vender e desde aquela época sonhava em produzir seu próprio chocolate. Anos mais tarde, em 2019, depois do nascimento do seu primeiro filho, a veia empreendedora de Amanda voltou a florescer e os primeiros passos em direção à criação da Toré foram dados. Depois de muito estudo de mercado, negócios e tendências, nasceu a Toré Chocolates, em 2020, com a premissa de Bean to Bar, que significa “do grão à barra”. A produção é totalmente artesanal, do refino às artes das embalagens da marca, e a compra da matéria prima é feita com base na valorização de uma cadeia justa de produção.  A Toré Chocolates vende seus produtos online  e em pontos de vendas espalhados pelo Brasil, disponíveis no site oficial da marca. 



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp