19/12/2023 às 10h47min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h09min

Academia Brasileira de Eventos e Turismo assume cadeiras no Conselho Nacional de Turismo.

Posse de membros no C.N.T. destaca papel estratégico da Academia na construção de políticas públicas para a indústria de eventos e turístico, com Sergio Junqueira Arantes como titular e Romano Pansera suplente.

JJP Assessoria de Imprensa
www.academiaeventosturismo.org.br
Arquivo pessoal equipe Sérgio Junqueira Arantes
O Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), testemunhou neste sábado (16/12) a posse de 90 membros no Conselho Nacional de Turismo (C.N.T.), o evento marcou não apenas a renovação do conselho, mas também o aumento da representatividade no setor.

O presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, Sr. Sergio Junqueira Arantes enfatiza a importância da ampliação da sociedade civil no Conselho, destacando que os eventos e o turismo são uma atividade que alavanca a economia e propulsiona o respeito à pluralidade cultural e social.

A participação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo no C.N.T. destaca-se com dez acadêmicos, representando uma contribuição significativa para as discussões e decisões do Conselho.

Além das duas cadeiras no Conselho Nacional de Turismo em nome da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, representada por Sergio Junqueira Arantes (titular) e Carlos Romano Pansera (suplente), mais 8 membros da Academia passam a ter assento no CNT: Milton Zuanazzi, do Ministério do Turismo - MTur, que assumiu como Secretário-Executivo do CNT; Guilherme Paulus, que tomou posse como membro indicado pelo Ministro do Turismo; Enid Camara de Vasconcelos (titular) pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC; Anya Ribeiro de Carvalho (titular) pela Associação Brasileira de Turismo Rural – ABRATURR; Elza Tsumori (suplente) pela Associação de Marketing Promocional – AMPRO; Alexandre Sampaio de Abreu (titular) pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA; Armando Arruda Pereira de Campos Mello (titular) pela União Brasileira dos Promotores de Feiras – UBRAFE; e Toni Sando de Oliveira (titular) pela União Nacional de Convention & Visitors Bureaus e Entidades de Destinos - UNEDESTINOS.

"Ao tomar posse, o presidente da Academia se propõe somar-se aos nove outros Acadêmicos que compõem o CNT para contribuir com o desenvolvimento do turismo e dos eventos sob a égide do respeito ao patrimônio histórico e natural, sem olvidar-se dos ensinamentos do saudoso Acadêmico Eduardo Sanovicz: "só acredito no Turismo como forma de reduzir a miséria e a pobreza nesse país”, sublinha Sergio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

O novo panorama inclui representantes do turismo LGBT, academia e entidades como ANPTUR e CLAEC, contribuindo com análises, dados confiáveis e métodos eficientes de monitoramento. "Estamos vendo hoje um grupo mais amplo e diverso, e nosso setor só tem a ganhar com isso. É com esse foco que o Ministério do Turismo trabalha suas políticas", afirma Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur.

A inclusão de entidades como a Confederação Nacional de Municípios e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados como membros permanentes reflete uma abordagem mais ampla de temas transversais ao governo federal. O CNT agora conta com a participação de diversos ministérios, promovendo debates sobre direitos, meio ambiente, igualdade racial, segurança e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Durante a posse, foi apresentada a minuta do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, proporcionando um amplo debate entre os membros do conselho e a criação de Câmaras Temáticas: Legislação Turística, Regionalização, Formação e Qualificação Profissional, Promoção e Apoio à Comercialização, Eventos (MICE), Incentivo ao Turismo Doméstico, Sustentabilidade, Transportes, Crédito, Turismo Social, Competitividade e Inovação, Povos Indígenas e Quilombolas e, por indicação da Academia, Segurança Turística, busca aprimorar a competitividade do setor.

O presidente da Academia, Sergio Junqueira Arantes, participou ativamente, enfatizando a relevância da entidade no cenário do turismo nacional, tendo anunciado a realização do Global Summit Events & Tourism, no dia 04 de março, em São Paulo, para o qual já estão confirmados 10 palestrantes internacionais; a criação da Certificação de Excelência na Gestão de Eventos (CeGe), a primeira genuinamente nacional; o esforço que tem sido empreendido para a realização do III Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos e, finalmente, do LAB Academia, uma ponte direta entre as universidades e o mercado, um espaço de convergência para soluções inovadoras.

“O CNT, renovado e inclusivo, promete fortalecer o setor e impulsionar a construção coletiva de políticas públicas, impulsionando conquistas nacionais mais dinâmicas e representativas”, finaliza Junqueira.


Mais Informações
https://academiaeventosturismo.org.br/ 


JJP Assessoria de Imprensa 
11- 91275 6261
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp