19/12/2023 às 11h05min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h06min

10 dicas para montar um armário de sucesso com 40 peças de roupas e acessórios

Conforto, funcionalidade, versatilidade e peças de alta durabilidade são algumas das sugestões para transformar o estilo e fazer escolhas mais conscientes

Redação
Divulgação

Quem nunca abriu o guarda-roupa lotado e pensou: “Não tenho nada para usar” ou “Só tenho roupa velha”? Com certeza isso não acontece por falta de opção, mas porque está normalizado o acúmulo de peças que rapidamente se tornam defasadas, perdem a qualidade com rapidez, não combinam entre si e nem com o estilo da pessoa.   

A ideia de um guarda-roupa construído com itens essenciais, atemporais e, principalmente, que combinem entre si é tendência, junto a proposta de moda sustentável. O número de pessoas que desejam aderir ao consumo consciente a partir de marcas que respeitem o meio ambiente e evitam o desperdício, aumenta a cada ano e esse é um dos motivos para a popularização do armário cápsula. 

Diante deste cenário, os fios utilizados na confecção de vestuários, tornam-se essenciais, já que eles são responsáveis pela alta durabilidade das peças e a produção sustentável. Um exemplo é a poliamida 6.6 premium sustentável SENSIL®, utilizada pelas principais marcas de moda de vestuário do mundo comprometidas com performance, qualidade e com uma indústria têxtil mais sustentável. “Em um cenário em que as tendências se transformam em um piscar de olhos, a produção e o consumo acelerados de vestuário acessível têm causado impactos significativos no planeta. No entanto, presenciamos uma mudança de paradigma à medida que um número crescente de pessoas está consciente da importância de fazer escolhas discernentes em relação ao seu vestuário e em busca de informação sobre o processo produtivo do que pretendem adquirir”, afirma Fabianne Pacini, Diretora Global de Marketing da NILIT. A empresa é líder global na produção de fibras de moda e desempenho com a poliamida 6.6 premium e sustentável SENSIL®.  

Já a professora do curso de Design de Moda do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Valesca Sperb Lubnon, explica que para montar um armário eficiente e enxuto com roupas e acessórios, são necessárias entre 25 até 40 peças. “Conhecendo bem a própria rotina, qualquer pessoa está apta para escolher peças de roupas que realmente se encaixem em sua vida e proporcionem conforto, durabilidade e estilo”, a profissional complementa: “Certos itens permitem uma infinidade de combinações elegantes, com os quais é possível frequentar muitos ambientes e podem ser a base do seu closet, são eles: camiseta branca, calça jeans e leggings preta, blazer, vestido preto, saia e short básicos, blusas branca, cardigã, lenços e echarpes, calçados e cintos, brincos, colares e pulseiras”.  

Para um closet eficiente, sustentável e com foco na moda perene, a especialista lista 10 pontos importantes para analisar antes de ir às compras: 

 

1. Dia a dia: 

Entender a rotina é crucial. Pense nas atividades que realiza com mais frequência, como o trabalho, academia, eventos sociais, etc. As roupas devem ser adaptadas a essas situações para garantir conforto, bem-estar e praticidade.  

*Dica: A performance dos fios inteligentes como SENSIL aqui é essencial, para garantir uma roupa que não amasse, seja leve, fresca e ultra confortável. Seu desempenho superior, com controle inerente de odor, gerenciamento de temperatura e umidade, durabilidade e conforto, torna o tecido perfeito para as tarefas rotineiras. 

2. Qualidade em detalhes: 

Dê preferência para peças de qualidade, que tenham bom acabamento e materiais duráveis.  

*Dica: As roupas bem-feitas resistem ao tempo e ao uso frequente como, por exemplo, outra poliamida 6.6 da NILIT como SUPPLEX® que possui o toque do algodão com a inteligência da fibra sintética, através de uma tecnologia de texturização a ar que oferece suavidade, durabilidade e toque natural, resultando em peças suaves, que modelam o corpo, não amassam e não desbotam, mesmo após uso excessivo.  

3. Estilo dos locais frequentados: 

Conhecer o estilo dos lugares que frequenta é relevante para que as roupas se encaixem no dia a dia. Quem passa a maior parte do tempo em ambientes corporativos, por exemplo, pode precisar de peças mais formais, embora hoje a moda esteja democrática e permita peças tão funcionais e versáteis que se podem ir da academia, ao café com as amigas ou a uma reunião, ao se lançar mão de peças curingas, como um cardigã ou trench coat, aquela “terceira peça mágica” que você sobrepõe à legging e o top com que foi para a Yoga. Se costuma frequentar lugares mais casuais, como cafés ou parques, peças descontraídas serão sempre mais apropriadas. 

4. Clima e estação do ano: 

O clima é um fator determinante na escolha de roupas. Adapte o guarda-roupa às estações do ano e às variações climáticas da sua região. 

*Dica: As soluções em poliamida premium sustentável da SENSIL®, como SENSIL® BREEZE, que resfria e refresca a temperatura do corpo em dias de calor. Já a linha SENSIL® HEAT possui isolamento térmico natural e mantém a temperatura do corpo nos dias mais frios. 

5. Cores e tons pessoais: 

Pense nas cores que mais combinam com você e nas que valorizam o seu estilo. Escolher cores que complementam o tom de pele e suas preferências ajudará a criar um guarda-roupa coeso e harmonioso. 

6. Versatilidade: 

Escolha peças que possam ser combinadas de várias maneiras. Itens versáteis oferecem mais opções de looks e economizam espaço no guarda-roupa. 

7. Conforto e funcionalidade: 

Priorize roupas que permitam movimento livre e atendam às necessidades diárias.  

Para isso, é importante escolher marcas que usem fios inteligentes. Se você fica muito tempo de pé, ou sentada, encarando longas viagens, por exemplo, pode lançar mão de peças com a tecnologia especial que ativa a circulação perfeita para qualquer atividade.  

*Dica: SENSIL® INNERGY são fios que refletem naturalmente, de volta para o corpo, a energia térmica emitida por ele, diminuindo a fadiga muscular, além de aumentar a sensação de bem-estar e melhorar o aspecto da pele.  

8. Acessórios apropriados: 

Lembre-se de incluir acessórios que complementem as roupas e o estilo, como sapatos, bolsas, cintos e joias. Eles podem transformar um look básico em algo mais interessante. 

*Dica: Novidade no mercado, SENSIL® Toughtex é um fio criado para ser durável, versátil e confiável com uma ampla gama de aplicações de vestuário e acessórios, oferecendo alta resistência a rasgos, arranhões e abrasões. 

9. Avaliação regular: 

Revise periodicamente o guarda-roupa para garantir que as peças ainda estejam alinhadas às necessidades e estilo. Isso evita acúmulo de roupas desnecessárias. 

10. Flexibilidade para mudanças: 

Esteja aberto a ajustes conforme sua vida e preferências mudam. Seu guarda-roupa deve ser adaptável e refletir quem você é no momento. 

*Dica: suas peças duráveis de boa qualidade podem ser reformadas, ressignificadas, vendidas ou doadas. Faça escolhas para um consumo consciente que contribua com a redução de resíduos têxteis e menor impacto no meio-ambiente. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp