19/12/2023 às 11h45min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h05min

HM Engenharia prepara guia com estratégias de planejamento financeiro para a conquista da casa própria

Descubra com um especialista, as melhores práticas de planejamento financeiro que podem facilitar o caminho para adquirir sua casa própria através de um financiamento imobiliário

Giovanna Rebelo Alves
Pixabay
 

Em um mercado imobiliário cada vez mais dinâmico, a compra da casa própria permanece como um dos principais objetivos de muitas famílias brasileiras. No entanto, o caminho para conquistar esse sonho pode ser complexo, especialmente quando se trata de planejamento financeiro para financiamento imobiliário.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e oferecer orientações práticas, Simone Vieria, Gerente Comercial da HM Engenharia, construtora e incorporadora, preparou um guia prático. Confira:

 

1 - Avaliação Realista do Orçamento 

O primeiro passo, segundo o especialista, é realizar uma avaliação minuciosa do orçamento familiar. É fundamental entender não apenas a capacidade atual de pagamento, mas também prever cenários futuros. "Considere suas despesas fixas e variáveis e não comprometa mais do que 30% da sua renda líquida mensal com o financiamento", aconselha. 

 

2 - Pesquisa e Comparação de Opções de Financiamento

Existem diversas modalidades de financiamento imobiliário disponíveis no mercado. Simone destaca a importância de pesquisar e comparar as diferentes opções. "Cada banco oferece condições distintas. Avalie as taxas de juros, o prazo para pagamento e as condições gerais antes de tomar uma decisão", explica.

 

3 - Reserva para Custos Adicionais 

Muitos esquecem que, além do valor do imóvel, existem custos adicionais como taxas de cartório, ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) e até mesmo pequenas reformas. O especialista ressalta a importância de criar uma reserva financeira para esses gastos.

4 - Planejamento a Longo Prazo

Um financiamento imobiliário é um compromisso de muitos anos. Assegure-se de que seu planejamento financeiro considere mudanças de vida como crescimento da família, mudanças de emprego ou imprevistos.

5 - Manter uma Boa Pontuação de Crédito

Uma boa pontuação de crédito pode ser decisiva para obter melhores condições de financiamento. "Mantenha suas contas em dia e evite acumular dívidas. Um histórico de crédito positivo pode resultar em taxas de juros mais baixas", orienta o especialista.

6 - Considere um Investimento Prévio

Juntar uma quantia significativa para dar de entrada pode reduzir substancialmente o valor financiado e, consequentemente, os juros. "Se possível, planeje com antecedência e poupe uma parte da sua renda mensalmente para esse fim", sugere a Gerente Comercial. 

O planejamento financeiro cuidadoso é a chave para tornar o sonho da casa própria uma realidade. Para Simone, se as pessoas seguirem essas dicas, elas estarão mais preparadas para enfrentar os desafios do financiamento imobiliário com confiança e segurança.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp