15/12/2023 às 16h35min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h09min

Como a estrutura dos aviões contribui para o silêncio e conforto a bordo?

O uso de materiais compostos e avançados na fabricação das aeronaves, a eficiência dos motores e o uso de tecnologia de ponta colaboram para a diminuição da emissão de ruídos, como é o caso do Dreamliner 787

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Air Europa
A indústria da aviação busca constantemente maneiras de aprimorar a experiência de voo, com a intenção de diminuir o desconforto dos passageiros e da tripulação. Um dos pontos de destaque, nesse sentido, é a procura por formas de minimizar a emissão dos ruídos e levar, consequentemente, mais silêncio a bordo e diminuir o incômodo para as comunidades vizinhas dos aeroportos. Um dos aviões que possui essa proposta é o Dreamliner 787, em que os motores foram projetados para diminuir em até 60% a poluição sonora, comparado a outros equipamentos.

A Air Europa é uma das companhias aéreas que operam no Brasil e atesta que, desde que adotou o Dreamliner 787 para os voos realizados saindo do país, o conforto a bordo ficou mais perceptível.

“A estrutura do avião contribui para que os passageiros possam viajar com mais silêncio, o que permite chegar mais descansado, com menor possibilidade de distúrbios do sono e menos irritabilidade aos destinos de longa distância, como é o caso dos voos do Brasil para a Europa. Além de serem benéficos para os viajantes, a aeronave contribui ainda para uma melhor qualidade de vida das comunidades locais ao redor dos aeroportos, já que também emite menos ruídos externos”, afirma o diretor-geral da Air Europa no Brasil, Gonzalo Romero.

Uma das principais razões por trás do desempenho silencioso do Dreamliner 787 é o uso de materiais compostos leves e avançados em sua estrutura, como compostos de fibra de carbono, que ajudam a minimizar as vibrações e reduzir o ruído do motor durante o voo. Além disso, as turbinas eficientes contribuem para uma operação mais suave e menos barulhenta, resultando em níveis de ruído significativamente mais baixos em comparação com outros modelos de aeronaves.

A fibra de carbono é utilizada no Dreamliner 787 principalmente na fuselagem. O desenho da saída de ar do motor também é outro ponto de destaque. Por ser em formato ondulado, ele distribui melhor as partículas de ar, contribuindo para a redução do ruído. Os motores da aeronave também são projetados para oferecer maior eficiência de combustível e menor ruído operacional, o que resulta em níveis mais baixos de emissão sonora em comparação com outros modelos. Outra característica do avião é o fato de ser equipado com tecnologia de ponta, incluindo sistemas de controle de ruído e vibração, que, somados aos outros atributos, otimizam ainda mais o silêncio a bordo.

A Air Europa opera com o Dreamliner 787 nos voos que partem e chegam a São Paulo e Salvador, com destino a Madrid. Em Guarulhos, os voos são diários. Já na capital baiana, a aeronave decola duas vezes por semana, com um terceiro voo que será acrescentado nos meses de dezembro e janeiro. De Madrid, é possível fazer conexão com diversos destinos europeus, como Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Porto (Portugal), Lisboa (Portugal), Frankfurt (Alemanha), Roma (Itália), Amsterdam (Holanda) e Paris (França).

Os interessados em conhecer mais o avião operado pela Air Europa, além das rotas disponíveis saindo do Brasil, podem acessar o site da companhia. A Air Europa possibilita o parcelamento das passagens em até dez vezes, sem juros.

 

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