15/12/2023 às 14h49min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h04min

Fim de ano: Nutricionista dá 5 dicas para minimizar os efeitos do álcool no organismo

Especialista explica os cuidados para evitar problemas no estômago atacado e evitar os problemas de pele 

Deiwerson Damasceno
Divulgação

Com as festas de final de ano se aproximando é comum as pessoas consumirem bebidas alcoólicas em demasia. Para alguns indivíduos, é difícil fugir da confraternização e dos excessos comuns nessa época do ano. Entretanto, muitos não imaginam os impactos que essa ação pode gerar, sendo essencial considerar os efeitos não apenas na saúde, mas também na aparência da pele. 
 

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Kalina Nascimento, o excesso de álcool deve ser um ponto de atenção ainda maior para pessoas mais sensíveis ao álcool ou com doenças gastrointestinais, como a gastrite.  
 

“A bebida deve ser sempre evitada, porém, diante da não possibilidade, o ideal é intercalar o consumo com a ingestão de água. Evite consumir álcool com o estômago vazio, pois isso pode aumentar a irritação no revestimento do estômago. Certifique-se de comer antes de beber. Além disso, evite misturar álcool com sucos cítricos ou refrigerantes ácidos, pois isso pode aumentar a irritação estomacal", explica. 
 

A especialista ressalta que, para salvar o indivíduo de uma ressaca e estomago atacado, é fundamental uma alimentação saudável, ricas em frutas, verduras e legumes, como fonte de carboidratos e proteínas. Kalina indica ainda, que o estresse pode contribuir para problemas gastrointestinais.  
 

“Práticas como meditação, ioga e exercícios físicos podem ajudar a gerenciar o estresse. Não se deite imediatamente após comer ou beber, pois isso pode afetar negativamente na digestão”, reforça. 
 

Espinhas e manchas no período de festividades podem ser reflexo do álcool? 

Kalina alerta ainda que o consumo excessivo de álcool pode implicar no aparecimento de espinhas e manchas indesejadas. “A relação entre o consumo de álcool e o aparecimento de espinhas (acne) é complexa e pode variar de pessoa para pessoa. Algumas pesquisas sugerem que o álcool pode influenciar a saúde da pele de diversas maneiras, haja vista que o consumo de bebida em excesso pode resultar em desidratação, que eleva a produção de óleo pela pele, além de desencadear uma resposta inflamatória no corpo”, destaca.  
 

A nutricionista e docente da Faculdade Anhanguera argumenta que, cada pessoa reage de maneira diferente ao álcool e, portanto, algumas podem notar uma relação direta entre o consumo e o surgimento de espinhas, enquanto outras podem não experimentar esse efeito. 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.         

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.          

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.           

Acesse o site e blog para mais informações.       

 

Assessoria de imprensa Faculdades Anhanguera
Deiwerson Damasceno
[email protected]
(11) 98455-3620

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp