14/12/2023 às 11h52min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h05min

Era para ser uma simples fonte de renda, mas virou uma franquia que fatura R$70 milhões por ano

Itália no Box está presente em 70 cidades do país e planeja expansão internacional

Islany Oliveira
https://www.italianobox.com.br/
Divulgação Itália Box
Gabriel Alberti nunca imaginou que seria dono de uma poderosa rede de franquias de comida italiana antes dos 30 anos de idade. Nascido em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, aprendeu a gostar da área comercial muito cedo, desde a época em que estudava e, depois da escola, passava as tardes na fábrica de sofás dos pais, acompanhando de perto toda a rotina da empresa.

Quando completou 18 anos, foi para a capital fazer faculdade de administração de empresas, caminho natural de quem respirava negócios. Logo veio o primeiro estágio numa grande construtora e, na sequência, o convite para um cargo estratégico numa rede multinacional de supermercados. ”Nesse meu primeiro trabalho, a minha área era responsável pela compra de terrenos e negociações com shoppings para novas lojas da rede”, relembra.

Depois de alguns anos, aceitou a proposta da rede concorrente, escolha que não lhe rende boas lembranças. “Essa foi, de longe, uma das piores decisões que tomei na vida, principalmente porque foi tomada pelo dinheiro. Um ano depois eu fui demitido, retornei para São José do Rio Preto e fiquei tão frustrado que não queria mais voltar para São Paulo”, diz. 

Após várias tentativas de voltar ao mercado de trabalho, entendeu que o seu futuro era mesmo como empreendedor. De família italiana e acostumado a comer delícias passadas por gerações, Gabriel decidiu, no final de 2016, abrir um restaurante de comidas típicas do país dos seus ancestrais. “Montei a primeira loja com o intuito de ter uma fonte de renda”, afirma.
Com o conceito de oferecer uma boa massa italiana, com preços acessíveis e recheada de afeto, a Itália no Box nasceu com o intuito de remeter o cliente às boas experiências, como um almoço de domingo em família. “Temos mais de 30 opções de sabores entre massas clássicas, massas recheadas, pratos executivos, saladas e sobremesas”, enumera Alberti. “O prato mais vendido de toda a rede é Minha Receita, onde o cliente escolhe o tipo de macarrão, o molho e cinco ingredientes. O segundo é o Filé Parmegiana – vendemos cerca de 820 mil parmegianas por ano”, completa. “O nosso grande diferencial é termos pratos feitos na hora, com diferentes sabores, como se tivessem sido preparados naquele minuto”, diz, orgulhoso.

O negócio não só deu muito certo, como entrou para o franchising dois anos depois e é hoje uma rede de franquias espalhada por 70 cidades em todo o Brasil. A Itália no Box está presente em 18 estados, com mais de 100 franqueados. Somente em 2023, foram 30 lojas vendidas, 40 toneladas de massas utilizadas nos preparos dos pratos e o faturamento chegou aos R$70 milhões.
Os desafios foram aparecendo na mesma proporção em que a rede crescia. Segundo Gabriel, dar suporte, treinar e capacitar os primeiros franqueados foram os principais que enfrentou. “Tivemos que nos estruturar e cada dia buscar tecnologias para fazer uma gestão de rede eficiente”, enfatiza. Mesmo assim, o empresário não desistiu de focar em transformar a vida das pessoas pela afetividade da culinária italiana. “Queremos ser referência no setor de franquias, levando uma ótima oportunidade de investimento para novos empreendedores”, conclui.
Com dois modelos de loja disponíveis – o padrão de rua, com sistema delivery e atendimento presencial, e o de shopping -, cada unidade fatura, em média, R$120 mil, comercializando pratos que vão de R$19,90 a R$35,90. O empresário destaca que o perfil ideal para quem quer entrar para a rede é de pessoas proativas, que saibam lidar bem com o público e 100% comunicativas.

Como diferenciais para os franqueados, a Itália no Box entrega 90% dos insumos, o que diminui o tempo de preparo e reduz o custo operacional.  A rede, inclusive, está descentralizando o seu centro de distribuição e pretende abrir entrepostos logísticos nas regiões norte e nordeste do país. Além disso, os franqueados recebem treinamentos e suporte constantes – tanto presencial quanto remoto - em todas as áreas, não necessitando que tenham um chef de cozinha ou experiência com restaurantes.

As projeções para 2024 não são nem um pouco tímidas: além de alcançar os R$ 100 milhões de faturamento e 100 lojas ativas no Brasil, a rede tem programadas duas inaugurações em Portugal: uma em Lisboa e outra em Porto. E também uma possível expansão para a Flórida, nos Estados Unidos.

Raio X da Franquia:
Investimento total: R$ 120mil
Composição do investimento total: Taxa de Franquia + Montagem + Insumos iniciais
Área mínima exigida: 35 m²
Número de funcionários: 04
Taxa de franquia: R$ 50mil
Capital de giro: R$ 15mil
Equipamentos e abertura da empresa: R$ 20mil
Faturamento médio mensal por unidade (estimado): R$ 100mil
Lucro líquido médio mensal por unidade (percentual ou valores): 15% ou R$15mil
Royalties: 6% bruto
Taxa de publicidade: não tem
Prazo de retorno do investimento: 18 meses
Site: www.italianobox.com.br
Telefone para contato:  (17) 99267-9378 - Heloisa
E-mail para contato: [email protected]

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