14/12/2023 às 11h55min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h03min

MIS leva à cidade de Herculândia exposição itinerante “Mímese”

Série do fotógrafo Leandro Menezes fez parte do projeto Nova Fotografia e entra em cartaz na Casa Cultura de Domingos Rodrigues Gordo dia 15 de dezembro

Diego Andrade de Santana
Leandro Menezes
No dia 15 de dezembro, a cidade de Herculândia recebe uma exposição itinerante do projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. “Mímese”, do fotógrafo Leandro Menezes, fica em cartaz na Casa da Cultura Domingos Rodrigues Gordo até o dia 03 de março de 2024, com visitação gratuita.

A série fez parte do projeto Nova Fotografia, do MIS, no ano de 2015. “Mímese” é formada por 12 imagens em preto e branco nas quais o autor busca a inserção do indivíduo em um enquadramento repleto de formas lineares, de modo que ele pareça parte daquele ambiente. O título remete ao mimetismo realizado por distintos animais como mecanismo de defesa ou agressão a seus predadores.

A estética do projeto é resultante de experiências com filmes, impressões em distintos tipos de papel e novas fotografias a partir das imagens geradas por esta pesquisa, norteada pela aproximação ao processo de gravura.

Sobre o artista
Leandro Menezes (Uberlândia, 1986) é artista visual formado em Design. Utiliza principalmente a fotografia como mídia para seus trabalhos. Em 2014, teve trabalhos e entrevistas publicadas em diversas revistas nacionais e internacionais, tais como Wired Magazine (EUA), Mambo (México), Tuttifrutti (Portugal), If You Leave (Reino Unido) e Old Mag (Brasil), e recebeu menção honrosa no Internacional Photography Awards (IPA) 2014. Possui três fotolivros publicados.

Sobre o Nova Fotografia
Desde 2011, o Nova Fotografia seleciona, por meio de convocatória, seis trabalhos de artistas promissores, que se destacam pela qualidade e inovação. Além das exposições, que ganham um acompanhamento curatorial individual, esses projetos também passam a fazer parte do acervo físico e digital do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo).

Sobre o Pontos MIS
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Serviço
Exposição Pontos MIS | Mímese
Cidade: Herculândia 
Data: de 15/12/2023 a 03/03/24 
Local: Casa da Cultura Domingos Rodrigues Gordo. Rua Dom Pedro II, 363 – Centro 
Horário de visitação: segunda a sexta, das 08h às 13h 
Horário especial: sábados e domingos, das 17h às 19h 
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp