11/12/2023 às 13h45min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h11min

Trupe de Truões estreia novo espetáculo sobre palhaço pré-adolescente

Jhuca Tchutchuca em: Esse Sou Eu é uma comédia juvenil sobre diversidade e liberdade de expressão

Carlos Gabriel Ferreira da Silva
Trupe de Truões
Jhuca Tchutchuca é um palhaço que é reprimido por sua identidade. Na história, o personagem busca libertar as suas diferentes formas de expressão, mas é vítima constante de bullying e perseguição. Jhuca Tchutchuca em: Esse sou eu é o primeiro espetáculo solo do ator mineiro Ricardo Augusto, integrante da Trupe de Truões, companhia teatral uberlandense que possui mais de 20 anos de atuação. A peça de comédia juvenil estreia nesta quarta-feira (13), às 20h, e segue em curta temporada até domingo (17), com entrada gratuita no Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381 - Santa Mônica).

A peça surgiu a partir de pesquisa artística da Trupe e de pesquisa de mestrado de Ricardo Augusto sobre temas que são considerados tabus no teatro para jovens e crianças. Durante essa trajetória, o grupo percebeu que há poucas produções destinadas à juventude que apresentam questões importantes desse público em específico. “Jhuca Tchutchuca é uma comédia que fala sobre a diversidade de um palhaço que compõe a sigla LGBTQIAPN+. No espetáculo buscamos debater a diferença e promover reflexões sobre liberdade de expressão a partir do humor e da empatia”, destaca o ator da companhia.

A história do personagem se passa entre a sua casa e a escola. Na busca por expressar sua identidade nesses ambientes, Jhuca se depara com diferentes situações que o repreendem por seu jeito, modos e gostos. Para ajudá-lo a lidar com essas situações, o palhaço tem a ajuda de duas amigas: uma bolsa e a sua assistente virtual, que o aconselham diariamente diante de suas emoções.

O espetáculo ainda conta com uma canção original composta pelo escritor e músico Enzo Banzo, que estará disponível nas plataformas de streaming após a estreia do espetáculo. “Eu Mesme”, título da canção, é inspirada na personalidade de Jhuca e a história de descoberta de sua identidade na peça teatral. A música é interpretada por Vitor Hugo e o arranjo é de Danilo Aguiar.
Jhuca Tchutchuca em: Esse Sou Eu é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

SINOPSE
A peça conta a história de Jhuca Tchutchuca, um palhaço adolescente. A cada dia ele busca a liberdade para ser ele mesmo, sem obedecer padrões. Até que um dia, após uma crise existencial, Jhuca decide mudar sua história.

TRUPE DE TRUÕES
A Trupe de Truões é um grupo de Teatro sediado em Uberlândia (MG), formado por egressos do curso de Artes Cênicas e Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde 2002, desenvolve projetos que se pautam na pesquisa de linguagens teatrais e na busca constante pelo aprimoramento estético, além de atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade sede.

Ao longo de sua trajetória, a Trupe tem investigado diversas possibilidades de criação cênica estimuladas pela pesquisa da narração, da ressignificação do corpo do ator e pelo mergulho no universo do teatro de animação, sombra e objetos. Carrega em seu currículo mais de 20 produções teatrais e, atualmente, elabora e desenvolve suas ações e projetos a partir de programas que regem as práticas do grupo.

Espetáculo teatral Jhuca Tchutchuca em: Esse Sou Eu
Quando: 13, 14 e 15 de dezembro às 20h; e 16 e 17 de dezembro às 19h
Onde: Ponto dos Truões
Endereço: Av. Ana Godoy de Sousa, 381. Bairro: Santa Mônica
Ingressos: entrada gratuita. A retirada de ingressos será realizada a partir de 1h30 antes do início das sessões na própria sede do espetáculo
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Mais informações: www.instagram.com/trupedetruoes
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp