11/12/2023 às 12h53min - Atualizada em 12/12/2023 às 20h04min

Peça “Clássicos em Cena” traz histórias tradicionais da literatura brasileira para incentivar a leitura

Guatambu, Palmitos e São Carlos (SC) recebem, nos dias 21, 23 e 24 de novembro, a apresentação gratuita da encenação, que aborda os principais enredos literários

Da redação
Komedi
A fim de apresentar para as novas gerações os clássicos da literatura brasileira e colaborar para o desenvolvimento do hábito da leitura, a peça “Clássicos em Cena” chega ao estado de Santa Catarina (SC), para 6 apresentações. O espetáculo acontece entre os dias 21, 23 e 24 de novembro, com apresentações gratuitas em escolas públicas de Guatambu, Palmitos e São Carlos. A programação completa pode ser encontrada abaixo.

O projeto “Clássicos em Cena” apresenta seis amigos e amigas que estão reunidos assistindo a um jogo de futebol. Depois do jogo, eles relembram sobre o tempo em que estavam na escola e o quanto eles eram resistentes a ler livros de clássicos da literatura brasileira, afinal eles eram da geração da internet. Eles se divertem com essa recordação, e cada um fala do orgulho que sentem de seus professores que tanto os incentivaram a ler livros.

Em 2022, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação,  apontou que houve uma crescente no número de crianças e adolescentes que não sabiam ler e escrever. A análise se refere ao período entre 2019 e 2021, onde o índice passou de 15% para 34% segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Por isso, ações como esta, que divulgam a necessidade de se investir e insistir na leitura, são fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e despertar o interesse pelos clássicos da literatura brasileira.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Clássicos em Cena” tem a produção da Clauvi Produções, apoio da Sancell / Altia, com patrocínio da Foz do Chapecó e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre a Foz do Chapecó: A Foz do Chapecó Energia é a empresa detentora da concessão da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. A hidrelétrica está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Com quatro unidades geradoras, a usina tem uma potência instalada de 855 megawatts, capacidade que equivale a 28% do consumo de energia do estado catarinense ou 27% do consumo do estado gaúcho. A usina começou a operar em outubro de 2010 e, nos mais de 10 anos de operação, sempre atuou respeitando o meio ambiente, proporcionando um ambiente seguro e saudável aos seus colaboradores, com canais abertos com a comunidade e agindo com respeito, ética e transparência. Todos os detalhes sobre a Foz do Chapecó Energia estão no www.fozdochapeco.com.br.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Clássicos em Cena” em Guatambu, Palmitos e São Carlos (SC)
Datas, horários e locais:
21/11 - 10h00 e 14h00
Escola Santa Isabel”
Rua Henrique Buss, 120 - St.Terezinha - Palmitos, SC

23/11 - 09h00 e 15h00
EEB “Cardeal Arco Verde”
Rua Demétrio Lorenz, 156 - Centro - São Carlos, SC

24/11 - 09h00 e 15h00
Colégio “Olga Fin Trave”
Rua - Orlando Marchiori, 160 - Centro - Guatambu, SC

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp