08/12/2023 às 10h57min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h03min

Amanda Carneiro fala sobre o ofício de curadora de arte em novo episódio da série Cada Voz

Projeto semanal em vídeo da Enciclopédia Itaú Cultural, dirigido pelo fotógrafo Marcus Leoni, traz depoimentos de diferentes artistas e profissionais da cultura, que compartilham histórias vividas durante sua carreira. Neste episódio, o tema é curadoria de arte, sobre a qual o público pode aprofundar o conhecimento sob o olhar de Amanda, profissional reconhecida neste segmento

Larissa Corrêa
Marcus Leoni_Itaú Cultural
No dia 11 de dezembro, vai ao ar o penúltimo episódio da nova temporada de Cada Voz, série da Enciclopédia Itaú Cultural, com direção do fotógrafo Marcus Leoni. Desta vez, a entrevista é com a curadora de arte paulistana, Amanda Carneiro. Ela mostra seu olhar sempre aberto para captar as particularidades das obras artísticas e das maneiras diversas de se relacionar com o mundo. Para assistir, basta acessar enciclopedia.itaucultural.org.br.

Para Amanda, a curadoria e a pesquisa estão intrinsecamente ligadas em uma tentativa de explicar o mundo por meio dos trabalhos artísticos. Sobre a profissão, define ser dedicada a compreender, absorver e interpretar, captar minúcias, detalhes, coisas não óbvias. Segundo ela, é um tipo de sensibilidade de quem observa, atenta, mas permeável também, que se deixa transformar, se questionar, além realizar pesquisas a fundo, que, segundo afirma, é a parte mais facilmente associada ao ofício.

“Me parece estranho ser uma pessoa que faz curadoria sem se deixar impactar ou se transformar com o fazer artístico”, diz. “O curador aprende com arte. Ele não faz arte, aprende com ela. Acho que essa é a maior delícia desse trabalho.”

Natural da cidade de São Paulo e nascida em 1985, Amanda é pesquisadora, curadora e educadora. Seus escritos e projetos abordam os trânsitos culturais, estéticos e discursivos que permeiam as produções artísticas a partir de perspectivas pós-coloniais e decoloniais, observando, por meio das diferentes vozes de resistência ao sistema colonial, as intersecções entre arte e os debates sociais.

Enciclopédia Itaú Cultural
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira completou 20 anos em 2021 e hoje está sob a gestão da Gerência de Informação e Difusão Digital, tendo se tornado referência virtual para pesquisadores, educadores e estudantes. Ela reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidas no Brasil. Ao todo são 220 mil verbetes, entre biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte e histórico de grupos e movimentos artísticos.

SERVIÇO:
Cada Voz, com Amanda Carneiro
Dia 11 de dezembro (segunda-feira)
Em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa641355/amanda-carneiro

Itaú Cultural 
www.itaucultual.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp