07/12/2023 às 12h20min - Atualizada em 08/12/2023 às 00h08min

Sesc Interlagos comemora o Dia do Palhaço com espetáculo “Fuzuás!”

Com linguagem circense, apresentação celebra identidade e diversidade de mulheres negras na arte da palhaçaria

Bacuri Comunicação
Fernando Solidade
 

Comemorado nacionalmente em 10 de dezembro, o Dia do Palhaço surgiu aqui no Brasil na década de 1980 com o objetivo de trazer visibilidade para este que é o principal representante da arte de fazer rir. Geralmente, caracterizados pelos sapatos grandes, roupas largas, coloridas ou estampadas, maquiagem forte e pelo tradicional nariz vermelho, eles são personagens que nascem para entreter e, ao mesmo tempo, ganham passe livre para questionar a ordem social através do riso. 

Em comemoração à data, no próximo dia 10, domingo, em apresentação única, o Sesc Interlagos traz o espetáculo "Fuzuás!”, que embora tenha linguagem circense foge de alguns estereótipos do gênero. Conduzidas pela figura cômica afrodiaspórica Mateus, junto às palhaças Bandeira, Xamanga, Jurupoca, a malabarista Pipa Luke, além das musicistas Gi Paixão e Luana Pereirinha, elas realizam uma grande folia com as habilidades circenses e populares que cada uma carrega em seu repertório. 

O projeto, que é uma espécie de aquilombamento de palhaças, nasce a partir de um convite do Sesc Bom Retiro. O nome Fuzuá é uma mistura de “Fuzuê”, que remete à alegria, bagunça e à festa, e Fuá, que durante muito tempo foi usada de forma pejorativa para fala sobre cabelos crespos. A ideia do nome é justamente fundir as palavras para ressignificar e associar os termo à estética, ao orgulho e à alegria.

Cibele Mateus, diretora e também atriz no espetáculo, tem se dedicado a interpretar o personagem Mateus, figura cômica presente em festas tradicionais como o Cavalo Marinho, brincadeira centenária da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Embora sua relação com o teatro e o circo tenha começado na adolescência, sua trajetória com o personagem começa em 2011, depois de alguns anos de incômodo com o excesso de referências importadas e a ausência de mulheres negras dentro da palhaçaria e outras narrativas cômicas. 

Para o Sesc,  a atividade contribui de forma positiva para a reflexão sobre negritudes e  linguagens circenses ao apresentar para o público a arte do riso através de uma perspectiva periférica e, mais do que isso, afrocentrada. O espetáculo dura cerca de uma hora e tem entrada gratuita. Elenco: Cibele Mateus, Odília Nunes (Bandeira), Lilyan Teles (Xamanga), Jussara Santos (Jurupoca) e Pipa Luke (malabarista).  


SERVIÇO

Quando: 10 de dezembro de 2023 | Domingo, das 14h às 15h

Onde: Sesc Interlagos | Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo – SP 

Hall de Exposições | Grátis

Classificação: Livre

Mais informações: https://www.sescsp.org.br/unidades/interlagos/


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp