06/12/2023 às 17h15min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h05min

Sexta edição do Concurso Nacional Rabo de Galo acontece em dezembro na capital paulista com homenagem ao Mestre Derivan e degustações guiadas

O concurso que acontece no Hotel Leques, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, é uma competição que conta com bartenders de todas as regiões do país empenhados em produzir uma versão criativa e saborosa do clássico Rabo de Galo

Notícia Expressa
Notícia Expressa
No dia 11 de dezembro acontece em São Paulo a sexta edição do Concurso Nacional de Rabo de Galo. Essa edição foi batizada como “O Legado”, em homenagem ao Mestre Derivan, figura lendária na coquetelaria brasileira, que através de sua paixão e habilidade, não apenas elevou o Rabo de Galo a novos patamares de prestígio, mas também inspirou gerações de bartenders e entusiastas.

O concurso que acontece no Hotel Leques, localizado no bairro da Liberdade, em São Paulo, é uma competição que conta com bartenders de todas as regiões do país empenhados em produzir uma versão criativa e saborosa do clássico Rabo de Galo. O coquetel icônico feito com cachaça surgiu em São Paulo, nos anos 50, quando foi inaugurada uma fábrica de bebidas.

O objetivo era atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos, no entanto, estes consumidores encantados pela cachaça deixaram de consumir o vermute para apreciar a bebida que carrega o DNA do Brasil. Sendo assim, foi criada uma mistura dos dois. A bebida inicialmente seria batizada de cocktail, mas logo a ideia foi descartada e ela ganhou o nome de Rabo De Galo, tradução literal de cocktail (cock significa galo e tail significa rabo).

Os participantes do Concurso Nacional de Rabo de Galo serão avaliados de duas formas: julgamento técnico (que avalia a aparência pessoal e o tempo de preparo) e o julgamento sensorial de degustação (aspecto visual e sabor). Após as avaliações, o competidor que obtiver maior pontuação na soma de técnica e degustação será eleito o vencedor do concurso. Os competidores que obtiverem a segunda e a terceira maior pontuação serão premiados com o segundo e terceiro lugar respectivamente.

Além da competição, o concurso ainda irá contar com workshops e palestras conduzidos por especialistas da indústria, degustações guiadas de diferentes variações do Rabo de Galo, brindes e premiações e reconhecimento certificado. Em homenagem ao Mestre Derivan, nesta edição, estarão presentes os filhos do bartender considerado um ícone da coquetelaria brasileira. Douglas e Danty Souza seguem com o legado do pai e irão compartilhar suas histórias, insights e paixão pela coquetelaria.

“Esse ano, o Rabo de Galo foi reconhecido pela Associação Internacional de Bartenders (IBA, na sigla em inglês), ou seja, ao lado da caipirinha, se tornou um drink clássico e que carrega o DNA do país. O concurso esse ano foi batizado como O Legado justamente para homenagear o mestre Derivan, que inspirou e continuará inspirando uma legião de bartenders e é uma figura fundamental na história do drink Rabo de Galo”, afirma Danty Souza, diretor geral do Concurso Rabo de Galo.

Serviço
6ª edição Concurso Nacional de Rabo de Galo
Data: 11/12/2023 (segunda)
Horário: 13h às 19h
Endereço: Hotel Leques
R São Joaquim, 216 – Liberdade, São Paulo – SP, 01508-000
Mais informações: https://www.instagram.com/rabodegalo.oficialbrasil/

Sobre o Concurso Nacional de Rabo de Galo
O Concurso Nacional de Rabo de Galo é um evento nacional que acontece na capital paulista que reúne as principais marcas de cachaça do país e seus times de bartenders, em busca da melhor versão do clássico Rabo de Galo. Desde 2017, o evento atrai centenas de pessoas interessadas em conhecer mais sobre a origem do drink e seus variados sabores, sendo um verdadeiro sucesso. O evento reúne bartenders e mixologistas de todo país que irão preparar receitas inéditas da bebida e o público poderá degustar gratuitamente as cachaças expostas no evento.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp