05/12/2023 às 13h51min - Atualizada em 06/12/2023 às 00h06min

USP Música Criança promove Concerto no próximo dia 7, em São Joaquim da Barra

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
O Projeto USP Música Criança realiza Concerto Musical de encerramento do ano no dia 7 de dezembro, às 20h, no palco principal do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, na Casa do Menor Santa Lúcia (R. Alfredo Nogueira, 390). A agenda é gratuita e aberta ao público da cidade e região. As vagas são limitadas e seguirão a ordem de chegada do público.
Com uma roupagem artística, a agenda propicia uma experiência desafiadora para cerca de 90 estudantes: subir ao palco para uma apresentação formada por Quarteto de Cordas, Orquestra completa e Coral (composto por integrantes do curso de Canto Coral). Juntos, eles interpretam três peças que são ícones da MPB (Música Popular Brasileira):  “Chega de Saudade”, “Berimbau” e “O Barquinho”. 

Segundo o professor Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do USP Música Criança, o concerto funciona como uma extensão da sala de aula e serve para trabalhar, principalmente, a concentração e a performance dos alunos. Este teste, de frente ao público, também é um preparo para o controle de ansiedade do músico em formação. “Tudo isso faz parte da formação musical. É muito importante que os alunos, ao final de cada semestre, tenham essa vivência do palco, justamente para sentir essa pressão, o nervosismo e, ao mesmo tempo, aprender a lidar com isso de uma forma tranquila e com técnica”, explica. 

Esse trabalho é feito com suporte dos professores do projeto, que buscam ampliar o nível de concentração, relaxamento, ensinando o que os alunos devem observar durante um concerto. “Isso, com certeza, é riquíssimo para formação deles”, acrescenta Mendes.

O USP Música Criança funciona em São Joaquim da Barra, no interior paulista, desde agosto de 2016, como uma extensão das atividades existentes em Ribeirão Preto (a partir de 2007). Oferecer formação musical para estudantes na faixa etária de seis a 18 anos, prepará-los para a experiência do palco e o contato com o público, possibilitando música de qualidade à comunidade, de forma gratuita, são objetivos do projeto.

O projeto USP Música Criança, em São Joaquim da Barra, foi aprovado no mecanismo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal. Conta com patrocínios das empresas Venturo, Valentini & Cia e Usina Alta Mogiana S/A. 

Histórico
O USP Música Criança tem sido possível graças a sucessivos projetos cadastrados no Programa Nacional de Apoio à Cultura, modalidade de incentivo fiscal, do Governo Federal. Busca inserir os alunos no universo da arte para compensar suas etapas da formação artística, geralmente incompletas ou deficientes pela formação básica escolar. É direcionado a crianças e pré-adolescentes da cidade de São Joaquim da Barra e arredores, que vivem em situação de risco, casos de alta complexidade em suas demandas sociais – devido a situações econômicas, materiais ou educacionais precárias.

Para a coordenadora geral do projeto, Luciana Rodrigues, a formação musical difundida possibilita desenvolvimento educacional aos participantes, gerando a possibilidade de viabilizar reais alternativas de superação de condições psíquico-físicas, econômicas e sociais adversas. “No caso da música, quanto mais cedo essas contribuições forem aplicadas, mais positivos serão os resultados”. A tese apresentada no projeto é amplamente aceita por pesquisadores acadêmicos ao redor do mundo. “É neste sentido que se justifica o uso da educação musical e artística como instrumentos essenciais para se alcançar os objetivos educacionais mais altos junto a crianças na primeira infância”. 

O projeto foi elaborado usando esse conceito há pelo menos 12 anos, no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). A proposta foi implementada também em São Joaquim da Barra, quando surgiu a oportunidade de ação voluntária na Casa do Menor Santa Lúcia, no âmbito do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, criado para este fim. 

A partir de então, teve início uma pequena ação musical focada no ensino de flautas doces. Mais tarde, já consolidado, o projeto propôs uma formação da grade de cursos oferecida atualmente.  Nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2023, a iniciativa passou a ser mantida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com financiamento através de incentivo fiscal. “Este aporte proporcionou maior solidez material, recursos para contratação de novos professores, melhores condições de trabalho que recompensaram o investimento de muitos anos, através de ofertas voluntárias e mecenato, do senhor Carlos Alberto Nicolau”, destaca Luciana.

Balanço e pespesctivas 
Para o coordenador pedagógico, Ladson Bruno Mendes, 2023 foi um ano focado em desvencilhar os efeitos pandêmicos, obtendo a conquista de um crescimento técnico e artístico dos alunos. “Assim, isso projeta para 2024 um ano com possibilidades ainda maiores no trabalho orquestral, com peças específicas para o repertório e para o nype dos instrumentos na linha orquestral”, explica. O professor garante que, uma vez que os alunos adquirem técnicas mais avançadas, esse aprendizado abre um leque de possibilidades de repertório. “Por isso, com certeza para o próximo ano já projetamos um trabalho com peças de orquestra, o que nos possibilitará entrar no repertório tradicional das orquestras europeias e representará um ganho significativo para o projeto”. Essa ideia já estava planejada para 2020, porém infelizmente a pandemia foi um entrave para essa evolução. “Nossa maior expectativa para 2024 é finalmente termos a oportunidade de retomar esse objetivo”, finaliza. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp