04/12/2023 às 14h42min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h09min

Seguro viagem: quando e qual contratar?

Viagem a trabalho ou a lazer. Saiba quando e o que levar em consideração na hora de contratar o seguro viagem

Mariana Teixeira Okita
Freepik

Vai viajar e ainda faltam dias ou meses para embarcar? Será que já dá para contratar o seguro viagem? Quando acionar meu corretor? Bom, o seguro viagem muitas vezes não está no planejamento do turista, mas com benefícios que vão além da cobertura em caso de problemas de saúde, o produto tem chamado a atenção dos viajantes e é um dos mais requisitados nos últimos anos. Somente na maior rede de corretoras de seguros do país, a Lojacorr, o seguro viagem teve um crescimento de apólices, de 20%, de 2022 a 2023, no período de janeiro a novembro.“Quando falamos em seguro viagem as pessoas têm entendido mais o quanto é benéfico, a importância de consultar o seu corretor para ver a cobertura ideal, tudo o que os diferentes produtos oferecem, as opções que possuem de adicionais e, principalmente, os preços acessíveis que temos no mercado”, explica o Luiz Longobardi Junior, diretor Comercial, Mercado e Marketing da Lojacorr.

Apesar do destaque, ele frisa ainda que é um tipo de seguro que possui vários perfis de pessoas. “A que conta com a sorte e acaba não adquirindo o seguro, achando que não irá precisar. Tem a pessoa que só faz o seguro viagem, porque o destino que ela irá obriga por lei essa contratação. Existe aquele viajante que adquire pensando somente que utilizará em caso de contratempos relacionados à saúde e tem aquele que realmente se previne, que sabe de todos os benefícios e que contrata o seguro viagem pela segurança, proteção e tranquilidade. Esse sim é a pessoa mais consciente da necessidade e importância do seguro viagem”, explica.

 

Mas e quando contratar?

Sobre a data ideal, quantos dias antes da viagem contratar, segundo o diretor comercial da Vital Card, Luciano Bonfim, a antecipação é a chave. “O ideal é adquirir o seguro logo após a compra das passagens aéreas, para garantir que você esteja coberto desde o início da viagem”, explica. Além disso, ele fala também das situações em que se deve contratar que, diferente do que muitos pensam, não é somente para viagens a lazer,  destinos internacionais ou longas viagens. “É para contratar em todas as ocasiões. Seja para destinos nacionais ou internacionais, por poucos ou muitos dias, inclusive viagens a trabalho”, explica.

É o caso da Rosangela Duarte, gestora da Unidade PA-AP-AM-RR da Lojacorr. Mesmo a trabalho tem o costume de contratar a cobertura. “Em todas as minhas viagens é regra contratar o seguro viagem, mesmo que seja uma viagem curta”, explica. Recentemente ela vivenciou uma situação que precisou acionar o seguro. “Até então nunca havia acionado, porém, no início de outubro/23, tinha uma reunião em São Paulo, mas passei mal e precisei acionar o seguro viagem. Após o acionamento pelo Whatsapp, em 15 minutos me direcionaram para o hospital mais próximo de onde eu me encontrava (Hospital Samaritano). Ao chegar no hospital, rapidamente fui atendida, realizei exames, tomei medicação e a todo momento a preocupação da Vital Card em saber como estava sendo o atendimento, se eu estava melhorando. Me senti acolhida, cuidada e protegida”, relembra.

Além da viagem a trabalho ou lazer, a contratação do seguro viagem também é uma escolha ideal caso a pessoa conte apenas com plano de saúde que, por muitas vezes, pode ser um plano de saúde regional. Que impossibilita, portanto, realizar um atendimento de emergência fora da região. “Já com o seguro viagem, a pessoa garante que terá a cobertura para esses casos de emergência, mesmo fora da área de cobertura do seu plano de saúde”, explica Longobardi. 

 

Como escolher o seguro viagem ideal para seu destino?

Hoje o mercado segurador possui tantas opções de produtos e assistências extras que a melhor escolha, primeiramente é contar com um corretor de seguros. Julio Ferreira da Ferreira & Associados Corretora de Seguros, explica que esse profissional é o que vai analisar as necessidades específicas de cada cliente e ajudar na escolha ideal de coberturas. “Vai considerar os destinos que o cliente irá, as atividades planejadas e o quadro de saúde prévia de seu cliente. Ele pode orientar sobre coberturas adequadas, limites e aspectos importantes para garantir uma proteção eficaz, contribuindo para uma viagem bem mais segura”, explica. Para ele fazer o seguro por meio de um corretor garante, além da orientação, uma personalização do produto. “O corretor considera as circunstâncias e necessidades de cada segurado. Ao contrário do seguro do cartão de crédito, o corretor pode personalizar as opções, garantindo coberturas adequadas e principalmente oferecendo um suporte mais abrangente em casos de emergência que possam ocorrer durante a viagem”, diz. 

Quanto ao produto ideal, Bonfim explica que depende de vários fatores. “Se você estiver planejando esportes de aventura, como esqui ou mergulho, ou se for uma viagem de negócios, suas necessidades de seguro podem variar”, fala. Além disso, o diretor diz ainda que ao escolher o seguro ideal as pessoas devem levar em consideração: o destino, a cobertura médica e a duração da viagem. “Os custos médicos e as condições de saúde podem variar de um destino para outro. E quanto ao custo, certos seguros de viagem têm limites de cobertura em termos de dias. Avalie se a cobertura oferecida é suficiente para a duração da sua viagem e se atende aos requisitos do destino, como o Tratado de Schengen para viagens à Europa”, alerta ele. 

Outras dicas levantadas pelos especialistas é que para evitar mais transtornos, verificar também a cobertura em casos de cancelamento e interrupção de viagem como, por exemplo, em situações imprevistas, como doenças graves, desastres naturais ou problemas familiares. Também saber se o seguro escolhido faz a cobertura de bagagem e pertences pessoais, já que o extravio de bagagem é um contratempo comum em viagens. O diferencial é ter o seguro que cubra a perda, roubo ou dano à bagagem e aos seus pertences pessoais e também estar atento aos limites de indenização, caso isso aconteça. 

 

Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Jurídica, entre outras, além de 75 empresas parceiras do ecossistema. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 60 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede em São Paulo (SP) e sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor, além de fechar 2022 com produção de R$ 1,2 bilhões produzidos em seguros, consórcios e demais segmentos.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp