30/11/2023 às 15h33min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h32min

Debate com entrada gratuita sobre o espetáculo "Professores Online" no Teatro Giostri Cultural

Com o tema ‘Memória e educação em um mundo pós-pandemia" o evento acontecerá no sábado dia 9 de dezembro às 19h30

Madalena Martins
Divulgação
Comunicamos que haverá um debate gratuito e aberto ao público com o título ‘Memória e educação em um mundo pós-pandemia: debate sobre o espetáculo Professores Online’ e com as presenças da Prof.ª Dr.ª Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Prof.ª Dr.ª Denise Medeiros Furtado Romero e todo elenco, no sábado, dia 9 de dezembro, às 19h30, logo em seguida à apresentação do espetáculo no Teatro Giostri Cultural.

Professores Online, o espetáculo de teatro que retrata os dramas dos professores durante a pandemia, chega ao Teatro Giostri Cultural em temporada inédita chega às suas últimas apresentações nos dias 2, 3, 9 e 10 de dezembro (sábados e domingos às 18h00). O espetáculo é realizado pelo Coletivo Parêntesis de Teatro, grupo fundado em 2016 por Pedro Tancini, que junto com Caio Caldas assina a dramaturgia e direção.

O espetáculo é uma tragicomédia em formato híbrido, com parte audiovisual e parte teatro. Em Professores Online, voltamos para dezembro de 2020, quando o país acabava de sair da primeira onda de casos de Covid-19, e acompanhamos as reuniões virtuais entre professores de um colégio público e um novo diretor, que está encabeçando um projeto de privatização do colégio.

Cada um desses professores enfrenta uma dificuldade, como a inabilidade com as ferramentas digitais, excesso de trabalho, falta de recursos técnicos para dar aulas online, o luto pela perda recente de uma colega de trabalho, vítima da pandemia. Mas, aos poucos, vai ficando claro que as mudanças idealizadas pelo novo diretor são apenas de fachada e vêm para precarizar ainda mais o trabalho do corpo docente.

Então, somos surpreendidos com o grande anúncio do novo diretor: contrariando os especialistas, ele decide que a pandemia acabou e que as aulas voltarão para o presencial em fevereiro de 2021. Ele só precisa que os professores assinem um “Termo de Responsabilidade”, caso alguém fique doente.

Professores Online é um ato de memória. Ele encena o período mais traumático da nossa história recente para que, por meio do teatro, exercitemos simbolicamente uma outra possibilidade de acontecimentos. Esse exercício tem como objetivo “responsabilizar os líderes que escolheram seu próprio lucro ao custo de milhares de vidas e honrar as vítimas da pandemia, para que uma tragédia humanitária como essa nunca mais aconteça na nossa história”, conclui Pedro Tancini, ator, diretor, dramaturgo e produtor do Coletivo Parêntesis de Teatro.

Sinopse
Em pleno dezembro de 2020, o novo diretor de um colégio decide que a pandemia de Covid-19 acabou e que as aulas voltarão para o presencial. Ele só precisa que os professores assinem um “Termo de Responsabilidade”, caso fiquem doentes. Os professores tentam protestar, mas cada um deles está enfrentando um terrível drama, como excesso de trabalho, inabilidade com as ferramentas digitais, e a perda recente de uma colega de trabalho.

Onde
Teatro Giostri Cultural
Rua Rui Barbosa, nº 201, Bela Vista, São Paulo, SP
Telefone: (11) 2309 4102

Quando
De 04 de novembro a 10 de dezembro
Sábados e domingos às 18h00

Ingressos
R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia-entrada
Ingressos online: SYMPLA
Para ingressos meia-entrada é necessária a apresentação de comprovante válido. Ingressos online sujeitos a taxas de conveniência.
O espetáculo tem a duração de 80 minutos, classificação indicativa de 12 anos e conta com interpretação em LIBRAS e audiodescrição em todas as sessões.

Ficha técnica
Dramaturgia e Direção: Pedro Tancini e Caio Caldas. Elenco principal: Adriana Ximenez, Bethinha Relvas, Caio Caldas, Daniel Rechtman, Pedro Tancini e Winnie Moriyama. Elenco coadjuvante: Anna Oliveira, Bibi Escabrós e Carlos Antunes. Atriz convidada: Bia Rosa. Assistência: Vuka Pereira. Iluminação: Roana Paglianno. Cenário e figurinos: Pedro Tancini e Bethinha Relvas. Design gráfico: Denis Diosanto. Fotografia: Alan Kevin. Audiovisual: Ilha Quatro Dois Filmes. Assessoria de imprensa: M2 Comunicação. Produção: Pedro Tancini.

Sobre Pedro Tancini
Pedro Tancini é fundador do Coletivo Parêntesis de Teatro, onde dirigiu e produziu seis espetáculos de teatro (2018 a 2023), todos de sua autoria. É formado em Arte Dramática pelo Teatro Escola Macunaíma (2015), em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (2014), é mestre em Comunicação e Práticas de Consumo também pela ESPM-SP (2018), além de ter participado de diversos cursos de interpretação e de escrita literária (2015 a 2018). Como escritor, escreveu oito peças e teve seus poemas e crônicas selecionados pelo 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos (2017) e pelo Prêmio Off Flip (2021). Como ator, integrou o elenco de mais de vinte espetáculos, foi vencedor do 26º Concurso Nacional de Poesias Augusto dos Anjos como melhor intérprete do poema "perdido, sozinho" (2017) e ganhou o prêmio de melhor atuação no Festival CURTE de Teatro Online pelo espetáculo “Entrevista” (2021).

Sobre Caio Caldas
Caio Caldas é formado em Arte Dramática pelo Teatro Escola Macunaíma (2017), no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi (2021), além de ter participado de diversos cursos de interpretação e de escrita literária (2014 a 2022). Como ator, integrou o elenco de dezoito espetáculos e ganhou indicação de melhor atuação coadjuvante no Festival CURTE de Teatro Online pela cena “Entrevista” (2021).

Sobre o Coletivo Parêntesis de Teatro
O Coletivo Parêntesis de Teatro foi fundado em agosto de 2016 e desde então idealizou e produziu os seguintes espetáculos:
- "O Chá Mais Idiota de que Já Participei em Toda a Minha Vida", com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Teatro da Cia. do Feijão (2018);
- "Entrevista", com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Festival CURTE de Teatro Online (2021);
- "Pedaços de Mim", com direção e dramaturgia de Pedro Tancini, apresentado no Festival CURTE de Teatro Online (2021);
- "Dicas para Lucrar com o Fim do Mundo", com direção e dramaturgia de Pedro Tancini (2023);
- "Teatro à Venda", com direção e dramaturgia de Pedro Tancini (2023).
Pelo Festival CURTE de Teatro Online de 2021, Pedro Tancini ganhou o Prêmio de Melhor Atuação pela peça "Entrevista", e Caio Caldas e Julia Perini receberam indicações para o Prêmio de Melhor Atuação Coadjuvante pelas peças "Entrevista" e "Pedaços de Mim", respectivamente.


Informações para imprensa:
Madalena Martins
(11) 99880-1911
[email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp