30/11/2023 às 19h03min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h25min

Exames preventivos podem salvar a vida dos cães

Outubro e novembro são marcados por ações de conscientização da prevenção de câncer

Agência Alma
Os Paulistinhas Divulgação

Exames preventivos podem solucionar diversas doenças e não só nos humanos. É muito importante que o PET também faça o check-up anual no médico veterinário para assim se conseguir evitar diversos problemas que podem afetar a saúde.

Outubro Rosa e Novembro Azul são ações que marcam dois meses importantes no momento da conscientização da prevenção dos cânceres de mama e próstata tanto em humanos quanto nos bichos de estimação, como explica o veterinário Marcos Migliano.

“É fundamental fazer exames preventivos para câncer em todos os animais a partir dos nove anos de idade. Em raças que são propensas a ter a doença é importante que se faça antes, com cinco anos. Por exemplo, com um exame simples é possível se detectar diversos tumores, principalmente os que surgem no baço. Geralmente são de dois tipos hemangiomas ou hermangiossarcoma, ambos malignos, com crescimento rápido e são quase imperceptíveis. Porém, quando se rompem, o animal tem uma hemorragia interna, que é fácil de se controlar, mas onde cai o sangue, nasce um outro tumor, ou seja, ocorre uma metástase. Então, é fundamental que se pegue o diagnóstico precoce para se tirar o órgão tendo em vista una sobrevida maior. Infelizmente, quando se descobre em estágio já avançado, o cão sobrevive somente entre 30 e 60 dias”, explica o doutor.

Marcos Migliano é o veterinário dos Paulistinhas, os irmãos da raça Fox Paulistinha, famosos na internet. Sua tutora, Carol Botelho Mattar, também comenta a importância da prevenção e como encara essa rotina na vida de Cacau e Dingo.

“O cuidado com a saúde de nossos mascotes não deve nem entrar em discussão. Da mesma forma que a gente vai ao médico, faz nossos exames, eles também precisam. Não consigo imaginar passar por uma situação grave de saúde com eles. Por isso, periodicamente passamos em consulta com o super Dr. Marcos que cuida deles desde que nasceram. Todo cuidado é importante e o que for preciso fazemos para evitar qualquer desafio na saúde e qualidade de vida de nossos tesouros”, comenta.

Os Paulistinhas já estão com seus anos. A raça Fox Paulistinha é bastante saudável e não apresenta predisposições a muitas doenças, mas todo acompanhamento médico é sempre importante para que a vida de todos AUmigos seja mais longeva.

Sobre Os Paulistinhas:

A tutora Carol Botelho Mattar criou a conta Os Paulistinhas nas redes sociais para mostrar o dia a dia de dois irmãos da raça Fox Paulistinha. Os pets estão com seis anos e desde que chegaram na vida da Carol já passaram a ser sucesso na internet. Dingo e Cacau contam com milhares de seguidores que acompanham suas brincadeiras e diversões, além de mostrar ali dicas de convivências de vida saudável entre a tutora e seus amigos de quatro patas.

A conta dos pets no Instagram já conta com 700 mil seguidores, quase 13 mil inscritos no Youtube e mais de 130 mil no Tik Tok. Todas as peripécias desses dois aumiguinhos podem ser acompanhadas no @ospaulistinhas.


 


 


 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp