30/11/2023 às 12h36min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h24min

A cantora baiana Virgínia Rodrigues é a primeira participante de dezembro da série Cada Voz

Projeto em vídeo da Enciclopédia Itaú Cultural, que disponibiliza semanalmente depoimentos de diferentes artistas sobre suas carreiras, tem direção do fotógrafo Marcus Leoni. Neste episódio, o público conhece um pouco mais sobre a história de vida dessa cantora, que se destaca na MPB por sua extensão vocal

Larissa Corrêa
Marcus Leoni_Itaú Cultural
Na primeira segunda-feira de dezembro, dia 4, a Enciclopédia Itaú Cultural disponibiliza novo episódio da série Cada Voz, com a cantora Virgínia Rodrigues. Sob direção do fotógrafo Marcus Leoni, ela conta sua percepção sobre a música, como algo sagrado, superior. Ainda, o público acompanha o início da carreira da artista, em corais religiosos, até a chegada de suas turnês na Europa, o tempo em que esteve no Bando de Teatro Olodum e a sua aproximação com Caetano Veloso, que produziu seu primeiro álbum, Sol Negro, em 1997.  O acesso para este projeto é https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa645782/virginia-rodrigues.

“A música para mim é fonte de cura. Quando canto é quando sou um ser humano bacana, a melhor pessoa do mundo”, afirma a cantora. “Música é a senhora de tudo. Não adianta você querer ser mais que a música, se sobrepor a ela, porque não consegue”, observa. “Se você tentar se sobrepor a ela, ela te derruba. A gente tem que ser usado como veículo. Eu gosto de ser usada pela música.”

Virgínia lembra da primeira vez que subiu em um palco: “foi quando entrei no Bando de Teatro Olodum. Eu fui lançada por Caetano Veloso, mas quem me descobriu foi Márcio Meirelles.” A cantora e atriz diz que sempre quis ser uma artista que faz arte, que faz música, porque, segundo ela, as pessoas estão mais em busca da visibilidade do que de arte, e com isso tem se perdido a qualidade, a sensibilidade.

Virgínia Rodrigues nasceu em 1964 em Salvador, Bahia. Cantora e atriz, surge nos anos 1990 e se consolida como uma das cantoras com a maior extensão vocal da MPB por sua facilidade de transitar do extremo grave para o agudo sem perder afinação e precisão. 

Enciclopédia Itaú Cultural
A Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira completou 20 anos em 2021 e hoje está sob a gestão da Gerência de Informação e Difusão Digital, tendo se tornado referência virtual para pesquisadores, educadores e estudantes. Ela reúne informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música produzidas no Brasil. Ao todo são 220 mil verbetes, entre biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte e histórico de grupos e movimentos artísticos.

SERVIÇO:
Cada Voz, com Virgínia Rodrigues
Dia 4 de dezembro (segunda-feira)
Em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa645782/virginia-rodrigues 

Itaú Cultural 
www.itaucultual.org.br 
www.twitter.com/itaucultural 
www.facebook.com/itaucultural 
www.youtube.com/itaucultural 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp