30/11/2023 às 15h22min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h24min

Clássico Tomates Verdes Fritos é uma das atrações da agenda de dezembro na Fundação do Livro e Leitura

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A agenda do mês de dezembro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto oferece quatro atividades abertas e gratuitas. A programação começa neste sábado, 2 de dezembro, às 18h, com o último encontro do Cine Fórum que apresenta o filme "Tomates Verdes Fritos". A sessão acontece na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), com acesso aberto e gratuito.

Clássico de 1991, dirigido por Jon Avnet, a produção - baseada no livro homônimo de Fannie Flagg - mistura drama e comédia para falar sobre relações humanas, especialmente a amizade. "Escolhemos esse filme para encerrar a programação do Cine Fórum exatamente pela temática. Nesta época do ano - tão ligada a questões sentimentais e emocionais, trazemos uma mensagem de carinho, esperança, amor e amizade. O filme é engraçado, triste, comovente, emocionante e fala muito sobre amor próprio também", explica André de Castro, responsável pela atividade junto com o irmão, Marcos de Castro (Gêmeos do Cinema). A versão de "Tomates Verdes Fritos" que o público do Cine Fórum verá é sem cortes, nunca exibida em cinemas. O elenco tem Kathy Bates, Mary Stuart Masterson e Mary-Louise Parker.

Com balanço positivo de 2023, André de Castro revela novidades para a agenda do ano que vem. Ele avalia que o ano traçou uma excelente jornada para o Cine Fórum, o que garantiu fidelidade de público, aumento de plateia e reencontro de pessoas que frequentavam o projeto em seu início, ainda quando era oferecido nos Estúdios Kaiser de Cinema. "Este é um evento democrático, que dá certo e funciona para a plateia geral da cidade. Para 2024, vamos ampliar a referência dos filmes escolhidos. Além de livros, buscaremos títulos baseados em artigos, gibis, discos etc", anuncia André, sublinhando que "filmes esquecidos pelos grandes estúdios e que não são encontrados em canais fechados de tevê ou streaming são muito assertivos com o público do Cine Fórum".

Debate literário

No dia 9 de dezembro (sábado), às 16h, acontece encontro do Clube do Livro, de forma on-line pela plataforma Zoom. O título em debate é "Botchan", do escritor japonês Natsume Soseki. Dono de estilo definido pelo bom humor, o autor apresenta trama sobre diferenças, a partir do choque cultural que opõe a cidade grande e o interior. O protagonista é um jovem professor de matemática que vive em Tóquio e aceita o desafio de trabalhar numa localidade pequena e inóspita.

A biblioteconomista Gabriela Pedrão, que coordena a atividade, explica que o livro foi uma escolha do coletivo e está dentro da proposta do grupo de ler sempre autores de diferentes nacionalidades. "O livro é bastante clássico e fala sobre um conflito entre a metrópole e o interior. É uma obra mais curta e leve. E por conta do final de ano, foi propositalmente escolhida para todos os participantes terem condição de concluir a leitura e encerrarmos o ano de uma forma mais tranquila", destaca.

Lançamento Livro

Já no dia 15 de dezembro (sexta-feira), às 19h30, acontece o lançamento de livro "A Arte e o Novo Tempo", de Márcia Maria da S. Anaga C., na sede da Fundação do Livro e Leitura.

A obra é uma narrativa em forma de peça teatral, revestida do cunho místico. A autora emerge o ser no processo criativo, como em uma narrativa curativa, desaguando a escrita na iniciação de uma alma voltada ao renascimento espiritual. "É um trabalho iniciático, cujo resultado revelou um humano apto a estar desperto para viver no Novo Tempo, com significado. É emergente a necessidade da tomada da responsabilidade pessoal para a reconstrução interna", explica a autora. O lançamento é aberto a toda a população.

Encerramento com literatura preta

A Fundação do Livro e Leitura fecha o mês e o ano com a Resenha Preta no dia 16 (sábado), às 10h, de forma presencial, na sede da instituição. O tema da roda de conversa é "Afetos e escrita decolonial", com abordagem de quatro obras: "Tudo sobre o amor: novas perspectivas", de Bell Hooks; "A terra dá, a terra quer", de Nego Bispo; "Discurso sobre o colonialismo", de Aimé Césaire; e "Canção para ninar menino grande", de Conceição Evaristo. A atividade terá participação de Bruna Motta. A mediação é de Camila Santos e Jessica Machado.

Entregas de novas bibliotecas

Seguindo o projeto de Revitalização de Bibliotecas - que teve início em 2019 e conta com incentivo do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS e Proac Editais), através da Lei de Incentivo à Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - neste mês de dezembro, mais duas bibliotecas serão inauguradas A primeira será entregue nesta sexta-feira (1/12), na EMEF Graziela Malheiro Filho, em São Joaquim da Barra. A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Ipuã, também foi remodelada e será entregue no dia 11/12. A entrega dos dois espaços será marcada pelo espetáculo teatral circense De Lucca Circus Show, com o artista De Lucca. Esta atividade é exclusiva para os alunos.

Até o momento, 14 bibliotecas ou salas de leitura foram remodeladas nos municípios de Ribeirão Preto, São José da Bela Vista, São Joaquim da Barra, Guará e Ituverava. Todo o trabalho de remodelação dos espaços públicos é feito pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana.

SERVIÇO
Agenda cultural de dezembro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Cine Fórum

Exibição do filme "Tomates Verdes Fritos" (1991)

Data e horário: 02/12 (sábado) | 18h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Clube do Livro

Livro: "Botchan", do escritor japonês Natsume Soseki

Data e horário: 09/12 (sábado) | 16h

Encontro on-line: plataforma Zoom
LINK:  linktr.ee/fundacaolivrorp
https://us02web.zoom.us/j/83955162216?pwd=eEQxd1ZlL0d5b0tkd2t2M29Qc0p3QT09#success

Aberto e gratuito

Lançamento do Livro

A Arte e o Novo Tempo, de Márcia Maria da S. Anaga C.

Data e horário: 15/12 (sexta-feira) | das 19h30 às 22h

Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Resenha Preta com Bruna Motta

Mediações de Camila Santos e Jéssica Machado

Data e horário: 16/12 (sábado) | 10h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)

Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp