29/11/2023 às 15h37min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h05min

Arte Urbana ganha status de obra de Museu, com nomeação de conselheiro no Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico

Kleber Pagu, artista e produtor cultural paulistano, foi o nome escolhido para integrar o órgão federal, que faz parte do Instituto Brasileiro de Museus - Ministério da Cultura

Fausto Cabral
Flavio Florido
As Artes Urbanas no Brasil vêm a cada ano se consolidando mais como parte da nossa identidade cultural, tomando conta da paisagem e transformando arquiteturas hostis como muros, laterais cegas de prédios e ruas de inúmeras cidades em espaços de arte e cultura. E é por conta desta pujança que estes verdadeiros museus de arte a céu aberto acabam de ganhar um importante reconhecimento do Governo Federal.

Pela primeira vez na história, o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico - CCPM, órgão de assessoramento integrado ao Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, terá entre os seus representantes uma personalidade que dedica seu trabalho às Artes Urbanas.

O escolhido foi o produtor cultural, artivista e sociólogo paulistano Kleber Pagu, que ao longo de sua trajetória já realizou mais de 270 instalações de Artes Urbanas em colaboração com diferentes artistas. Dentre elas, estão obras que chamaram a atenção mundial, como o Mural Etnias, realizado durante as Olimpíadas Rio 2016 com o artista Eduardo Kobra e as frases em vias do Movimento Nós Artivistas, iniciado em 20 de novembro de 2020. Pagu também é um dos principais articuladores do Projeto de Lei 379/2020 que reconhece cerca de 60 polos de Artes Urbanas na Cidade de São Paulo dedicados a essas práticas sociais.

Dentre os seus mais recentes projetos está o lançamento, para a mesma data, da plataforma on-line do Céu – Museu de Arte a Céu Aberto (museudearteaceuaberto.org), que tem o objetivo de democratizar o acesso do público a este segmento artístico e atuar como um instrumento museológico no reconhecimento, promoção e preservação das Artes Urbanas produzidas em todo o território nacional.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp