28/11/2023 às 09h56min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h04min

BTFF reflete o potencial do mercado de fitness, saúde e bem-estar

As 115 marcas expositoras movimentaram a 5ª edição do evento, que recebeu um público total de 50 mil visitantes, entre profissionais de educação física, atletas, nutricionistas, fisioterapeutas, médicos e empresários do setor

2PRÓ Comunicação
www.btff.com.br
BTFF 2023 recebe 50 mil visitantes (crédito: divulgação)
 

Com um público total de 50 mil visitantes e 115 marcas expositoras, a 5ª edição da BTFF - Brasil Trading Fitness Fair ampliou os debates sobre a importância da integração entre fitness, saúde e bem-estar. Especialistas reconhecidos e renomados do mercado participaram das palestras realizadas na Arena Bem-Estar, BTFF Talks, BTFF Conference, Summit de Nutrição Esportiva e Workshop Enaf. No total foram 240 horas de conteúdo e experiências. 

Realizada entre os dias 23 e 26 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo, a feira, organizada pela Italian Exhibition Group (IEG), reuniu os segmentos de  suplementação, nutrição, alimentação, equipamentos e acessórios, moda fitness, beleza, saúde e bem-estar, oferecendo conteúdo de qualidade aos públicos B2B e B2C. 

A BTFF está em sinergia com o potencial deste mercado que obteve uma receita global de US$ 5,6 trilhões (R$ 27 trilhões) em 2022, de acordo com Global Wellness Institute. Nos últimos 10 anos, o faturamento saltou 65%, saindo de US$ 3,4 trilhões (R$ 16,8 trilhões) em 2013. 

“A BTFF segue firme no seu propósito de ser uma feira de negócios, conteúdo e experiência. Nosso objetivo é desenvolver o mercado de saúde e bem-estar para alcançar o maior número de pessoas. Reunimos as principais marcas do setor de suplementos, vitaminas, produtos naturais, moda, equipamentos e serviços, possibilitando a geração de negócios efetivos durante os quatro dias do evento”, afirma Rimantas Sipas, diretor de operações da IEG Brasil. A 6ª edição da feira está confirmada para acontecer entre os dia 22 e 24 de novembro de 2024, no Expo Center Norte.

De acordo com a Contatus Eventos, organizadora da Rodada de Negócios, a previsão é que os encontros comerciais, realizados durante dois dias da BTFF, resultem em negócios da ordem de R$ 25 milhões nos próximos 12 meses.

“Participamos das rodadas e fechamos bons contatos. Notamos um público muito qualificado. As pessoas estão conhecendo a marca e isso é muito bom para a gente. É um evento sensacional, com certeza iremos voltar no próximo ano”, garantiu Lucas Castro, fundador e CEO da Dr.Peanut. 

 

Jornada do envelhecimento

 

Na avaliação do endocrinologista, Filippo Pedrinola, “há uma diferença entre nossa idade cronológica, aquela do registro de nascimento, e a biológica. Seu corpo pode envelhecer mais rápido ou devagar, de acordo com as suas escolhas.” 

 

Palestrante na Arena Saúde e Bem-Estar, Pedrinola entende que os principais aspectos da jornada do envelhecimento precisam de atenção em quatro pilares: equilíbrio emocional,  atividade física,  hábito alimentar e  espiritualidade. “Nossas escolhas vão dizer como envelheceremos. Nosso organismo precisa de estímulos para manter a saúde de estruturas como as mitocôndrias, que são fundamentais para a saúde durante toda a vida.”

Segundo Flávia Carvalho, mestre em nutrição dietética, saúde e bem-estar, “apoiamos o bem-estar, começando pela saúde mental para, então, buscar o exercício e a nutrição, com escolhas que mudem a vida das pessoas. O olhar para o bem-estar é amplo e nós, profissionais de educação física, somos condutores da formação.”

Tânia Rodrigues, presidente da ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva), lembrou que o Brasil já possui cursos de Nutrição há mais de 60 anos, ocupando uma posição de pioneirismo no cenário mundial. “A ciência da nutrição nasceu na América Latina. O Brasil é um modelo de pesquisa em alimentação. Passamos de números expressivos de desnutrição para números já preocupantes de sobrepeso. Tivemos um crescimento de forma desorganizada na industrialização dos alimentos.”

Tendências em alimentos saudáveis

 

O mercado de snacks também deve evoluir para outras categorias de produtos como, por exemplo, barrinhas de proteína de grilo. De acordo com os dados apresentados pela presidente da ABNE, os insetos são a forma mais barata e rápida de fornecer proteína de boa qualidade – e eles ainda ganham pontos em aspectos como a sustentabilidade. “O pó de grilo, por exemplo, possui 76% de proteína em sua composição. Está abaixo da clara de ovo, mas acima da carne seca”, afirmou a executiva.

 

Outra tendência apontada pela especialista é o uso de cápsulas de sal, em forma de sachê, comprimidos ou pastilhas, para a hidratação, que podem ser muito úteis em atividades físicas que levam o organismo ao limite.

 

Especificamente sobre a classificação dos suplementos liberados no Brasil e suas indicações, a portaria do governo federal de 2018, que substituiu as duas anteriores, foi ampliada e passou a ser mais “científica”, com base na composição dos produtos e em suas características nutritivas.



 

Expositores celebram os resultados

 

A avaliação positiva dos expositores confirma o sucesso da 5ª edição da BTFF. Para Fernando Moura, diretor comercial e de marketing do Grupo BRG, que reúne as marcas Integralmedica e Darkness, o crescimento da feira também agradou. "Como líderes do nosso segmento, estamos bastante entusiasmados com a expansão da BTFF no mercado de fitness e suplementos. O evento vem consolidando sua importância a cada edição. Esse ano surpreendeu com a quantidade de expositores, a presença das principais marcas e de um público maior. Um evento estratégico para um setor que só cresce".

 

A realização de negócios foi um dos principais fatores para Vitor Neri, gerente de marketing da CR Nutrition. “É uma feira muito importante para gente, somos parceiros desde a primeira edição. Estamos com um estande que é voltado para os negócios, mas também com muita interação com o público. Os resultados estão sendo sensacionais, batendo as metas do dia com muitos negócios. A BTFF trouxe muitos lojistas. A estrutura e a organização estão excelentes, é um espaço seguro e agradável de estar. Acredito que seja uma feira necessária e essencial ao nosso segmento.”

 

Já Elio Arikawa, diretor comercial da Shark Pro destacou a organização e crescimento do evento. “Estamos sentindo que a feira gera bastante negócio e com um público muito qualificado. Muitos clientes elogiaram o fato de receber o ingresso em casa e os maiores compareceram. O evento está mais estruturado e com mais estandes neste ano. Muitos parceiros nossos foram feitos na BTFF.” 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp