28/11/2023 às 18h03min - Atualizada em 28/11/2023 às 20h30min

Mario Quintana se torna personagem de peça 

Inspirada em fatos reais de sua vida obra chega às livrarias em dezembro

Pombo Correio Assessoria de Comunicação
Mario Quintana e Liane Neves Foto de Leonid Streliaev
 

Mario Quintana se torna personagem de peça 

inspirada em fatos reais de sua vida

 

Com dramaturgia escrita por Tomás Fleck, obra chega às livrarias em dezembro publicada pela editora Reformatório

 

 

A obra de Mario Quintana, o famoso poeta das coisas simples, é um patrimônio da cultura brasileira. Mesmo anos após sua morte, seus versos continuam na ponta da língua. Já a sua biografia permanece repleta de lacunas: quem foi o homem por trás do poeta? Nos anos 80, Mario teve uma amizade inusitada com Liane Neves, jovem fotógrafa contratada para registrar seu octogenário. E este fato inspirou a dramaturgia Minha sombra luminosa, de Tomás Fleck, cujo título faz referência à maneira como Mario definia a presença de Liane em sua vida.  

 

O lançamento do livro acontece em São Paulo, na Livraria da Vila, em Pinheiros, no dia 7 de dezembro, às 19h. Além da presença do autor, haverá uma leitura dramática com o ator Genézio de Barros no papel de Mario Quintana, Rita Batata como Liane Neves e ainda Emílio Faria.  

Foi a própria Liane quem confidenciou esses fatos ao roteirista Tomás Fleck, que logo transformou a história de amizade entre o poeta e a fotógrafa em argumento de cinema. Acontece que, quando a atriz e produtora Rita Batata leu este argumento, logo vislumbrou a história nos palcos e, assim, encomendou a peça a Tomás. A empreitada se realizou contemplada pelo edital PROAC-SP para publicação de dramaturgia inédita. 

 

"Eu nasci no mesmo estado que Mario Quintana e, desde pequeno, costumava ler seus livros.”, comenta Tomás, dizendo ainda: “a forma como ele trabalha o humor sempre me chamou a atenção e eu trago isso comigo até hoje. Inclusive, por meio desta obra, posso tentar retribuir parte da paixão pela escrita que Mario construiu em mim. Um dos grandes desafios (e honras) de escrever essa peça foi partir de uma história verídica sem perder a liberdade de ficcionalizar personagens que são baseados em pessoas reais. Fazer isso é uma grande responsabilidade e foi feito com bastante estudo - mantendo o tema da história sempre em perspectiva: a amizade.”

 

Agora, com a dramaturgia pronta, a peça busca financiamento para sua montagem, que terá direção geral de Ricardo Grasson. 

 

Na orelha do livro, o cineasta Jorge Furtado diz: “em Minha sombra luminosa, Tomás Fleck constrói um drama vivo, engraçado, empolgante e comovente, sobre a relação entre a poesia e a fotografia, entre a vida e a arte. A fantasia é quase real, ‘“a imaginação é a memória que enlouqueceu’.”

 

O prefácio é assinado por Vinicius Calderoni que escreve: "Minha sombra luminosa, primeiro texto teatral de Tomás Fleck, é uma inspirada oxigenação deste gênero de recriações biográficas, uma lufada de vento fresco em dia tórrido."


“Um ponto que me tocou desde que Liane me contou esta história foi o fato de que os dois se tornaram amigos, mesmo ela tendo 23 anos e ele 80,” relembra Tomás, concluindo que “com isso sempre em vista, os conflitos dos personagens (que não são poucos) caminham na direção desse lugar fraterno. Outro elemento que foi rico de poder usar é o humor, que costumo ter bastante no meu trabalho. Como Mario escreveu muitos livros e poesias (e diversas em tom cômico), pude buscar na obra dele as suas características, além de citações para usar na voz do personagem Quintana."

 

Este ano a Editora Reformatório, uma das editoras independentes mais premiadas do país, completou 10 anos e lançou a publicação de dramaturgia teatral em seu catálogo. O editor Marcelo Nocelli acredita no teatro e ressalta o quão prazeroso é ler uma peça e poder imaginar como você a levaria ao palco. Minha sombra luminosa é a segunda publicação do selo e outras peças já estão previstas.



 

Minha sombra luminosa

autor: Tomás Fleck

gênero: Teatro

Formato fechado: 14 x 21 cm 

n. de páginas: 128 

ISBN: 978-65-88091-92-0

Preço sugerido: R$ 50,00  




 

Serviço

Lançamento com noite de autógrafos e leitura dramática aberta ao público.

Quando: 07/12/2023 - a partir das 19h

Onde: Livraria da Vila de Pinheiros

Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros

 

Sobre o autor - @tomas.fleck

Tomás Fleck é dramaturgo, roteirista, diretor de cinema e tv. Sua carreira reúne séries exibidas na Netflix, Globo, Amazon Prime, além de filmes selecionados para importantes festivais, como o de Gramado, Brasília e Anima Mundi. Gaúcho, Tomás é formado em Comunicação Social e reside em São Paulo. Estudou literatura no Curso Livre de Preparação de Escritores da Casa das Rosas e integrou o Núcleo de Dramaturgia do Sesi/SP, onde escreveu a peça A tragédia canina para humanos. Também ministra aulas de roteiro e direção audiovisual em diversas instituições.

 

Sinopse do livro - @editorareformatorio

Inspirada em fatos reais, Minha sombra luminosa conta a história da amizade inusitada entre Mario Quintana e Liane Neves em 1986. Ela é uma fotógrafa iniciante de 23 anos que recebe a missão de registrar o dia a dia dele para uma homenagem ao seu octogenário. Ele é um poeta consagrado de 79 anos, sem nenhum interesse em ser homenageado – tanto que diversos fotógrafos reconhecidos foram demitidos dessa tarefa árdua antes dela. Porém, diante da chance de alavancar sua carreira, Liane cria uma estratégia ousada: se hospeda no hotel em que Mario mora e finge ser uma vizinha amigável no intuito de ganhar a confiança dele antes de admitir o interesse real de fotografá-lo.

Os dois se aproximam e ela percebe que, apesar das seis décadas que os separam, eles têm mais em comum do que poderia imaginar. E Mario fica cada vez mais instigado com a presença da estranha “vizinha”, que o faz repensar antigas convicções. Quando tudo parece correr bem, Liane admite ser fotógrafa e se depara com problemas muito maiores do que o simples incômodo de um poeta que não quer ser homenageado.





 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp