27/11/2023 às 11h14min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h06min

Chico Brum canta suas raízes no single “Sankofa” com Dani Câmara

Canção fará parte de “Velejo”, álbum que busca um resgate cultural negro

Daniel Corrêa
Divulgação

O cantor e compositor Chico Brum faz de seu novo single, “Sankofa”, uma profunda incursão na música brasileira com ênfase na resistência negra. Inspirada no ideograma africano representado por um pássaro com a cabeça virada para trás, a música convida à reflexão sobre a necessidade de revisitar as raízes. A faixa conta com a convidada Dani Câmara e integrará em breve o álbum “Velejo”.

Assista ao clipe “Sankofa”: https://youtu.be/ftUVwqTrlhc 

Ouça “Sankofa”: https://onerpm.link/chicobrum-sankofa 

Além do lançamento musical, “Sankofa” é acompanhada por um videoclipe gravado noS estúdioS In Concert Produções, em Ipanema, onde também foram gravados os vocais da faixa. A concepção da música tem origem na ideia de abordar o resgate cultural negro, lembrando da importância de a população preta recordar o passado e a sua ancestralidade. A música almeja ser um catalisador para a reflexão e a reconexão com as raízes culturais.

“As letras e melodias de 'Sankofa' representam a minha paixão por resgatar as histórias e a riqueza cultural da comunidade negra. Espero que a música inspire reflexão, conexão e orgulho em cada ouvinte”, resume Chico.

As maiores influências sonoras para “Sankofa” incluem artistas como Serena Assumpção, Munir Hossn e Juçara Marçal, entre outros. Essas referências de Chico Brum contribuíram significativamente para a sonoridade e abordagem musical da composição. “Sankofa” encontra sua expressão principalmente na música brasileira, latina e africana, incorporando elementos dessas linguagens e identidades para transmitir sua mensagem.

Para Chico, "Sankofa" é uma das principais faixas do próximo álbum principalmente pela profundidade da sua mensagem e pela capacidade de resumir as intenções do músico de Nova Iguaçu (RJ) para este projeto. Chico Brum assumiu o papel de produtor da faixa, coordenando a gravação de todos os instrumentos, assim como a mixagem e masterização. A adição da voz por Dani Câmara contribui para a potência do single. Cantora, compositora, atriz, diretora e realizadora cultural. Cria de Angra dos Reis, ela é cantora, compositora, atriz, diretora e realizadora cultural. A sua obra passa pela música afro-brasileira, pop e jazz com letras e melodias que falam sobre afeto, ancestralidade e empoderamento.

À medida que “Sankofa” ressoa por meio de suas melodias, Chico Brum convida os ouvintes a uma jornada de introspecção, incentivando a revisitação coletiva das raízes culturais durante este mês significativo de reconhecimento e celebração da população negra brasileira. O single se destaca como um testemunho do poder da música em promover a compreensão e conexão culturais.

Não por acaso, o lançamento é da Peneira Musical, que atua como selo, produtora e editora, com o propósito de impulsionar a arte de pessoas LGBTQIAP+, pretas, 50+ e periféricas em geral, apoiando, capacitando e tornando suas carreiras sustentáveis. Foi fundada em 2020, no Rio de Janeiro, pela cantora e compositora Elisa Fernandes, mulher negra, lésbica, periférica e cria de escola de samba, cuja obra e vida se refletem no selo.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp