27/11/2023 às 13h36min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h06min

USP Música Criança realiza Recital Pedagógico e Concerto Musical abertos à comunidade

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
Oferecer formação musical para estudantes na faixa etária de seis a 18 anos e prepará-los para a experiência do palco e o contato com o público. Esse é o objetivo principal do Projeto USP Música Criança, que funciona em São Joaquim da Barra, no interior paulista, desde agosto de 2016, como extensão das atividades existentes em Ribeirão Preto (a partir de 2007).  A cada final de semestre, o projeto oferece programação cultural aberta à comunidade: no próximo dia 30 de novembro acontece o Recital Pedagógico, a partir das 19h e no dia 7 de dezembro, o Concerto de Encerramento, às 20h, ambos no palco principal do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, na Casa do Menor Santa Lúcia (R. Alfredo Nogueira, 390).

Durante o Recital Pedagógico, os alunos dos instrumentos de cordas (violino, violoncelo e contrabaixo), instrumentos de sopro – madeiras (saxofone, clarinete e flauta) e metais (trompete, trombone e tuba), e, ainda de piano, apresentam peças individuais, que mostrarão o desempenho e aprendizado individual. O momento é também uma oportunidade para pais e convidados conhecerem o projeto e acompanharem o desenvolvimento e evolução de cada aluno.

No dia 7 de dezembro, a agenda propicia uma experiência ainda mais desafiadora: os estudantes participam do Concerto de Encerramento, que tem uma roupagem mais artística e conta com cerca de 90 alunos - juntos em palco – com participação de Quarteto de Cordas e com formação completa de Orquestra e Coral (formado por integrantes do curso de Canto Coral). 

Segundo o professor Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico do USP Música Criança, as apresentações funcionam como uma extensão da sala de aula e servem para trabalhar, principalmente, a concentração e a performance dos alunos. Este teste, de frente ao público, também é um preparo para o controle de ansiedade do músico em formação. “Tudo isso faz parte da formação musical. É muito importante que os alunos, ao final de cada semestre, tenham essa vivência do palco, justamente para sentir essa pressão, o nervosismo e, ao mesmo tempo, aprender a lidar com isso de uma forma tranquila e com técnica”, explica. 

Todo esse trabalho é feito com suporte de cada professor do projeto, que juntos, buscam ampliar o nível de concentração, relaxamento, ensinando o que os alunos devem observar durante um concerto. “Isso, com certeza, é riquíssimo para formação deles”, acrescenta Mendes.

No Concerto de Encerramento, os alunos vão interpretar três peças que são ícones da MPB (Música Popular Brasileira):  “Chega de Saudade”, “Berimbau” e  “O Barquinho”. A agenda é gratuita e aberto ao público de São Joaquim da Barra e região. As vagas são limitadas e seguirão a ordem de chegada do público.

Histórico
O USP Música Criança tem sido possível graças a sucessivos projetos cadastrados no Programa Nacional de Apoio à Cultura, modalidade de incentivo fiscal, do Governo Federal. Busca inserir os alunos no universo da arte para compensar suas etapas da formação artística, geralmente incompletas ou deficientes pela formação básica escolar. É direcionado a crianças e pré-adolescentes da cidade de São Joaquim da Barra e arredores, que vivem em situação de risco, casos de alta complexidade em suas demandas sociais – devido a situações econômicas, materiais ou educacionais precárias.

Para a coordenadora geral do projeto, Luciana Rodrigues, a formação musical difundida possibilita desenvolvimento educacional aos participantes, gerando a possibilidade de viabilizar reais alternativas de superação de condições psíquico-físicas, econômicas e sociais adversas. “No caso da música, quanto mais cedo essas contribuições forem aplicadas, mais positivos serão os resultados”. A tese apresentada no projeto é amplamente aceita por pesquisadores acadêmicos ao redor do mundo. “É neste sentido que se justifica o uso da educação musical e artística como instrumentos essenciais para se alcançar os objetivos educacionais mais altos junto a crianças na primeira infância”. 

O projeto foi elaborado usando esse conceito há pelo menos 12 anos, no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). A proposta foi implementada também em São Joaquim da Barra, quando surgiu a oportunidade de ação voluntária na Casa do Menor Santa Lúcia, no âmbito do Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, criado para este fim. 

A partir de então, teve início uma pequena ação musical focada no ensino de flautas doces. Mais tarde, já consolidado, o projeto propôs uma formação da grade de cursos oferecida atualmente.  Nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2023, a iniciativa passou a ser mantida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com financiamento através de incentivo fiscal. “Este aporte proporcionou maior solidez material, recursos para contratação de novos professores, melhores condições de trabalho que recompensaram o investimento de muitos anos, através de ofertas voluntárias e mecenato, do senhor Carlos Alberto Nicolau”, destaca Luciana.

Balanço e pespesctivas 
Para o coordenador pedagógico, Ladson Bruno Mendes, 2023 foi um ano focado em desvencilhar os efeitos pandêmicos, obtendo a conquista de um crescimento técnico e artístico dos alunos. “Assim, isso projeta para 2024 um ano com possibilidades ainda maiores no trabalho orquestral, com peças específicas para o repertório e para o nype dos instrumentos na linha orquestral”, explica. O professor garante que, uma vez que os alunos adquirem técnicas mais avançadas, esse aprendizado abre um leque de possibilidades de repertório. “Por isso, com certeza para o próximo ano já projetamos um trabalho com peças de orquestra, o que nos possibilitará entrar no repertório tradicional das orquestras europeias e representará um ganho significativo para o projeto”. Essa ideia já estava planejada para 2020, porém infelizmente a pandemia foi um entrave para essa evolução. “Nossa maior expectativa para 2024 é finalmente termos a oportunidade de retomar esse objetivo”, finaliza. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp