27/11/2023 às 13h14min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h02min

Projeto Gritos de Paz Educação Transformadora através da Arte e Cinema no Ensino Médio

Professores e Alunos Elevam Educação Além dos Muros Escolares com Projeto de Curtas Escolares

cultura e Cinema
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=653813006925602&set=a.400498512257054&type=3&mibextid=WiMSqg
Prefeitura Municipal de Cruz Alta - RS


A jornada da construção do conhecimento em sala de aula está ganhando novos contornos, e essas transformações prometem impactar profundamente a dinâmica de ensino-aprendizagem. Sob essa perspectiva, a educação assume uma nova identidade, configurando-se como um espaço vibrante e democrático, onde as vivências dos alunos emergem como ponto de partida fundamental para a construção do saber.

No entanto, a realidade contemporânea tem distanciado os estudantes do hábito da leitura, uma ferramenta crucial para a formação integral do indivíduo. Nesse contexto, o desenvolvimento de metodologias ativas tem se destacado como um meio de abordagem eficaz. O projeto "Gritos de Paz", idealizado pela Professora Vanessa Falconi Bastolla e construído com o auxílio das Professoras Alessandra Bertão Ribas e Elza Elisabeth Maran Queiroz da Silva, ganha destaque nesse cenário.

Nas disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, que integram esse projeto, a oportunidade para escrita, reflexão e expressão pessoal se torna um espaço de discussão enriquecedora, promovendo o crescimento de todos os envolvidos.

O objetivo central do projeto é proporcionar aos alunos vivências que ultrapassem os limites da escola, oferecendo experiências como trabalho em equipe, respeito à individualidade e superação de inseguranças. Acreditando plenamente na capacidade dos alunos, busca-se o fortalecimento da autoestima, do amor próprio e do desenvolvimento de habilidades.

Em seu segundo ano, o tema do projeto gira em torno do impacto da educação na vida das pessoas. Partindo da inspiração do filme "Mãos Talentosas", baseado na história real de Ben Carson, um médico pioneiro em cirurgias inéditas, o projeto instiga à ação e à busca pelos sonhos através da educação, disciplina e esforço.

A leitura do livro "Malala", que narra a história de Malala Yousafzai, uma jovem que acredita no poder transformador da educação, também se fez presente, oferecendo um exemplo inspirador aos participantes.

O ápice do projeto foi a criação de seis curtas-metragens, elaborados a partir das histórias concebidas por cada turma. Esse feito só se tornou realidade com o apoio de colaboradores, como o curso de Comunicação da Instituição Unijuí, que contribuiu com técnicas de gravação, além do grupo Máscara e de Marcos Beber, responsáveis por oficinas e dinâmicas de interpretação para os jovens alunos.





O notável incentivador e apoiador, Naican Escobar, foi peça-chave, compartilhando conhecimento e sendo uma fonte constante de entusiasmo e reconhecimento ao longo do projeto. A noite de apresentação dos curtas teve um toque especial, com uma homenagem a Lutimar Paes, cidadão exemplar que personifica o tema do projeto, preparada em conjunto com Naican, Professora Carla Gulhermano, Professor Rodrigo Amorim e a vice-diretora do turno da manhã, Jacqueline Chesani.

Os alunos dos terceiros anos, pioneiros no projeto em 2022, atuaram ativamente na produção de um curta-metragem dedicado a Lutimar Paes, enaltecendo sua história de vida como um exemplo vivo da transformação pela educação.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp