27/11/2023 às 17h46min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h00min

Vendas na Black Week registraram crescimento de 1,9%, o maior desde 2020, revela Serasa Experian

No final de semana da data, após registrar quedas expressivas em 2021 e 2022, o aumento foi de 3,9%

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Os brasileiros estavam mais receptivos em gastar no varejo físico durante a Black Week de 2023, já que dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostraram um crescimento de 1,9% nas vendas na semana de 20 a 26 de novembro, em comparação com período análogo no ano passado (21 a 27 de novembro de 2022). Apesar de menor que o desempenho do Dia das Crianças (2,5%), o número foi o maior registrado para a data desde 2020, quando bateu alta de 0,6%. Veja o levantamento desde 2017 no gráfico abaixo:
 


Na Black Friday em 2023, que considera só o final de semana de 24 a 26 de novembro, em comparação com o período de 2022 (25 a 27 de novembro), a variação também foi positiva, de 3,9%. “A retração da taxa de juros e a proximidade com as datas comemorativas incentivou os consumidores a gastarem um pouco mais. Essa situação pode continuar positiva à medida em que os indicadores diminuam, assim como o desemprego no país”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian da Black Friday é medido desde 2017. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

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