23/11/2023 às 12h20min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h09min

Viajar é bom para você, o meio ambiente e a economia - Vamos viajar? 

*Grazielle Ueno Maccoppi 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

O comportamento de consumo do turismo brasileiro está experimentando uma transformação mais do que bem-vinda, nos últimos anos. A preferência por destinos nacionais e trajetos mais curtos tem aumentado de maneira significativa, revelando uma nova era de consciência e responsabilidade por parte dos viajantes. Um estudo do Google aponta que 82% das pessoas que fazem roteiros de viagem mais perto de onde residem são das classes C, D e E. Esse público está colaborando com o aumento do turismo nacional, através das viagens mais curtas.  

Essa reviravolta já era esperada por especialistas como um reflexo pós-pandemia e tem se materializado de forma efetiva, ganhando ímpeto nessa direção. As restrições de viagens internacionais, os preços das passagens aéreas e as incertezas relacionadas à segurança incentivam os brasileiros a redescobrirem as maravilhas de seu próprio país. Essa redescoberta trouxe consigo uma valorização das riquezas naturais, culturais e históricas do Brasil, que muitas vezes eram subestimadas ou até mesmo, desconhecidas pelos viajantes locais. O que inclui diretamente as cidades dentro do mesmo estado ou de estados vizinhos em rotas de até 250km – que teve um crescimento de 156% apenas no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, na pesquisa encomendada pelo Google. 

A busca por destinos mais próximos de casa e a preferência por trajetos mais curtos estão alinhadas ainda com uma “maturidade” do setor turístico e do turista, que se apresenta mais consciente do bem-estar proporcionado pela prática do turismo, tornando possível o seu consumo de forma mais frequente e constante durante o ano, por meio das viagens mais curtas. Ao escolher viagens de curta distância, os viajantes estão contribuindo diretamente para a redução do impacto ambiental, ao mesmo tempo em que fortalecem diretamente a economia local das regiões visitadas, estão mais próximos de ter experiências autênticas.  

São oportunidades de imersão na cultura local, desfrutando da gastronomia regional e apoiando pequenos negócios locais. Essa tendência pode ser vista como uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil. Capaz de fortalecer o senso de identidade e pertencimento e impulsionar a economia local e regional. Vamos viajar? 

No Paraná 
Para você se motivar a conhecer um destino próximo, na primeira oportunidade que tiver que tal conhecer Guaraqueçaba aqui no nosso litoral? Guaraqueçaba é considerada um tesouro em meio a Mata Atlântica e está entre a região mais preservada do Brasil. A cidade tem apenas 7 mil habitantes e fica a aproximadamente 200 km de Curitiba. Tem como chegar de carro pela BR-277 ou de barco, que tem uma imersão mais completa indo até Paranaguá, utilizando do serviço local de transporte em barcos, com saídas diárias e repletas de boas chances para avistar os botos que vivem nessa região. 

Em Guaraqueçaba fica a Reserva Natural Salto Morato, uma opção segura e muito tranquila de estar em meio a mata. O espaço é mantido pela Fundação O Boticário e tem boa infraestrutura, como banheiros, centro de apoio, recepção e condução. E nada mais, nada menos, que um dos ecossistemas com maior biodiversidade do mundo, o Parque Nacional de Superagui. Que por sua variedade de espécies de fauna e flora é considerado como Reserva da Biosfera pela Unesco.  

*Grazielle Ueno Maccoppi é Professora e Coordenadora dos Cursos de Gestão de Turismo e Gestão Empreendedora de Serviços do Centro Universitário Internacional Uninter. Formada em Turismo e Administração de Empresas, Mestre em Turismo e Doutora em Tecnologia e Sociedade. 

 


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