23/11/2023 às 10h27min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h05min

Livro Seu Joaci e o Tempo, de Miriam Esposito, tem programação especial de lançamento na Flip 2023

Editado pela Peirópolis, a obra terá destaque com participação da autora em uma das mesas da Programação Principal da Flip, ao lado de Itamar Vieira Junior e Glicéria Tupinambá, além de atividades interativas com Seu Joaci e sua embarcação com a população de Paraty

Fausto Cabral
Seu Joaci e o Tempo - Editora Peirópolis
Todos os dias pela manhã, o seu Joaci, morador de Paraty (RJ), transporta em seu barco um grupo de crianças de diversas idades até a escola, na Ilha do Algodão. E, durante este trajeto de cerca de duas horas, os pequenos estudantes sempre se deparam com a maneira encantadora com que o “motorista”, quase sempre calado, olha atentamente para o céu, parecendo até mesmo conversar com ele.

De certa maneira, é isso mesmo o que ele faz. Pois em todos estes anos, Seu Joaci desenvolveu um jeito todo particular de prever o tempo, apenas olhando para as nuvens. E os ensinamentos deste sábio “marinheiro” acabam de ser transformados em versos e num glossário de termos no mais novo lançamento da Editora Peirópolis: o livro “Seu Joaci e o Tempo”, escrito pela professora Miriam Esposito, em parceria com estudantes da EM Apolônio dos Santos Pádua, na Praia do Baré, em Paraty.

Para celebrar este lançamento, não haveria momento e local melhores: a 21ª edição da Flip – Festa Literária de Paraty que, desta maneira, também abre o seu olhar para a população da cidade fluminense e suas histórias e tradições.

O público que estiver presente na cidade para participar do evento terá uma oportunidade única de conhecer o grande personagem que inspirou o livro e aprender um pouco de seus saberes e ofício:  o barco do Seu Joaci estará ancorado às margens do centro histórico de Paraty nos dias 25 e 26 de novembro, para que todos possam conhece-lo de perto.

Vale ressaltar que esta não será a única ação para celebrar o lançamento de “Seu Joaci e o Tempo”. No dia 26 de novembro, domingo, a partir das 10h, a autora participará da Mesa 19 - só então pude falar (zé kleber), ao lado de Itamar Vieira Junior e Glicéria Tupinambá. Com mediação da jornalista Adriana Ferreira Silva, a mesa discutirá educação, ancestralidade, cultura popular, oralidade e saberes, como o ponto de partida para produções que transformam vidas. Com diferentes abordagens e perspectivas, celebram comunidades marginalizadas.

Como parte desta programação especial de lançamento, também em 25/11 serão entregues exemplares para os moradores da comunidade. Por fim, no mesmo dia, haverá um evento especial de lançamento na Livraria das Marés, às 12h30.

Seu Joaci e o Tempo - O livro inaugura uma linha editorial da Peirópolis dedicada às interações entre práticas de sala de aula e os territórios, com olhar para os saberes dos mestres tradicionais brasileiros, que apresentará às crianças e jovens uma parte importante de nosso patrimônio imaterial, valorizando a memória e as diversas fontes de conhecimento e saberes sobre o mundo.

Partindo da observação do território e do reconhecimento de saberes tradicionais, os alunos do pré ao 5º ano criaram uma cartilha sobre o modo caiçara de se prever o tempo, com os ensinamentos de seu Joaci.

Ao entrevistar o “marinheiro”, as crianças daquela comunidade atuaram como pesquisadoras do seu próprio território e aprenderam sobre a etnometeorologia e a cultura local, estreitando os laços entre a escola e a comunidade. Também descobriram muitas coisas novas sobre as nuvens e a previsão do tempo, construindo conhecimentos fundamentais para quem navega todos os dias.

Flipinha - Miriam Esposito também será uma das autoras convidadas na programação da Flipinha, a Flip para crianças. No dia 25 de novembro, sábado, às 10h30, ela participará da Roda de conversa 9 – saberes de nossos territórios, ao lado do professor André Gravatá. No evento, a dupla falará dos tipos de conhecimento que estão ao nosso redor e que, muitas vezes, não são valorizados. Com suas obras e experiências, esses professores valorizam saberes que estão no centro da vivência caiçara e a escrita poética que toma o cotidiano como fonte de nutrição para a criação.

Miriam Esposito - É professora há mais de cinquenta anos e trabalhou em escolas nas cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Paraty, onde mora desde 1985. Exerceu diferentes funções educativas e atuou em causas educacionais, territoriais e socioambientais. Atualmente, é docente efetiva da rede municipal de educação de Paraty.

SERVIÇO
Lançamento do livro Seu Joaci e o Tempo – Editora Peirópolis

Flip
Dia 26 de novembro, domingo, às 10h
Mesa 19 - só então pude falar (zé kleber)
Autores: Miriam Esposito, Itamar Vieira Junior e Glicéria Tupinambá
Mediação: Adriana Ferreira Silva

Ingressos: https://flip.fcticket.com.br/information?event=10516

Flipinha
Dia 25 de novembro, sábado, às 10h30
Roda de conversa 9 – saberes de nossos territórios
Autores: Miriam Esposito e André Gravatá
Nesta roda, a professora Miriam e o professor André falarão dos tipos de conhecimento que estão ao nosso redor e que, muitas vezes, não são valorizados. Com suas obras e experiências, esses professores valorizam saberes que estão no centro da vivência caiçara e a escrita poética que toma o cotidiano como fonte de nutrição para a criação.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp