23/11/2023 às 14h08min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h03min

Projeto “Cantinho da Leitura” busca estimular o hábito da leitura nos estudantes de Santa Bárbara D´Oeste (SP)

Nos dias 29 e 30 de novembro, escolas da cidade recebem a doação de um acervo cultural com mais de 80 títulos, entre eles, 10 em braile

Da redação
Rodrigo Cordeiro

O projeto “Cantinho da Leitura”, desenvolvido para estimular o hábito da leitura nos estudantes, acontece nos dias 29 e 30 de novembro, com a apresentação de contações de histórias, em quatro escolas públicas de Santa Bárbara D´Oeste (SP). Além das apresentações, as escolas receberão a doação de quatro estruturas físicas com um acervo de 80 livros de literatura infantil, sendo 10 em braile. A apresentação das contações de histórias é gratuita e terá a participação de intérpretes de libras e monitores.

 

O “Cantinho da Leitura” tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural por meio de uma estrutura, em que será possível disponibilizar os livros para as crianças e adolescentes.

 

Todas as escolas participantes do projeto “Cantinho da Leitura” receberão dois atores que, de forma divertida, contarão histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, O Patinho Feio, entre outras. Durante a apresentação, os atores irão mostrar para as crianças que muitas histórias divertidas podem sair dos livros. Além disso, será construído um cenário com elementos das histórias contadas para maior interação com as crianças.

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil defende que o trabalho com a leitura se inicie desde muito cedo e faça parte do cotidiano escolar, orientação que aparece, especialmente, no campo de experiência de escuta, fala, pensamento e imaginação.

 

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, realizado em 2022, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos. O brasileiro costuma ler cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média. Assim, o “Cantinho da Leitura” busca aproximar o público deste hábito e do acesso às obras.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Cantinho da Leitura” tem a produção da Faço Arth Produções, apoio da Komedi e patrocínio da Comgás e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

“É um enorme prazer para a Comgás poder apoiar uma iniciativa como essa, via Lei de Incentivo à Cultura, e que tem como objetivo promover a prática da leitura e integrar os alunos em atividades lúdicas. Acreditamos no papel das empresas como vetor de transformação da sociedade, então iniciativas como esta geram impactos intangíveis e proporcionam o exercício da cidadania”, declara Marcelo Besteiro, diretor Institucional, Regulatório, de Comunicação e Sustentabilidade da Comgás.

 

Sobre a Comgás: A Comgás possui mais de 21 mil quilômetros de rede de distribuição de gás natural encanado em 95 municípios, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e disponibilizar gás para usinas de termogeração. A companhia atende mais de 2,4 milhões de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Comgás. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Cantinho da Leitura em Santa Bárbara D´Oeste (SP)
Datas, horários e locais:

29/11 - 10h00

Emefei “Dona Pura”

 

29/11 - 14h00

CIEP “Leonel de Moura Brizola”

 

30/11 - 14h00

Emefei “Sonia Bataglia Cardoso”

 

30/11 - 10h00

Emefei “Anália de Lucca Furlan”


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp