22/11/2023 às 21h53min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h02min

11º FRAPA anuncia mercado internacional e premiados

Maior evento de roteiro da América Latina chega ao fim com anúncio de evento na Espanha para o ano que vem e vencedores desta edição.

Isidoro B. Guggiana
https://frapa.art.br/
Equipe Frapa 2023 - crédito Vinícius Angeli
A 11ª edição do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega ao fim com novidades para os profissionais da indústria audiovisual. A primeira é a internacionalização do evento que acontecerá de 11 e 13 de abril de 2024, com o I Mercado Internacional FRAPA, na Espanha. Também foram anunciados os roteiros e curtas vencedores do maior evento do gênero na América Latina, que este ano recebeu mais de 700 pessoas, entre convidados, players e inscritos.
A primeira incursão do evento fora do país acontecerá dentro da programação do VIII Encuentro Nacional de Guionistas (Encontro de Roteiristas), organizado pela FAGA (Federação de Associações de Roteiristas Audiovisuais) e pela ALMA (Sindicato de Roteiristas da Espanha), no Teatro Central de Sevilha. As inscrições podem ser feitas de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2023 pelo site frapa.art.br/frapa-mercado.
Serão selecionados cinco projetos de série ou longa-metragem de autores brasileiros residentes no Brasil ou Espanha e dez projetos de autores espanhóis ou de autores ibero-americanos residentes na Espanha, dos quais cinco serão andaluzes. Os autores terão custeadas passagem e hospedagem para participação. 
Durante o evento, os selecionados vão receber consultorias, reuniões de mercado e poderão apresentar seus projetos em um Pitching aberto durante a realização do VIII Encuentro de Guionistas. Os selecionados também têm direito a uma credencial para usufruir da programação completa do Encuentro.
No Concurso de Roteiros de Longa-Metragem desta edição, o vencedor foi "Esta Cidade é um Deserto sem Você", escrito por Raul Damasceno (CE), enquanto "Amapô", de Maira Cristina (BA), levou o Concurso de Roteiros de Piloto de Série. No Concurso de Argumentos, o escolhido foi "Fragilidades", de Paula Santos (MG). Nesta edição, foram inscritos 496 argumentos e mais de 400 roteiros de todo o Brasil.
Os destaques da Mostra Competitiva de Curtas foram "Infantaria" (AL), que conquistou melhor roteiro, assinado por Laís Santos Araújo; "Escasso"(RJ), roteiro de Clara Anastácia, com melhor personagem, diálogo e roteiro segundo o júri popular; "Soberane" (CE), roteiro de Fede Blanco e Wara, recebeu melhor cena; "Jussara" (BA), roteiro de Camila Ribeiro, levou melhor final; "Solmatalua" (SC), roteiro de Rodrigo Ribeiro-Andrade, ficou com melhor título; e a menção honrosa foi para "Remendo" (ES), roteiro de Roger Ghil.
"Ficamos muito orgulhosos de poder oferecer premiações e benefícios que valorizem os roteiristas participantes do Concurso de Roteiros", observa Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso, instituição filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro. "Além de oferecer a todos os finalistas da categoria Argumento mentorias, nosso programa de difusão de conhecimento dos profissionais apoiados, ainda tivemos a oportunidade de premiar "Esta Cidade é um Deserto sem Você", de Raul Damasceno. Esperamos ver esses projetos crescerem e brilharem em breve", complementa.
O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller, e apoio da Conspiração, Smiles e Projeto Paradiso, dentre outros.

Serviço
I Mercado Internacional FRAPA
Quando: de 11 e 13 de abril de 2024
Inscrições: de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2023 
Regulamento: frapa.art.br/frapa-mercado

Vencedores do 11º FRAPA
Concurso de Roteiros de Longa-Metragem

Melhor Roteiro: "Esta Cidade é um Deserto sem Você", de Raul Damasceno (Ubajara/CE)
Menção Honrosa: "A Repentista", de Adelmo Passos e Fátima Diniz (Brasília/DF)
Concurso de Roteiros de Piloto de Série
Melhor Roteiro: "Amapô", de Maira Cristina (Salvador/BA)
Menção Honrosa: "Ninja Bráu", de Vitor Sousa, Pedro Henrique Cardoso e Anderson Soares Caldas (Arapiraca/AL)

Concurso de Argumentos
Melhor Argumento:  
"Fragilidades", de Paula Santos (Belo Horizonte/MG)
Menção Honrosa: "Toró", de Anderson Almos (Rio de Janeiro/RJ)
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
Melhor Roteiro: "Infantaria", roteiro de Laís Santos Araújo;
Melhor Personagem: "Rose" ("Escasso"), roteiro de Clara Anastácia;
Melhor Diálogo: "Escasso" (filme todo);
Melhor Cena: "Soberane", roteiro de Fede Blanco e Wara (Cena em que Hakan corta seus cabelos diante da câmera);
Melhor Final: "Jussara", roteiro de Camila Ribeiro;
Melhor Título: "Solmatalua", roteiro de Rodrigo Ribeiro-Andrade;
Menção Honrosa: "Remendo", roteiro de Roger Ghil;
Melhor Roteiro - Júri Popular: "Escasso"

Sobre o FRAPA
O FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o principal ponto de encontro e porto seguro de centenas de roteiristas de todas as regiões do Brasil. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece anualmente de maneira ininterrupta desde 2013. Ao longo de uma vitoriosa história de dez anos, mais de duas mil pessoas participaram das edições presenciais. Foram quase três mil roteiros de longa-metragem e piloto de série inscritos no Concurso de Roteiros e mais de 2.800 reuniões realizadas na Rodada de Negócios.
Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart ("Drácula de Bram Stoker"), Carolina Kotscho ("2 Filhos de Francisco"), Bráulio Mantovani ("Cidade de Deus"), Vera Egito ("Elis"), Antonia Pellegrino ("Primavera das Mulheres"), Luiz Bolognesi ("Uma História de Amor e Fúria") e Pablo Stoll ("Whisky"), entre outros. Conspiração, Fox, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes foram alguns dos players que já participaram do FRAPA.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp