22/11/2023 às 19h54min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h05min

Galeria Ybakatu completa 28 anos e apresenta a exposição “dejavu” com C. L. Salvaro

A abertura oficial está marcada para o dia 24 de novembro, a partir das 18h, entrada franca

PAULA BATISTA
Gilson Camargo
A Galeria Ybakatu apresenta a exposição individual intitulada "dejavu", uma obra do artista C. L. Salvaro. Após uma trajetória extensa de mostras e residências nacionais e internacionais, o artista volta a expor na Ybakatu, com algumas obras recentes e outras nem tanto, C. L. apresenta um recorte de sua pesquisa.
Na ocasião da abertura de C. L. Salvaro também celebramos o aniversário da Galeria Ybakatu, que completa 28 anos de existência.
A abertura oficial está marcada para o dia 24 de novembro, a partir das 18h, e promete ser um encontro entre a arte contemporânea, artistas e o público em geral. A Galeria Ybakatu, ao longo dos seus 28 anos de trajetória, tem se consolidado como um espaço dedicado à promoção e difusão das expressões artísticas, trocas, encontros e a inserção de obras em coleções privadas e institucionais.
A exposição "dejavu" reflete a trajetória de C. L. Salvaro em criar obras que proporcionam uma experiência única aos espectadores, explorando a familiaridade de experiências passadas e provocando uma reflexão profunda sobre a natureza efêmera da existência, da sustentabilidade de materiais e uma releitura da arquitetura.
Todos estão convidados a participar dessa experiência única e a contribuir para mais um momento especial na história da arte contemporânea e da Galeria Ybakatu.


dejavu

Através de seus trabalhos, C. L. Salvaro proporciona uma experiência singular que desafia a forma como percebemos o mundo ao nosso redor, estimulando uma conversa sobre a sustentabilidade, a beleza efêmera e a capacidade de transformar o ordinário em extraordinário.
Nesta exposição, C. L. Salvaro apresenta obras que exploram a aproximação de materiais sintéticos com elementos naturais e arquitetônicos em arranjos simples. A complexidade do ambiente urbano e o impacto do consumismo são explorados através da superfície de embalagens e resíduos arquitetônicos, que, por sua vez, refletem e contrastam com os resquícios de construções e ruínas urbanas. A disposição contígua de objetos fragmentados sugere que a completude pode ser encontrada na própria multiplicidade dos fragmentos, evidenciando as conexões entre esses elementos dispersos. A interação dinâmica entre materiais orgânicos e os meios culturais vernaculares revela uma intrincada relação entre a criação humana e o mundo que a circunda.
A incorporação da palavra "dejavu" com a pronúncia equivocada é uma escolha deliberada, atuando como um reforço à recorrência do erro como um recurso poético na produção do artista. A exposição reúne uma seleção de alguns trabalhos inéditos e outros que foram apresentados em ocasiões anteriores. No entanto, vale notar que muitos destes trabalhos foram compartilhados anteriormente apenas no âmbito virtual, intensificando a sensação de repetição ao nos confrontarmos com algo que, de certa forma, já foi visualizado. Esse método de exposição incita uma reflexão sobre a natureza da familiaridade, sugerindo que a repetição, mesmo ligada a uma experiência virtual, pode evocar uma sensação peculiar de déjà vu, acrescentando outras camadas à interpretação das obras.

28 anos da Galeria Ybakatu
Fundada em 1995, a Galeria Ybakatu comemora orgulhosamente seus 28 anos de dedicação à promoção e exposição da arte contemporânea. Desde o início, a galeria tem sido uma peça central no cenário artístico da região Sul do Brasil, inicialmente destacando o trabalho de artistas locais da década de 1990 e, ao longo dos anos, expandindo suas atividades para representar talentos em todo o país.
O dinamismo da Galeria Ybakatu é notável, destacando-se não apenas pela diversidade de artistas que representa, mas também pela qualidade excepcional de suas exposições. Ao longo de suas quase três décadas de existência, a galeria estabeleceu uma reputação de excelência e compromisso com a arte contemporânea, sendo reconhecida como um espaço que abraça a inovação e a expressão artística única.
Além de seu papel vital no cenário artístico regional, a Galeria Ybakatu desempenha um papel crucial na cidade ao promover um calendário de eventos que vai além da simples exibição de obras. “A galeria é um espaço de diálogo e reflexão, apostando em atividades que estimulam a discussão sobre os processos artísticos atuais e incentivam o público a se envolver de maneira mais profunda com a arte contemporânea”, comemora a diretora Tuca Nissel. “A Galeria Ybakatu não é apenas um local de exposição, mas uma instituição que tem sido uma plataforma essencial para artistas emergentes e estabelecidos, proporcionando um espaço vital para a experimentação, inovação e diálogo artístico. Esses 28 anos de existência são um testemunho do compromisso contínuo com a promoção da cultura e da arte, contribuindo para a vitalidade e diversidade do cenário artístico brasileiro. Que esses anos sejam apenas o prelúdio de muitos mais, repletos de descobertas, inspiração e contribuições significativas para a cena cultural e artística do país”, completa.

Em cartaz em Curitiba e São Paulo

Além da exposição em Curitiba, o artista C. L. Salvaro marca presença em uma exposição especial que marca a reabertura da Casa das Rosas, após seu restauro, com a temática “Dimensão Cidade”, com obras de 15 artistas contemporâneos e curadoria assinada por Paula Borghi, entre eles C. L. Salvaro que participa junto de Abigail Campos Leal, Augusto de Campos, Bruno Baptistelli, Débora Bolzsoni, Gerty Saruê, Manu Costa Lima, Meliny Bevacqua, Natalie Salazar, Nino Cais, R. Trompaz, Roberto Freitas, Shirley Paes Leme, Thiago Honório e Xadalu Tupã Jekupé, abordando o tema da urbanidade, com trabalhos em diferentes modalidades artísticas, como pinturas, esculturas e instalações.
___
c. l. salvaro, casca, 2021
fibra de vidro, cimento e ferro
328 x 132 x 80 cm

SERVIÇO EXPOSIÇÃO DEJAVU:
Galeria Ybakatu
Rua Francisco Rocha, 62 Lj. 06 Batel - Curitiba/PR
Tel: +55 41 3121-1103 | +55 41 99536-8787
www.ybakatu.com | [email protected]
Exposição “dejavu”
Artista: C. L. Salvaro
Abertura: 24 de novembro
Período expositivo: 27 de novembro a 22 de dezembro de 2023.
Visitas de segunda a sexta, das 10h às 12h00 e das 13h30 às 17h, ou agende a sua visita.
Entrada franca.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp