21/11/2023 às 10h33min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h12min

Osteoartrite em cães: uma doença silenciosa que compromete a qualidade de vida desses pets

O processo inflamatório nas articulações acontece, principalmente, pelo envelhecimento, mas pode surgir também em decorrência da obesidade

Thais Gobbi
Adimax - Divulgação
Menor disposição para brincadeiras e passeios, dificuldade para levantar, subir e descer escadas. Estes podem ser os primeiros sinais da osteoartrite, uma doença bastante comum em cães.

A osteoartrite é um processo inflamatório que acomete as articulações, causando alterações estruturais e funcionais. A afecção se caracteriza pela perda progressiva do tecido cartilaginoso, cujo papel é amortecer os impactos causados pelos movimentos. Com isso, as articulações afetadas perdem a elasticidade, o que leva à dor e redução de mobilidade. É uma condição crônica, irreversível e degenerativa, ou seja, não tem cura e compromete a qualidade de vida do animal.

Com a progressão da doença, o cão pode começar a mancar, evita apoiar a pata no chão, as articulações podem apresentar inchaço e a dor aumenta progressivamente, podendo levar à perda de apetite, apatia e reações de agressividade quando as articulações afetadas são manipuladas.

O desgaste natural promovido pelo envelhecimento é a causa mais comum da osteoartrite, mas um fator que favorece o desenvolvimento ou agravamento dessa doença é o excesso de peso. “O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para a osteoartrite em cães. Ele leva à piora do quadro clínico em animais já afetados, devido à sobrecarga das articulações, e ainda agrava a inflamação local, uma vez que promove a secreção de substâncias inflamatórias pelo tecido adiposo, que se sobrepõe à inflamação local da articulação”, alerta Gustavo Quirino, médico-veterinário da Adimax.

“A osteoartrite é uma condição silenciosa e irreversível, portanto, o diagnóstico precoce é a melhor ferramenta para colaborar para qualidade de vida do pet. Ele é feito, inicialmente, com exame físico seguido da análise por imagem, para confirmar se há alterações nas articulações. Somente um médico-veterinário pode realizá-lo e recomendar o melhor tratamento”, ressalta Gustavo.

O tratamento exige abordagem multifatorial, com o objetivo de controlar a dor, diminuir a velocidade de progressão da doença e dar suporte à articulação já lesionada. A terapia multifatorial inclui, além do uso de analgésicos e anti-inflamatório, a reabilitação física, a eventual correção cirúrgica e a terapia nutricional que irá auxiliar no emagrecimento e/ou controle do peso. “Se o cão já estiver com excesso de peso, a primeira providência nutricional é promover o emagrecimento com um alimento coadjuvante ao tratamento da obesidade. Após chegar no peso ideal, já é possível utilizar um alimento coadjuvante específico para Osteoartrite. Como a condição não tem cura, os cuidados deverão ser mantidos pelo resto da vida do animal”, completa o profissional.

A família de alimentos Fórmula Natural, da Adimax, oferece em seu portfólio Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite, indicado para cães diagnosticados com esta afecção ou com predisposição a problemas articulares. É um alimento coadjuvante formulado com calorias moderadas, rico em ômega-3 e com concentrações ideias de colágeno para cães com osteoartrite, o que colabora para o controle da dor, diminuição da progressão da doença e aumento da qualidade de vida. Fórmula Natural Vet Care Osteoartrite também oferece diferenciais únicos que atendem aos tutores que buscam por um alimento coadjuvante sem conservantes artificiais e livre de ingredientes transgênicos.


SOBRE A ADIMAX
Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba (SP), filiais em Abreu e Lima (PE), Uberlândia e Juatuba (MG) e Goianápolis (GO), e Centros de Distribuição pelas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy. 

A Adimax tem como missão promover o bem-estar animal e tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito: “amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência".

A garantia da segurança de alimentos é um compromisso da Adimax, que possui em quatro de suas cinco unidades fabris, sendo exceção a recém-inaugurada Juatuba, um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos corporativo e certificado, a ISO 22000, atendendo a padrões internacionais de controle de qualidade, desde a matéria-prima até o produto final. Investe no sistema de gestão ambiental, garantindo um processo que reduz os impactos ambientais e contribui para a sustentabilidade da empresa.


Contato com a imprensa:

Thais Gobbi
(19) 99222-2198
[email protected]

Julia Teixeira
(19) 99134-4050
[email protected]

 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp