20/11/2023 às 11h24min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h11min

Alma reúne alunos de projetos em Guará e São Joaquim da Barra para recitais de final de ano

Verbo Nostro
Verbo Nostro
foto de Vinicius Barros
Dois concertos marcam o encerramento do ano letivo da Academia Livre de Música e Artes (Alma), de Ribeirão Preto, junto aos polos de ensino que funcionam nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará. No dia 27 de novembro (segunda-feira), a apresentação será em São Joaquim da Barra, no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (rua Alfredo Nogueira, 390), às 20h. Em Guará, o recital está agendado para o dia 30, às 10h, no espaço da Escola Municipal Professora Adelaide Garnica (rua José de Freitas Barbosa, 841).

O professor Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico da Academia, destaca a importância dos eventos para os estudantes, suas famílias e comunidade. “Essas apresentações têm cunho pedagógico já que mostram o aprendizado e as habilidades adquiridas pelos alunos durante o semestre. Isso é muito importante porque funciona como uma prestação de contas prática do trabalho que a academia tem feito e é um momento de partilha junto aos familiares e às escolas que participam do projeto”, pontua Mendes.

No total, 220 alunos participam dos recitais, em apresentações de coral, violão, violoncelo, clarinete e flauta. Em São Joaquim da Barra, os estudantes são da Escola Estadual Sylvio Torquato Junqueira e Escola Municipal Professor Creso Antônio Filetti. Em Guará, são da Escola Municipal Professora Adelaide Garnica. “Este projeto, chamado de Alma 2, proporciona aos alunos das escolas parceiras a oportunidade de aprender música dentro do próprio contexto escolar”, lembra o coordenador Ladson Mendes.

O professor também destaca a importância da presença familiar aos concertos. “Trabalhamos em esquema de tripé, unindo informação de qualidade passada pelos professores, alunos interessados e famílias que apoiam. Com isso, asseguramos eficiência e excelência do ensino e do aprendizado”, enfatiza. O projeto da Academia Livre de Música e Artes em Guará e São Joaquim da Barra é desenvolvido há seis anos, de forma gratuita.

Para a presidente da Alma, a jornalista Dulce Neves, esse momento sela todo o trabalho do ano letivo e garante experiências positivas para a completa formação dos alunos. “Estar nos palcos, de frente para a plateia, capacita ainda mais o aluno e propicia vivências para adquirir autoconfiança e autonomia como artista”, avalia. A presidente também comenta que os recitais propiciam excelentes oportunidades de levar música de qualidade às comunidades onde a Alma está inserida.

Em 2023, as atividades da Alma no Núcleo 2 são mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e conta com os patrocínios das empresas Ópera - Usina Alta Mogiana S/A, Ária - TMA, Tracan, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus.

Sobre a Alma
A Alma - Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto (SP).

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp